A RELEVÂNCIA DAS REVISÕES DO OSCE NO CONTEXTO TEÓRICO-PRÁTICO DURANTE AS MONITORIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DAS REVISÕES DO OSCE NO CONTEXTO TEÓRICO-PRÁTICO DURANTE AS MONITORIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Luis Eduardo Aguiar Ponte
  • italo Souza Barros
  • Luana Bôto do Vale
  • Igor Fontenele Moreira
  • Samuel De Araújo Bezerra Silveira
  • FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA FILHO
  • Gelton Fonteles
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/954145-a-relevancia-das-revisoes-do-osce-no-contexto-teorico-pratico-durante-as-monitorias--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Semiologia, OSCE, monitoria, revisão
Resumo
Introdução: O ensino de semiologia no contexto da medicina desempenha um papel crucial na formação dos futuros médicos, sendo essencial para a construção do raciocínio clínico e para o auxílio no diagnóstico preciso de várias doenças. A complexidade inerente à disciplina exige que os estudantes compreendam não apenas as manobras semiológicas, mas também suas aplicabilidades no contexto clínico real, sendo uma habilidade fundamental para o diagnóstico diferencial e a tomada de decisões terapêuticas. Nesse cenário, a monitoria surge como uma ferramenta indispensável, auxiliando na consolidação do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades críticas para a prática médica. Diante da necessidade de otimizar o processo de ensino-aprendizagem, a introdução de novas estratégias metodológicas tem se mostrado eficaz na facilitação do entendimento dos conceitos aplicados ao OSCE (Exame Clínico Objetivo Estruturado). A monitoria realizada no Centro Universitário INTA (UNINTA) utilizou um método estruturado por reuniões quinzenais com os grupos de práticas do quarto semestre para auxiliar no aprendizado teórico-prático dos estudantes, onde a última reunião consiste em uma revisão geral de todos os assuntos e um período destinado a tirar dúvidas. Objetivo: Relatar a perspectiva do monitor sobre a eficácia da monitoria na disciplina de semiologia ao longo do semestre de 2024.1, buscando entender como as revisões do OSCE impactaram no desempenho dos estudantes. Relato: A monitoria está sendo realizada nos semestres de 2024.1 e 2024.2 na disciplina de semiologia, dentro do módulo de propedêutica médica, que ocorre no quarto semestre do curso de Medicina do UNINTA. O principal método utilizado nas monitorias são as aulas práticas presenciais, realizadas com um grupo de 7 alunos, com o objetivo de reforçar os assuntos do OSCE e esclarecer dúvidas sobre as manobras semiológicas. As aulas são elaboradas com base na bibliografia recomendada e nos objetivos de aprendizagem descritos no manual dos módulos e possuem uma nota que é conferida pelo monitor, equivalente a uma estação no OSCE, tornando as monitorias uma parte fundamental nas avaliações dos estudantes. Discussão: A implementação das revisões do OSCE demonstrou ser uma estratégia valiosa para o ensino-aprendizagem da semiologia, fornecendo aos estudantes uma oportunidade adicional de consolidar os conhecimentos em um ambiente menos formal e mais direcionado às suas necessidades específicas, fornecendo feedbacks construtivos em um ambiente seguro, o que melhorou a execução das manobras. A revisão periódica e a prática constante durante as monitorias permitiram identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes, como a execução correta das manobras, a interpretação dos achados clínicos e o manejo do tempo durante as estações do OSCE. Essa abordagem aumentou a confiança dos alunos, reduziu a ansiedade associada ao exame e se refletiu positivamente no desempenho acadêmico. No entanto, desafios como a necessidade de recursos adicionais para simulações e a limitação de tempo foram identificados. Outro ponto relevante foi a adaptação das monitorias às necessidades dos alunos, com revisões focadas nos tópicos mais desafiadores e na personalização das sessões conforme as demandas observadas pelo monitor. Essa flexibilidade no conteúdo abordado permitiu uma aprendizagem mais significativa e alinhada ao ritmo de cada estudante, destacando a importância de um ensino centrado no aluno. Conclusão: As revisões do OSCE nas monitorias mostraram-se fundamentais para o aprimoramento das habilidades técnicas dos estudantes de Medicina. A abordagem prática e o feedback contínuo proporcionaram um ambiente de aprendizagem orientado, facilitando a correção de erros e o fortalecimento do raciocínio clínico. A personalização das monitorias para atender às necessidades específicas dos alunos foi um fator chave para o sucesso do programa, permitindo um aprendizado mais profundo e eficaz. Apesar dos desafios identificados, como a necessidade de mais recursos para simulações e limitações de tempo, a experiência destacou a importância das monitorias como uma ferramenta crucial para a formação médica, promovendo a confiança e a preparação dos estudantes para avaliações como o OSCE. As monitorias demonstraram não ser apenas um complemento, mas um componente essencial na educação médica, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de competências clínicas essenciais.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PONTE, Luis Eduardo Aguiar et al.. A RELEVÂNCIA DAS REVISÕES DO OSCE NO CONTEXTO TEÓRICO-PRÁTICO DURANTE AS MONITORIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/954145-A-RELEVANCIA-DAS-REVISOES-DO-OSCE-NO-CONTEXTO-TEORICO-PRATICO-DURANTE-AS-MONITORIAS--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 02/08/2025

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