APLICAÇÃO DE FLASHCARDS SEMIOLÓGICOS NA MONITORIA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA MÉDICA COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA O APRENDIZADO ATIVO DOS DISCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
APLICAÇÃO DE FLASHCARDS SEMIOLÓGICOS NA MONITORIA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA MÉDICA COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA O APRENDIZADO ATIVO DOS DISCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Roberta Maia Diógenes
  • Esther Moreira Lindoso
  • italo Souza Barros
  • Sara Araújo De Quental
  • Igor Fontenele Moreira
  • Samuel De Araújo Bezerra Silveira
  • Gelton Fonteles
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953636-aplicacao-de-flashcards-semiologicos-na-monitoria-academica-de-semiologia-medica-como-uma-estrategia-eficaz-para-
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Monitoria, Formação médica, Aprendizagem
Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica é uma ferramenta essencial para a melhoria do ensino, onde um aluno, orientado por um docente, contribui ativamente para o processo de ensino-aprendizagem de outros estudantes. O Módulo de Semiologia Médica, oferecido no quarto semestre do curso de Medicina do Centro Universitário INTA - UNINTA, é uma disciplina que visa desenvolver competências essenciais para a prática clínica, estabelecendo as bases no eixo das Ciências Médicas. Dentro desse contexto, os flashcards, cartões de estudo que contêm informações de consulta rápida, imagens e palavras chaves, surgiram como um método ativo de aprendizagem e instrumento facilitador da recordação ativa dos estudantes. Objetivo: Descrever a experiência de aplicação de flashcards de semiologia como uma estratégia eficaz para melhorar o processo de ensino-aprendizagem ativo dos estudantes. Relato: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, do Programa de Monitoria do primeiro semestre de 2024, no Módulo de Semiologia Médica da Faculdade de Medicina do UNINTA, em Sobral, Ceará. A princípio, foram desenvolvidos e elaborados flashcards na plataforma Canva, utilizando imagens semiológicas disponíveis nos roteiros de estudo do módulo e complementadas por imagens disponíveis na internet. Após isso, esses flashcards foram distribuídos aos alunos como material pedagógico para auxiliar na preparação para o Slide-teste, uma avaliação que exige do aluno a descrição do sinal semiológico apresentado pelo paciente na imagem exposta durante a apreciação. Em seguida, os alunos puderam discutir as dúvidas e dar seu feedback sobre os flashcards em um grupo de WhatsApp previamente criado. No dia anterior à avaliação, foi realizado na plataforma do Google Meet, um simulado do Slide-teste,na qual os alunos tiveram a oportunidade de alinhar os conhecimentos aprendidos previamente no decorrer do módulo junto ao material didático distribuído. Discussão: No início do semestre da monitoria, foi notado que alguns alunos enfrentavam dificuldades para compreender o funcionamento de algumas avaliações, como o Slide-teste, além de diversas adversidades apresentadas ao estudar os sinais de algumas patologias apresentadas pelos pacientes. Essas dificuldades foram atribuídas ao fato de muitos desses estudantes estarem passando pela sua primeira experiência ao estudar a semiologia médica e em correlacionar os sinais estudados na teoria com aqueles encontrados em imagens ou pacientes presenciais. Somado a isso, o fato de ser a primeira exposição dos estudantes a esse tipo de avaliação. As estratégias adotadas, como o simulado online antes da avaliação, alinhado aos flashcards semiológicos, demonstraram uma grande adesão dos estudantes, resultando em uma estratégia benéfica, tanto no sentido de tranquilizar esses estudantes para a avaliação, passando-os uma segurança do conteúdo previamente estudado, quanto o aprendizado de uma nova metodologia de recordação ativa e repetição espaçada para futuros exames médicos. Conclusão: A aplicação dos flashcards semiológicos na monitoria acadêmica se mostrou eficaz em melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações, além de aumentar o interesse, não somente pelo uso do flashcard, mas pela busca de novas metodologias ativas de aprendizado. O uso dos flashcards alinhados ao simulado, contribuiu para a formação integral dos estudantes, desenvolvendo tanto competências acadêmicas quanto habilidades essenciais para a carreira médica.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DIÓGENES, Roberta Maia et al.. APLICAÇÃO DE FLASHCARDS SEMIOLÓGICOS NA MONITORIA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA MÉDICA COMO UMA ESTRATÉGIA EFICAZ PARA O APRENDIZADO ATIVO DOS DISCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953636-APLICACAO-DE-FLASHCARDS-SEMIOLOGICOS-NA-MONITORIA-ACADEMICA-DE-SEMIOLOGIA-MEDICA-COMO-UMA-ESTRATEGIA-EFICAZ-PARA-. Acesso em: 07/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes