MÉRITO E EDUCAÇÃO NO LIBERALISMO RADICAL DE HERBERT SPENCER

Publicado em 28/09/2020 - ISSN: 2175-6880

Título do Trabalho
MÉRITO E EDUCAÇÃO NO LIBERALISMO RADICAL DE HERBERT SPENCER
Autores
  • JOSE OTO KONZEN
Modalidade
Apresentação Oral
Área temática
GT 4 - Educação, ensino e inclusão social
Data de Publicação
28/09/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11snsp/236427-merito-e-educacao-no-liberalismo-radical-de-herbert-spencer
ISSN
2175-6880
Palavras-Chave
Liberalismo Radical, Conservadorismo, Justiça Meritocrática, Adaptação Social, Herbert Spencer.
Resumo
O trabalho objetiva analisar as concepções de mérito e de justiça e suas implicações com a educação presentes no liberalismo radical de Herbert Spencer (1820-1903), particularmente, em El indivíduo contra el Estado (1920). Está organizado em tópicos, voltados para a análise das concepções de liberalismo, de mérito e de justiça do autor e avaliar seus impactos sobre a sua proposta de educação. Em seus escritos, Spencer problematiza o pensamento liberal de seu tempo, propondo-se a conferir-lhe uma nova fundamentação, vinculada à observação histórica e aos procedimentos científicos. A partir dessa perspectiva, identifica o mérito com o caráter, em associação com a herança, manifesto na forma de aptidões, de forma que a justiça consiste em reconhecer a superioridade dos mais aptos e em condenar os desqualificados, diferentemente da vertente liberal neoclássica, que acena com a igualdade de oportunidades (com ênfase na escolarização) como estratégia de neutralização da herança e de construção de um projeto democrático e inclusivo. Com base nessas orientações, o autor refuta a educação estatal, nos seus fins e nos seus meios, e propõe a sua substituição por um modelo elitista, focado na seleção de conteúdos e de procedimentos metodológicos vinculados à observação do desenvolvimento natural da espécie. Seus posicionamentos ganham atualidade no debate político e educacional contemporâneo, onde distintas (re)leituras do campo liberal vem sendo mobilizadas em defesa do individualismo radical e do conservadorismo cultural como estratégia para desqualificar os direitos sociais, funcionalizar a educação e responsabilizar os pobres e excluídos pelo seu fracasso.
Título do Evento
11 Seminário Nacional Sociologia & Política
Título dos Anais do Evento
Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KONZEN, JOSE OTO. MÉRITO E EDUCAÇÃO NO LIBERALISMO RADICAL DE HERBERT SPENCER.. In: Anais XI Seminário Nacional Sociologia & Política. Anais...Curitiba(PR) UFPR, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11snsp/236427-MERITO-E-EDUCACAO-NO-LIBERALISMO-RADICAL-DE-HERBERT-SPENCER. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

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