A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
Autores
  • Sofia Maria Cunha de Carvalho
  • Edla Gomes Castro
  • Maria Eduarda Souza de Paulo
  • Milena Arraes
  • Guylherme Portela Melo
  • José Carlos de Araújo Fontenele
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/952579-a-importancia-da-inovacao-no-ensino-de-anatomia-humana
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Anatomia, Ensino, Educação Médica.
Resumo
Introdução: Nos últimos anos, a ensino da anatomia passou por mudanças estruturais não apenas por conta das reformas curriculares dos cursos da área da saúde, como também para acompanhar a evolução didático-pedagógica relacionada a diversos fatores, tais como avanço da tecnologia digital, dificuldade de obtenção de cadáveres para dissecação, aumento do número de alunos nas disciplinas de anatomia, redução do tempo que o aluno tem trabalhando com as mesmas estruturas etc. Devido a todos esses fatores, surge a necessidade da renovação do ensino de anatomia humana, visto que os estudantes de Medicina precisam construir um conhecimento sólido para que o utilize na prática clínica. Assim, considerando os avanços tecnológicos e científicos, faz-se necessária a incorporação de atualizações nos recursos utilizados no ensino de anatomia, visando uma aprendizagem mais flexível, criativa e interativa. Objetivos: Conhecer e compreender a importância e as ferramentas inovadoras para o ensino-aprendizagem da matéria de anatomia no curso de Medicina. Metodologia: Este estudo exploratório foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, conduzida por meio de buscas eletrônicas na bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para os critérios de inclusão, foram considerados trabalhos publicados entre 2018 e 2024, disponíveis em português e inglês, que estivessem alinhados ao objetivo do estudo. Resumos, trabalhos de conclusão de curso e estudos que não abordavam o tema proposto foram excluídos. Resultados e Discussão: Foram encontrados 4 artigos que abordaram sobre diferentes formas de ensino de anatomia: produção de mapas conceituais, uso de tecnologias tridimensionais (3D), dissecação, simuladores, jogos e artesanato. Em relação aos mapas conceituais (MC), diagramas que mostram relações entre conceitos de forma hierárquica, apresentam características que favorecem o aprendizado, como ser centrado no aluno e não no professor, atender ao desenvolvimento de destrezas, não se limitando apenas à memorização da informação, e pretender o desenvolvimento de todas as dimensões da pessoa. Em relação à metodologia com tecnologias tridimensionais (3D), foi verificado nos estudos que houve um aumento na interpretação, capacidade e facilidade dos alunos em identificar e denominar as estruturas em todos os seus ângulos. Ainda, os modelos 3D se aproximam do realismo anatômico em estrutura, qualidade e cor, e a mesa anatômica virtual pode reproduzir características estruturais do órgão real, facilitando o aprendizado das relações visuoespaciais. Contudo, é importante citar que o uso de cadáveres foi considerado indispensável no processo de ensino-aprendizagem da anatomia. Em relação ao uso de jogos, videogames ou simuladores, demonstraram que um ambiente lúdico encoraja a participação do estudante e melhora a taxa de retenção de conteúdo, a satisfação, o conhecimento médico e potencialmente as habilidades médicas. Os exercícios de anatomia com realidade interativa promovem oportunidades de aprendizado fora da sala de aula e têm um especial valor para alunos cinestésicos e visuais. Em relação à dissecação, é possível, com essa técnica, a visualização detalhada das estruturas, o que permite melhor aprendizado e aperfeiçoamento técnico, e apesar de dispendiosa e demandar maior esforço, melhora a habilidade de aprendizado. Um modo ativo de ensino tem uma contribuição importante para melhores resultados de aprendizagem, à medida que os próprios alunos descobrem o material, e a interação manual permite que eles estudem a anatomia em suas múltiplas faces, melhorando a compreensão espacial. Em relação ao uso de artesanato, nos estudos foi visto a confecção de estruturas anatômicas em crochê (amigurumis), relacionando os modelos sintéticos ao conteúdo das aulas teóricas e práticas. É possível notar que combinar vários recursos pedagógicos é a melhor maneira de ensinar ciências morfológicas, e esse método de artesanato promoveu grande entendimento sobre Anatomia Comparativa aos estudantes. Conclusão: Visto a importância da disciplina de anatomia, foi possível conhecer e compreender ferramentas inovadoras para o ensino-aprendizagem em anatomia, permitindo que os alunos busquem a técnica que melhor se adapte às suas necessidades e o torne apto a aplicá-la na sua atividade clínica. Portanto, diante da apresentação de novos métodos e técnicas de aprendizagem e de sua compreensão, pode-se concluir que eles podem ser vistos como uma alternativa para utilização no ensino da anatomia.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Sofia Maria Cunha de et al.. A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/952579-A-IMPORTANCIA-DA-INOVACAO-NO-ENSINO-DE-ANATOMIA-HUMANA. Acesso em: 27/05/2025

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