A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA HOSPITALAR DOS MONITORES DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA COMO FORMA DE APERFEIÇOAR O APRENDIZADO DOS DISCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA HOSPITALAR DOS MONITORES DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA COMO FORMA DE APERFEIÇOAR O APRENDIZADO DOS DISCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Lázaro Henrich Alves Custódio
  • Paulo Roberto Bastos Vieira Filho
  • Emanuelle Ponte Alves
  • Ana Clara Linhares
  • Alana Sousa Linhares
  • Fabricia Souza Araujo
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953299-a-importancia-da-experiencia-hospitalar-dos-monitores-de-medicina-de-emergencia-como-forma-de-aperfeicoar-o-apren
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
ENSINO, MONITORIA, HOSPITALAR. EXPERIENCIA.
Resumo
Introdução: Os fundamentos necessários para uma eficaz atuação no contexto da medicina de emergência, são: prática, segurança, assertividade e experiência. Frente a tais princípios, nota-se que o acadêmico de medicina inicia sua jornada com impasses para uma formação de excelência, necessitando de meios pragmáticos e interativos que o auxiliem a ter uma aprendizagem eficaz e sólida em medicina de emergência. Através desta ótica, o projeto de iniciação à docência traz consigo oportunidades para aperfeiçoar e consolidar o aprendizado dos discentes. Portanto, por meio do conhecimento prático dos monitores, é possível consolidar os ensinamentos teóricos obtidos em sala de aula, através de relatos práticos, experiência em hospitais e manejo em cenários críticos. Dessa forma, é possível garantir uma preparação, além de teórica, prática e qualificada aos alunos do curso de medicina para um cenário real de emergência médica. Proporcionando, assim, segurança e assertividade ao lidar com situações tão cruciais e definidoras como o contexto de um pronto-socorro. Objetivos: Esse trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do conhecimento prático em medicina de emergência pelos monitores como meio de consolidação e aperfeiçoamento dos ensinamentos teóricos obtidos em sala de aula pelos alunos. Relato: Frente a todos os pilares da medicina, sem dúvidas, o conhecimento em emergências médicas sempre será fator primordial para uma formação de excelência para um acadêmico de medicina. Dessa forma, a monitoria de Medicina de Emergência, visando a importância do conhecimento prático como base para uma aprendizagem plena em emergência, muniu-se de métodos capazes de integrar as aulas teóricas com conhecimentos pragmáticos dos monitores em hospitais locais. Dessa forma, através da experiência e acesso hospitalar, foi possível selecionar momentos de interação com alunos, trazendo uma maior aplicabilidade dos conhecimentos teóricos já obtidos. Sendo realizado discussões de casos clínicos reais do hospital, avaliando anamnese, diagnóstico, condutas e prognóstico. Estimulando os alunos a criarem raciocínio lógico e simularem suas possíveis decisões e hipóteses frente à casos reais, solidificando ensinamentos cruciais para um médico generalista. Por conseguinte, foi possível notar um maior interesse, aproveitamento e aprendizagem por parte dos alunos quanto aos temas abordados na medicina de emergência. Assim, garantindo ensinamentos adaptados ao cotidiano médico baseado na vivência hospitalar dos monitores. Discussão: À vista disso, com os métodos utilizados, priorizando o fortalecimento da aprendizagem através dos conhecimentos práticos dos monitores, houve-se grande evolução por parte dos alunos, com diagnósticos e manejos cada vez mais direcionados e assertivos. Além disso, foi-se demonstrando, com o passar das atividades e discussões, uma maior segurança e experiência dos alunos para resolver situações de urgência. Agindo com mais destreza e firmeza em suas decisões. Diferindo de condutas insipientes e por vezes desorganizadas realizadas antes do início das atividades da monitoria. Isso demonstra a importância da experiência dos monitores de medicina de emergência para a formação de acadêmicos de medicina. Conclusão: O conhecimento e expertise por parte dos monitores em discussões de casos clínicos e interações com os estudantes, foram de grande valia para o aprimoramento dos ensinamentos teóricos dos alunos. De modo que permitia uma visão mais pragmática da realidade, atrelando seus conhecimentos ao mundo real, e assim, garantindo uma aprendizagem plena. Além disso, o domínio do conteúdo e a didática por parte dos monitores trouxe maior facilidade para compreensão e usabilidade dos fundamentos obtidos pelos alunos beneficiados com as atividades da monitoria. Desta maneira, tornando-os profissionais mais preparados e qualificados para o futuro.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CUSTÓDIO, Lázaro Henrich Alves et al.. A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA HOSPITALAR DOS MONITORES DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA COMO FORMA DE APERFEIÇOAR O APRENDIZADO DOS DISCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953299-A-IMPORTANCIA-DA-EXPERIENCIA-HOSPITALAR-DOS-MONITORES-DE-MEDICINA-DE-EMERGENCIA-COMO-FORMA-DE-APERFEICOAR-O-APREN. Acesso em: 05/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes