A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS V PARA O ENSINO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS V PARA O ENSINO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Hilda Maria Pinheiro Amorim
  • Rafael Nobre Lopes
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/954006-a-importancia-da-monitoria-no-modulo-de-habilidades-e-atitudes-profissionais-v-para-o-ensino-academico--um-relato
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Monitoria, Aluno, Ensino.
Resumo
Introdução: A monitoria de Habilidades e Atitudes Profissionais V do Centro Universitário INTA (UNINTA) desempenha um papel fundamental no ensino acadêmico, ao focar nas áreas de competência em Ética e Gestão em Saúde. Essa atividade de ensino-aprendizagem é essencial para preparar os alunos para o ambiente profissional, proporcionando uma compreensão aprofundada dos princípios e direitos que permeiam a prática médica. Por meio da monitoria, monitores e alunos são acompanhados por professores orientadores, que os guiam na tomada de decisões e no gerenciamento de responsabilidades. O monitor, em colaboração com o professor, é responsável por propor atividades de ensino ativo, visando aplicar e consolidar os conceitos teóricos, promovendo uma aprendizagem prática e dinâmica. Assim, a monitoria não apenas reforça o conhecimento teórico, mas também prepara os alunos para os desafios da prática profissional, com foco nas competências de Atenção à Saúde e Gestão em Saúde. Objetivo: Relatar a experiência de um monitor e as atividades desenvolvidas no âmbito do programa de monitoria acadêmica do módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais V do curso de Medicina do Centro Universitário INTA, em Sobral-CE. Relato: A monitoria da disciplina de Habilidades e Atitudes Profissionais V do curso de Medicina do Centro Universitário INTA é marcada por uma colaboração constante entre monitores e professores orientadores. Juntos, elaboram um cronograma de atividades que inclui simulações, dramatizações e sessões de tira-dúvidas. Durante as simulações, com duração de 3 a 5 minutos, atores treinados encenam situações reais relacionadas ao tema em questão. O monitor, com conhecimento prévio sobre o assunto, orienta os alunos, destacando os acertos e apontando os desvios das práticas corretas. Nas dramatizações, os alunos são divididos em grupos e apresentam cenas baseadas nos temas propostos, sendo avaliados pelos monitores e professores quanto ao conteúdo e à abordagem. Complementando essas atividades, os momentos de tira-dúvidas são realizados com base em materiais escritos elaborados pelos monitores, revisados pelos professores, que oferecem consultas rápidas sobre os temas abordados ao longo do semestre. Com uma carga horária semanal de 12 horas, a monitoria permite observar uma evolução significativa dos alunos, refletida na melhoria das simulações, dramatizações e nas avaliações institucionais. Discussão: A experiência de monitoria no módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais V é transformadora, proporcionando tanto aos alunos quanto aos monitores uma imersão no ensino baseado em evidências e na prática pedagógica. Além de ministrar sessões de tira-dúvidas, os monitores desenvolvem habilidades didáticas e organizacionais, exigindo uma compreensão aprofundada dos conteúdos e a capacidade de transmiti-los de maneira clara e acessível, fortalecendo sua competência acadêmica. Além disso, o contato próximo com os alunos fomenta o desenvolvimento de competências interpessoais, como empatia e atenção, aspectos essenciais para qualquer profissional da saúde. Portanto, a monitoria promove uma formação integral, que vai além da prática acadêmica, preparando os alunos para desafios futuros de maneira mais consciente e humanizada. Conclusão: A aplicação das estratégias pedagógicas durante a monitoria, combinada com os feedbacks recebidos dos alunos, resultou em um processo de aprendizagem mais eficiente e em uma complementação essencial à formação acadêmica. A monitoria tem sido vital para o crescimento acadêmico dos monitores e alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades didáticas e humanas. A participação ativa dos monitores, em conjunto com os professores orientadores, é crucial para o sucesso desse processo. O impacto positivo da monitoria na consolidação do conhecimento e na formação integral só é possível por meio do engajamento entre monitores, professores e alunos no módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais V.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AMORIM, Hilda Maria Pinheiro; LOPES, Rafael Nobre. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS V PARA O ENSINO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/954006-A-IMPORTANCIA-DA-MONITORIA-NO-MODULO-DE-HABILIDADES-E-ATITUDES-PROFISSIONAIS-V-PARA-O-ENSINO-ACADEMICO--UM-RELATO. Acesso em: 04/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes