O IMPACTO DA GINCANA SIMULADA DE ANATOMIA NA PREPARAÇÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
O IMPACTO DA GINCANA SIMULADA DE ANATOMIA NA PREPARAÇÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Maria Eduarda Souza de Paulo
  • Edla Gomes Castro
  • Sofia Maria Cunha de Carvalho
  • Lídia Amanda de Sousa Santos
  • Milena Arraes
  • Lucas Lopes Santos Leão
  • Guylherme Portela Melo
  • Luana Rodrigues Portela
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953184-o-impacto-da-gincana-simulada-de-anatomia-na-preparacao-e-desempenho-dos-discentes--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Anatomia, ansiedade, desempenho acadêmico.
Resumo
Introdução: A gincana de anatomia, parte essencial do curso de medicina, é uma avaliação prática em que os alunos são desafiados a identificar estruturas anatômicas em peças reais ou modelos do corpo humano, geralmente em um ambiente de laboratório. A prova é composta por diversas estações, cada uma contendo uma peça anatômica com diferentes estruturas destacadas. Os alunos precisam identificar corretamente essas estruturas dentro de um tempo limitado, que é de 1 minuto por estação. Durante minha vivência como acadêmica e, posteriormente, como monitora, observei um aumento significativo na ansiedade e nervosismo dos estudantes em relação a essa prova. A principal fonte de apreensão era a incerteza sobre como as estruturas seriam cobradas, gerando dúvidas recorrentes sobre a forma de marcação, se o tempo de cada estação seria suficiente e outros aspectos logísticos. Esse clima de incerteza não apenas afetava o desempenho dos alunos, mas também sua saúde mental, criando um ciclo de ansiedade que dificultava a concentração e a confiança necessárias para o sucesso na avaliação. Objetivo: O objetivo da simulação foi reforçar a confiança dos alunos no conteúdo de anatomia, esclarecer dúvidas sobre a logística da prova prática e acalmá-los em relação ao teste. Relato: A simulação da gincana de anatomia foi realizada com alunos do primeiro semestre durante o módulo de musculoesquelético, em 26 de abril de 2024, marcando a primeira vez que essa atividade foi realizada pela monitoria de anatomia. A intenção foi criar uma experiência imersiva que reproduzisse fielmente as condições da prova prática, oferecendo aos alunos a oportunidade de se familiarizarem com o formato da avaliação e lidarem com a pressão do tempo e a organização logística. Para isso, reservamos o laboratório de microscopia, o mesmo utilizado na prova oficial, e preparamos cuidadosamente peças anatômicas que fariam parte da prova, como vértebras e crânios. Também imprimimos folhas de prova idênticas às da avaliação real, garantindo que cada detalhe da simulação fosse autêntico. A inscrição foi limitada a 30 vagas e realizada por meio de um formulário virtual. Com o apoio de monitores, técnicos de laboratório e um orientador, organizamos a simulação de maneira a refletir todas as etapas da prova real. No início da atividade, reunimos os alunos em uma sala separada para fornecer as instruções detalhadas, seguindo o protocolo oficial, inclusive com o recolhimento de dispositivos eletrônicos. Em seguida, os alunos foram conduzidos ao laboratório, onde as estações de anatomia e histologia já estavam preparadas. Cada estação continha peças anatômicas previamente marcadas, sob a supervisão do orientador, e a duração de um minuto por estação foi cuidadosamente cronometrada, para simular a pressão de tempo típica da prova oficial. Montamos também intervalos de descanso e incluímos estações de histologia, com a participação ativa do monitor de histologia, assegurando uma abordagem completa e integrada. Ao término da gincana, as provas foram devolvidas aos alunos, e o gabarito foi enviado para que eles pudessem avaliar seu desempenho e esclarecer dúvidas remanescentes. Para avaliar a eficácia da simulação, aplicamos um questionário virtual, além de coletar avaliações pessoalmente. Discussão: A avaliação, baseada em 20 respostas ao questionário, indicou um impacto altamente positivo. Todos os alunos (100%) afirmaram que a simulação foi fundamental na preparação para a prova prática de anatomia, contribuindo para a compreensão das estruturas cobradas e ajudando no controle da ansiedade. Além disso, 80% dos respondentes destacaram que a simulação abordou de forma eficaz alguma área específica da anatomia, facilitando o desempenho na prova real. Esses dados sugerem que a simulação não só reforçou o conhecimento técnico, mas também aumentou a confiança dos alunos, mostrando-se uma ferramenta eficaz na redução do nervosismo associado à avaliação prática. Por meio de demonstrações práticas, buscamos reproduzir a experiência real da prova, permitindo que os alunos se familiarizassem com o ambiente e o formato, promovendo uma preparação mais tranquila e confiante. Conclusão: A simulação da gincana de anatomia mostrou-se uma ferramenta pedagógica eficaz para melhorar a preparação dos alunos, reduzir a ansiedade e aumentar a confiança na prova prática. Os resultados do questionário reforçam a importância de atividades que aproximem os estudantes da realidade dos exames, proporcionando uma experiência prévia que contribui para a familiarização com a logística e a dinâmica da avaliação. A simulação não apenas atendeu às expectativas iniciais, mas também demonstrou que ações práticas desse tipo têm um impacto direto na performance acadêmica e no bem-estar dos estudantes, sendo recomendada sua continuidade e expansão no currículo de anatomia.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PAULO, Maria Eduarda Souza de et al.. O IMPACTO DA GINCANA SIMULADA DE ANATOMIA NA PREPARAÇÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/953184-O-IMPACTO-DA-GINCANA-SIMULADA-DE-ANATOMIA-NA-PREPARACAO-E-DESEMPENHO-DOS-DISCENTES--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes