MONITORIA DE SEMIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO OSCE SIMULADO.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
MONITORIA DE SEMIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO OSCE SIMULADO.
Autores
  • Antônio Lucas Ferreira Alcântara
  • José Jackson do Nascimento Costa
  • FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA FILHO
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/952875-monitoria-de-semiologia--a-experiencia-do-osce-simulado
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Monitoria. Vivência. Formação médica
Resumo
Introdução: A disciplina de semiologia é um módulo integrado à grade curricular do quarto semestre do curso de medicina do UNINTA e é de extrema importância para a formação profissional médica. Ela utiliza-se do OSCE (Objective, Structured, Clinical Examination) para aliar a teoria à prática, possibilitando um melhor aprendizado para que o acadêmico possa mostrar-se preparado quando estiver frente ao paciente. Além disso, a disciplina oferece, em suas aulas práticas, momentos nos quais os alunos treinam e aprimoram suas técnicas antes de partirem para o âmbito hospitalar e ambulatorial. Objetivos: Relatar a importância do OSCE como meio de aprendizagem das turmas que fizeram o módulo no período entre 2022.1 e 2022.2, onde a monitoria de semiologia teve como principal objetivo tentar simular de forma mais realista possível como o acadêmico se comportaria em um atendimento de âmbito hospitalar e ambulatorial com o paciente. Para isso, foi realizado o OSCE que é um Exame Clínico Objetivo Estruturado: método de avaliação de competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos de medicina durante o processo de aprendizagem. Além disso, viabiliza de maneira eficaz uma melhor relação entre prática e teoria, aumentando assim a solidificação do conhecimento adquirido nas aulas da monitoria e em sala de aula com os respectivos professores do módulo. Relato: O estudo trata de um relato de experiência baseado nas atividades exercidas na monitoria de semiologia, que compreendeu o OSCE e foram realizadas no laboratório de habilidades do UNINTA, e eram marcadas com uma semana de antecedência e programado com os alunos modelos que representavam o papel de paciente. Assim, as simulações ocorreram de forma onde foi criado um ambiente no qual o modelo e o aluno simulavam um atendimento de forma bem realista, fazendo papéis de paciente e estudante, respectivamente, tendo este o seu foco principal, e acontecia da seguinte forma: o aluno reproduzia uma manobra solicitada pelo monitor no modelo, e em seguida era avaliado pelo monitor onde dava um feedback e, em caso de erro este o demonstrava da forma correta, e lembrando que era tudo de acordo com a forma que acontecia na prática avaliativa. Além das atividades de OSCE simulado também foram realizados quizzes abordando a teoria de cada assunto dado durante a semana de aula, como também aulas de revisão teórica, além também de elaboração de materiais (roteiros e check lists) que ajudariam a sedimentar mais o assunto. Discussão: Os OSCEs simulados eram divididos de acordo com a divisão dos assuntos do manual do módulo de semiologia ocorrendo de forma que, de maneira que os alunos iam tendo a aula teórica com os professores, eram marcados os simulados sobres os respectivos assuntos, sendo eles: anamnese, somatoscopia, antropometria, sinais vitais, exame físico da cabeça e pescoço, sistema respiratório, sistema cardiovascular, abdômen, e exame neurológico. Nas práticas tínhamos a disponibilidade no laboratório de materiais como, estetoscópio, esfigmomanômetro, termômetro, diapasão, martelo, além de outros materiais utilizados nos testes neurológicos como algodão, tubo de ensaio e palitos. A partir disso, foi observado uma grande adesão dos alunos nas atividades da monitoria, que ficou demonstrado pela participação dos mesmos nas simulações, ficando evidente que reconhecem o grande peso em saber atender bem e mostrar segurança ao paciente no momento do exame físico, e valendo lembrar que a grande maioria tinha um bom desempenho nas manobras solicitadas. Como dificuldade, foi percebido uma sobrecarga dos demais módulos, que foi demonstrada por uma menor presença nos OSCEs simulados no final do módulo. Conclusão: Portanto, a utilização do OSCE como meio de aprendizagem se mostrou bastante importante na solidificação do conhecimento relacionado ao módulo de semiologia, no qual se transformou em uma ferramenta importante de aprendizado para os alunos e para os próprios monitores.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCÂNTARA, Antônio Lucas Ferreira; COSTA, José Jackson do Nascimento; FILHO, FRANCISCO DAS CHAGAS LIMA. MONITORIA DE SEMIOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO OSCE SIMULADO... In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/952875-MONITORIA-DE-SEMIOLOGIA--A-EXPERIENCIA-DO-OSCE-SIMULADO. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes