A MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO II COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E DE HABILIDADES COLABORATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO II COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E DE HABILIDADES COLABORATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Bruna Drebes
  • Peter Richard Hall
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/950936-a-monitoria-de-ingles-medico-ii-como-ferramenta-para-o-desenvolvimento-academico-e-de-habilidades-colaborativas--
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Medicina; comunicação; tutoria
Resumo
A MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO II COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E DE HABILIDADES COLABORATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Bruna Drebes¹, Peter Richard Hall². ¹Discente da Faculdade de Medicina de Sobral - UNINTA; ²Docente da Faculdade de Medicina de Sobral - UNINTA; Introdução: No contexto da formação médica, a competência de uma língua estrangeira tornou-se cada vez mais essencial, haja vista a necessidade crescente de um acesso a literatura científica de qualidade, participação em congressos internacionais e a capacidade de se comunicar com os mais diversos pacientes. Dessa forma, a disciplina de Inglês Médico tornou-se um grande alicerce dentro da formação médica, com destaque para a monitoria da disciplina que oferece a oportunidade para o desenvolvimento destas competências proporcionando ao estudando a possibilidade de aprimorar as suas habilidades linguísticas e comunicativas em um ambiente colaborativo. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da monitoria na disciplina de Inglês Médico II para o aprimoramento e melhor desenvoltura das habilidades de comunicação e trabalho em equipe, importantes tanto na vida acadêmica quanto na futura prática profissional. Relato: Durante a realização das atividades como monitora dentro do módulo de Inglês Médico II, foi possível o envolvimento dos monitores em projetos científicos que, em sua maioria, tratavam-se da construção de artigos científicos voltados para o estudo da literatura de grandes bancos de dados internacionais (ex: PubMed, Scielo, …), com a perspectiva de publicá-los futuramente. Já no âmbito presencial, foi possível a participação das aulas dedicadas à explicitação de meios para a construção dos projetos científicos. Os acadêmicos monitores possuem a oportunidades de contribuir com as equipes para elucidação de dúvidas durante a escrita dos projetos e, também, permitiu aos monitores a possibilidade de serem incluídos nas publicações que resultaram desses esforços coletivos. Discussão: Nesse aspecto, a realização de acompanhamento da construção dos artigos científicos não apenas permitiu entender mais sobre os processos de uma pesquisa científica como também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades comunicativas para a realização de trabalhos em grupo, tanto com outros monitores como também com os alunos. Além disso, o módulo compreendeu um período de uso intensivo do inglês voltado para a escrita científica, o que rendeu bons frutos não apenas para entendimento das pesquisas internacionais, mas sim para as provas realizadas no semestre letivo com o uso de artigos internacionais. Conclusão: A monitoria acadêmica no módulo de Inglês Médico II demonstrou ser um uma experiência enriquecedora proporcionando não apenas o aprimoramento das habilidades linguísticas, mas também permitindo o fortalecimento das competências de trabalho em equipe e na resolução de problemas, pontos estes essenciais para o bom convívio entre colegas de trabalho e faculdade, como também para a realização do dia a dia da profissão médica. A vivência como monitor, reforçou como o projeto de monitoria se destaca como uma oportunidade ímpar para o crescimento profissional e pessoal. Palavras-chave: Medicina. Comunicação. Tutoria.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DREBES, Bruna; HALL, Peter Richard. A MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO II COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E DE HABILIDADES COLABORATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/950936-A-MONITORIA-DE-INGLES-MEDICO-II-COMO-FERRAMENTA-PARA-O-DESENVOLVIMENTO-ACADEMICO-E-DE-HABILIDADES-COLABORATIVAS--. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes