EXPLORANDO O CONHECIMENTO E A PRÁTICA NA MONITORIA DE ANATOMOFISIOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
EXPLORANDO O CONHECIMENTO E A PRÁTICA NA MONITORIA DE ANATOMOFISIOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Davi de Sousa Marques
  • Gabriel Quadros Ximenes
  • Lucas Aragão Vieira
  • Anthony Silvano Vasconcelos Farias
  • André Costa Teixeira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953640-explorando-o-conhecimento-e-a-pratica-na-monitoria-de-anatomofisiopatologia--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Monitoria, Laboratório, Patologia
Resumo
Introdução: Ensinar não é só passar informação adiante, é a habilidade de desvendar o complexo e explicá-lo de forma que todos consigam entender. Esse fato é um método de aprendizado além do ensino, aquele que ensina é também quem mais aprende, de tal forma que Richard Feynman, o físico Nobel, popularizou a ideia de que ensinar é uma excelente forma de verificar e reforçar seu próprio entendimento. Esse método, chamado “método de Feynman”, postula que uma das melhores maneiras de aprender é entender profundamente um conceito e explicá-lo de forma simples para outra pessoa. A monitoria acadêmica oferece ao estudante a chance de aprimorar habilidades de ensino, aprofundar seu conhecimento na área e ajudar no processo de aprendizado de outros colegas. Dessa forma, este relato de experiência visa descrever as atividades práticas realizadas no laboratório de anatomia real durante a monitoria de Anatomofisiopatologia. Objetivos: Trata-se de um relato de experiência baseando-se na vivência como monitor, no que tange à aplicação de aulas teórico-práticas em laboratório de anatomia real, a fim de ajudar os estudantes do quarto período de medicina em adquirir conhecimento na área de Anatomofisiopatologia. O trabalho foi realizado no curso de Medicina do Centro Universitário INTA-UNINTA. Relato: Os monitores da disciplina de Anatomofisiopatologia, em colaboração com o professor orientador, são responsáveis por criar e conduzir aulas práticas no laboratório para os alunos do quarto período de medicina durante o módulo de propedêutica médica. O objetivo é proporcionar aos estudantes a oportunidade de correlacionar a clínica médica com a patologia usando peças anatômicas reais. Para isso, o coordenador da disciplina, Dr. André Costa Teixeira, fornece previamente aos monitores casos clínicos baseados em situações factuais, detalhando os sinais e sintomas de pacientes com diferentes patologias. Assim, as turmas desse período são divididas em grupos com horários variados para assistir e discutir as apresentações. Cada sessão utiliza diferentes peças anatômicas reais, correspondentes às patologias específicas. Os monitores recebem algumas dessas peças para preparar uma breve explicação sobre a clínica do paciente fictício e, em seguida, exibe a peça correspondente à patologia para ilustrar as alterações anatômicas associadas à doença. Por fim, durante esses encontros, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seu conhecimento e esclarecer dúvidas que possam vir a surgir. Equipados com os devidos EPIs, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, os alunos podem interagir diretamente com as peças usando ferramentas específicas, tornando o aprendizado mais concreto e tangível. Discussão: Como mencionado, o principal objetivo dessas aulas com os monitores é oferecer aos alunos uma visão prática e abrangente da experiência médica com pacientes portadores de certas patologias. Esse método torna o ensino mais acessível e envolvente, pois os monitores, que já conhecem a disciplina, estão aptos a antecipar e ajudar a superar dificuldades comuns. Além disso, a oportunidade de observar e manipular peças anatômicas reais estimula o senso crítico do aluno, ajudando-os a correlacionar as alterações anatômicas com as condições clínicas apresentadas pelos pacientes. Portanto, esse método proporciona uma perspectiva mais concreta e rica, contrastando com a visão puramente teórica. Conclusão: Pode-se concluir, dessa forma, que a monitoria proporciona benefícios para a formação médica, de forma mútua para todos aqueles que participam de suas atividades. Visto isso, o ensino prático se revela uma forma exemplar de aprendizado, pois, como destacou Richard Feynman, "Quem diz que a ciência ensina isso e aquilo, usa a palavra incorretamente. A ciência não ensina; a experiência ensina." Isso reforça a ideia de que o verdadeiro aprendizado vem da experiência prática, não apenas do conhecimento teórico. Assim, os monitores não só aprofundam seu próprio entendimento, mas também contribuem para o aprendizado de seus colegas.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARQUES, Davi de Sousa et al.. EXPLORANDO O CONHECIMENTO E A PRÁTICA NA MONITORIA DE ANATOMOFISIOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953640-EXPLORANDO-O-CONHECIMENTO-E-A-PRATICA-NA-MONITORIA-DE-ANATOMOFISIOPATOLOGIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 21/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes