O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO CURSO MÉDICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO CURSO MÉDICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Maria Clara Diógenes Da Silva
  • Rafaela Teixeira Bayer Pires
  • Maria Izabel De Sousa Negreiros
  • Jalles Dantas DE Lucena
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/955240-o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-anatomia-humana-no-curso-medico--uma-revisao-de-literatura
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
anatomia; aprendizagem; ensino; medicina; tecnologia.
Resumo
Introdução: O estudo da anatomia humana no curso médico, ao longo de sua história, fundamentou-se em exposições teóricas e dissecação de cadáveres. No entanto, o ensino anatômico com o uso de cadáveres enfrenta dificuldades para sua manutenção, como a baixa captação de cadáveres para dissecação, manutenção onerosa dos laboratórios para a conservação dos espécimes, risco biológico aos que manuseiam os corpos, aumento do número de alunos e, por fim, drástica redução da carga horária destinada a anatomia. Diante desse cenário, docentes da disciplina tem utilizado cada vez mais de tecnologias para auxiliar o ensino anatômico no curso de Medicina. Objetivo: Identificar na literatura o uso de tecnologias no auxílio do ensino anatômico. Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura abrangendo artigos publicados nos últimos 15 anos (2010-2024), nas bases de dados eletrônicas PubMed e Science Direct, no mês de setembro do ano corrente. Os descritores utilizados na busca foram “anatomy” AND “medical education” AND “technological development”. Elencaram-se três critérios de inclusão: estudos com estudantes de medicina ou direcionado aos estudantes de medicina, estudos com residentes de medicina e estudos que avaliam o uso do desenvolvimento tecnológico no ensino da anatomia humana; e três de exclusão: estudos com animais, estudos com estudantes de outros cursos da área da saúde e estudos envolvendo área ou técnica cirúrgica específica. Foram selecionados textos completos e gratuitos, publicados no idioma inglês ou português. Resultados: Após busca nas bases de dados, os estudos mostram que algumas tecnologias beneficiaram os alunos no aprendizado anatômico, como o smartphones, código de resposta rápida (QR), realidade virtual (VR), modalidades impressas tridimensionais (3DP), próteses em 3D e outras tecnologias, os quais relataram ser de fácil uso, acessível mesmo distante do laboratório e bastante atraentes quanto a qualidade. Além disso, demonstrou-se maior interesse dos acadêmicos em associar métodos tradicionais com as novas tecnologias. O uso das tecnologias se mostrou eficaz no ensino anatômico no curso médico, visto que a maior parte dos estudos revelou seu potencial enriquecedor nas avaliações que atingiram resultados iguais e/ou melhores do que o ensino apenas com as práticas tradicionais. Conclusão: Conclui-se que as tecnologias é uma realidade presente nas salas de aulas e laboratórios de Anatomia Humana no curso Médico. Que o uso da tecnologia associada aos métodos tradicionais de ensino de Anatomia estimula a participação dos alunos, favorecendo o desenvolvimento das habilidades de memorização e compreensão, que tem levado a melhor desempenho acadêmico.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Maria Clara Diógenes Da et al.. O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO CURSO MÉDICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/955240-O-USO-DA-TECNOLOGIA-NO-ENSINO-DA-ANATOMIA-HUMANA-NO-CURSO-MEDICO--UMA-REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes