A RELEVÂNCIA DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ATENDIMENTO À PARADA CARDIORESPIRATÓRIA INTRODUZIDA NO CONTEXTO ACADÊMICO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS MÉDICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE URGÊNCIAS MÉDICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ATENDIMENTO À PARADA CARDIORESPIRATÓRIA INTRODUZIDA NO CONTEXTO ACADÊMICO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS MÉDICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE URGÊNCIAS MÉDICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA.
Autores
  • Ana Clara Linhares
  • Alana Sousa Linhares
  • Paulo Roberto Bastos Vieira Filho
  • Emanuelle Ponte Alves
  • Lázaro Henrich Alves Custódio
  • Fabricia Souza Araujo
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/955783-a-relevancia-do-suporte-basico-de-vida-no-atendimento-a-parada-cardiorespiratoria-introduzida-no-contexto-academi
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Parada Cardiorespiratória, monitoria, suporte básico de vida
Resumo
Introdução: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) representa um grande desafio para os que a presenciam. Entende-se por PCR a cessação súbita e inesperada dos batimentos cardíacos associados a ausência de respiração. (BARBOSA et al,2006). O protocolo no atendimento de uma PCR segue uma sequência lógica e fundamentada de condutas que melhoram as taxas de reversibilidade do processo inicial que desencadeou o evento. Assim, o reconhecimento precoce da PCR, seguida da instituição precoce do Suporte Básico de Vida (SBV) são estratégias essenciais à sobrevida. O SBV compreende as seguintes etapas: reconhecer a PCR, pedir ajuda, iniciar as compressões torácicas e aplicar a desfibrilação (DASILVA et al,2017). Dada a sua relevância, a faculdade de medicina do Centro Universitário INTA dispõe de uma monitoria acadêmica exclusiva para o módulo de urgências médicas, com o intuito de preparar os estudantes para essas situações. Objetivo: O objetivo precípuo é relatar a experiência dos monitores de urgências médicas na realização de treinamento em Suporte Básico de Vida. Além disso, objetiva descrever a relevância da implantação desse treinamento para os acadêmicos que estão cursando o oitavo semestre no curso de Medicina do Centro Universitário INTA-UNINTA, evidenciando a importância para a formação médica dos mesmos. Relato: As atividades da monitoria de urgências médicas consistem em estudo teórico prévio aliado à demonstração de técnicas e ao treinamento prático das etapas da PCR. O treinamento em SBV é iniciado com a realização de uma aula teórica para os alunos do oitavo semestre do curso de medicina. O conteúdo é ministrado pela professora da disciplina de Urgências Médicas, sendo o primeiro contato dos discentes com as técnicas de suporte básico de vida (ventilação e massagem cardíaca). Como continuidade, são realizadas aulas práticas compostas por casos clínicos inseridos em simulações realísticas. Durante essas aulas, são introduzidas técnicas de ensino que abordam a parada cardiorrespiratória (PCR), sendo utilizados os materiais adquiridos pelo centro de treinamento, que é composto por manequim para treinamento de PCR, dispositivo bolsa-válvula-máscara (BVM) e o DEA (Desfibrilador Externo Automático). Durante essas simulações, o papel do monitor da disciplina torna-se fundamental, já que é com o seu auxílio que os discentes vão, de forma individual, colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Nessa etapa, os alunos precisam realizar de forma efetiva as compressões torácicas, obedecendo as regras do BLS, seguindo ritmo, frequência de 100 à 120 compressões por minutos, além de profundidade de 5 a 6 centímetros, intercaladas com ventilações positiva através do dispositivo adequado. Em seguida, os alunos são orientados a organizarem-se em duplas para que seja realizada a condução de uma parada cardiorrespiratória. São realizados cinco ciclos, sendo que um aluno fica responsável pelas 30 compressões torácicas efetivas e o outro pelo dispositivo de respiração (BVM) que deve ser acionado 2 vezes após cada ciclo de 30 compressões. Depois que realizam os 5 ciclos efetivamente, são orientados a trocarem suas posições para que possam praticar novamente. Após a realização desta atividade, os monitores fornecem um feedback ao estudante sobre seu desempenho e os principais pontos de melhorias e aperfeiçoamento do treinamento. Ademais, alguns alunos aproveitam o momento para tirar dúvidas e pedir sugestões de como otimizar a prática. Discussão: Durante a realização dessa atividade, percebe-se um grande interesse dos estudantes. A abordagem prática proporcionada pelos monitores, oportuniza uma avaliação individual de cada discente, tornando-se de suma importância. Além disso, o feedback realizado pelos monitores após a simulação, fornece aos alunos os principais pontos a serem melhorados para que eles possam identificar suas deficiências, visando a melhoria no desempenho da prática. É possível destacar, por exemplo, que foi percebido pelos monitores que a identificação dos sinais indicativos de PCR não se encontra como uma dificuldade entre a maioria dos discentes, assim como a realização da sequência correta de atendimento. Em contrapartida, os principais déficits de conhecimento encontram-se na técnica correta de massagem cardíaca, principalmente tratando-se de profundidade da compressão torácica e do ritmo que deve ser realizada. Após a realização dessa atividade, é evidente a redução da tensão dos alunos e melhora da confiança em futuramente deparar-se com este tipo de caso. Conclusão: A realização de atividades de simulação realística proporciona importante momento de aprendizagem de habilidades clínicas para os estudantes de medicina. Considerando a importância do SBV, pretende-se que seja estimulado o maior debate sobre o tema, e que esta atividade realizada pela monitoria continue sendo aplicada para os acadêmicos, pois potencializa as ações mais eficazes no suporte às vítimas de PCR e contribui para a formação dos estudantes, preparando-os para o cenário real que encontrão na vida profissional.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LINHARES, Ana Clara et al.. A RELEVÂNCIA DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ATENDIMENTO À PARADA CARDIORESPIRATÓRIA INTRODUZIDA NO CONTEXTO ACADÊMICO PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS MÉDICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE URGÊNCIAS MÉDICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA- UNINTA... In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/955783-A-RELEVANCIA-DO-SUPORTE-BASICO-DE-VIDA-NO-ATENDIMENTO-A-PARADA-CARDIORESPIRATORIA-INTRODUZIDA-NO-CONTEXTO-ACADEMI. Acesso em: 17/05/2025

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