A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR O ESTUDO DAS ESTRUTURAS ANATÔMICAS “NETTER” DURANTE AS PRÁTICAS DE ANATOMIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR O ESTUDO DAS ESTRUTURAS ANATÔMICAS “NETTER” DURANTE AS PRÁTICAS DE ANATOMIA
Autores
  • Lucas Lopes Santos Leão
  • Maria Eduarda Souza de Paulo
  • Edla Gomes Castro
  • Guylherme Portela Melo
  • Márcio Gabriel Teixeira Soares
  • Milena Arraes
  • André Montezuma
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953933-a-importancia-de-estimular-o-estudo-das-estruturas-anatomicas-netter-durante-as-praticas-de-anatomia
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Anatomia, Slide-test, gincana simulada, prática de anatomia
Resumo
Introdução: O estudo de anatomia humana é fundamental para a formação de profissionais da área de saúde. Nas práticas de laboratório, os alunos são expostos a peças anatômicas reais, permitindo uma visão detalhada e prática das estruturas do corpo humano. No entanto, essa abordagem nem sempre promove uma compreensão completa da integração entre as estruturas anatômicas. O Atlas de Anatomia Humana de Frank Netter surge como uma ferramenta complementar importante, fornecendo uma visão abrangente e tridimensional dessas interconexões. Entretanto, as estruturas do Netter são comumente subvalorizadas pelos alunos, devido à sua menor frequência em provas práticas, o que resulta em um desempenho inferior nessas avaliações e no entendimento geral do conteúdo. Objetivo: Destacar a importância da realização de atividades com o livro Atlas Netter para melhor desempenho dos alunos de medicina em gincanas. Relato: Além de orientar os alunos no manuseio das peças anatômicas presentes no laboratório, foi exposto slides-test com estruturas “Netter” para complementar o aprendizado. Nas práticas, foi percebido que os alunos tendiam a focar apenas nas estruturas presentes fisicamente no laboratório, sem compreender suas relações anatômicas no contexto geral do corpo humano. Em resposta a essa necessidade, foi desenvolvido uma metodologia em que utilizava slides com estruturas retiradas do livro Atlas de Anatomia Humana Netter em formato de "slide test". Esse formato permitia que os alunos treinassem a identificação de estruturas anatômicas complexas e, ao mesmo tempo, revisassem de maneira prática e visual como essas estruturas se integram no corpo humano, durante as práticas de anatomia humana. O uso dos slides foi implementado em sessões de monitoria regulares, promovendo a interação ativa dos alunos com o conteúdo. Discussão: A prática revelou que a introdução do Atlas Netter como recurso adicional facilitou o entendimento dos alunos sobre as conexões anatômicas, que são muitas vezes negligenciadas em práticas isoladas. A visualização das estruturas do Netter proporcionou uma revisão mais rica e detalhada das peças, ajudando os alunos a consolidarem o conhecimento de forma integrada. Além disso, o uso do "slide test" provou ser uma ferramenta eficaz para simular as condições das provas práticas, gerando uma melhora perceptível no desempenho dos alunos. Com isso, foi possível perceber que a inclusão de materiais visuais complementares, como o Atlas de Netter, pode suprir as deficiências do ensino exclusivo baseado em práticas com peças anatômicas, ajudando a fixar melhor o conteúdo e a aumentar o desempenho em avaliações. Conclusão: O uso do Atlas "Netter" em conjunto com peças anatômicas reais nas práticas de anatomia mostrou-se uma metodologia eficaz para o aprimoramento do conhecimento dos alunos e, consequentemente, para a melhoria do desempenho em gincanas. A integração de slides interativos como forma de revisão foi uma ferramenta valiosa para estimular o estudo de estruturas menos abordadas durante as práticas tradicionais. Este relato reforça a importância de métodos pedagógicos que promovam uma visão mais completa e integrada da anatomia, além de destacar o valor de recursos visuais no processo de ensino-aprendizagem.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LEÃO, Lucas Lopes Santos et al.. A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAR O ESTUDO DAS ESTRUTURAS ANATÔMICAS “NETTER” DURANTE AS PRÁTICAS DE ANATOMIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953933-A-IMPORTANCIA-DE-ESTIMULAR-O-ESTUDO-DAS-ESTRUTURAS-ANATOMICAS-NETTER-DURANTE-AS-PRATICAS-DE-ANATOMIA. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes