REANIMAÇÃO NEONATAL, USO DE METODOLOGIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
REANIMAÇÃO NEONATAL, USO DE METODOLOGIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Kellyane Oliveira Ximenes
  • Hiasmyn De Sousa Ximenes
  • Dennys Andrade
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/955291-reanimacao-neonatal-uso-de-metodologia-ativa--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Reanimação Neonatal; Neonatologia; Metodologia ativa.
Resumo
Introdução: No Módulo de Pediatria e Neonatologia do 6° semestre do curso de medicina, temas como reanimação neonatal e outras abordagens ao recém nascido (RN), a criança e ao adolescente enfermos são aplicados e avaliados através de metodologia ativa. Dentre os métodos avaliativos, o OSCE (Objective Structured Clinical Examination) é o que demonstrou maior efetividade na abordagem à Reanimação Neonatal. Logo, as simulações do exame capacitam o estudante a intervir na asfixia perinatal, o que não só contribui para a formação do graduando, mas também gera impacto nos desfechos do atendimento neonatal conduzidos por médicos generalistas. Apesar dos benefícios evidenciados, a aplicação do OSCE também apresenta limitações que devem ser reconhecidas. Objetivos: Este relato de experiência visa discutir a importância de integrar metodologias avaliativas realistas na formação médica destacando como essas práticas podem melhorar a resposta clínica e influenciar positivamente os desfechos do atendimento neonatal. Relato: Durante a execução do módulo de Pediatria e Neonatologia do curso, a turma foi dividida em grupos e semanalmente acontecia uma aula teórica e prática abordando o manejo de reanimação neonatal em sala de parto conduzida por um Pediatra com experiência em cenários reais de emergência. Além disso, a monitoria do módulo realizou encontros quinzenais para revisão e para treinamento no laboratório de habilidades da universidade com o intuito de proporcionar mais oportunidades para o aprendizado, corrigir individualmente técnicas de intubação e de massagem cardíaca e oferecer um feedback dos erros e dos acertos durante a condução da simulação. Ao final do módulo foi aplicado o OSCE, com base em um caso clínico de asfixia perinatal fornecido pelo professor orientador, auxiliado pelos monitores do módulo. Os alunos foram submetidos a uma estação com duração de 15 minutos para executar a solução do caso e foram avaliados segundo suas capacidades de conhecimento do conteúdo, de tomada de decisões, de efetividade dos passos realizados e de organização diante da cena de emergência. O exame foi guiado por um check list, no qual cada item preenchido equivalia a uma porcentagem da nota final do aluno. Por fim, a nota era utilizada para complementar a média final do universitário no módulo. Discussão: Segundo as Diretrizes 2022 da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), estima-se que a preparação qualitativa dos estudantes/profissionais da área da saúde possui a capacidade de reduzir em até 30% a mortalidade neonatal. Além disso, interfere na morbidade consequente da asfixia perinatal, que levaria o RN à falência multiorgânica devido a hipóxias e a isquemias. O que sustenta a efetividade de exames constituídos por circuitos que simulam situações reais, como o OSCE. Este permite a avaliação de uma ampla variedade de habilidades clínicas e comportamentais, como por exemplo a capacidade de tomar decisões sob pressão e com tempo limitado. As habilidades revelam-se determinantes em condições de emergências reais e essenciais para a formação da carreira médica. Apesar dos benefícios evidenciados, a preparação e execução do OSCE exigem alguns recursos substanciais, incluindo tempo, treinamento e infraestrutura, o que pode limitar sua viabilidade em alguns contextos. Além disso, a experiência dos alunos pode variar dependendo da complexidade das estações e da habilidade dos avaliadores em fornecer feedback consistente e construtivo. Conclusão: Com isso, identifica-se que a abordagem ativa e a prática proporcionada por simulações realistas tem um impacto positivo não apenas na formação dos graduandos, mas também nas práticas clínicas, particularmente na intervenção imediata à asfixia perinatal. A adesão a diretrizes como as da SBP reforça a importância de uma preparação qualitativa, que pode reduzir significativamente a mortalidade e morbidade neonatal. Embora as limitações identificadas indiquem áreas para aprimoramento e pesquisa adicional, investir em métodos avaliativos que imitam situações reais, como o OSCE, é crucial para melhorar a competência dos futuros médicos e, consequentemente, a qualidade do atendimento prestado ao RN em situações críticas.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

XIMENES, Kellyane Oliveira; XIMENES, Hiasmyn De Sousa; ANDRADE, Dennys. REANIMAÇÃO NEONATAL, USO DE METODOLOGIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/955291-REANIMACAO-NEONATAL-USO-DE-METODOLOGIA-ATIVA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

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