A MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO I COMO OPORTUNIDADE PARA INICIAÇÃO NO ESTUDO DE LITERATURA CIENTÍFICA INTERNACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO I COMO OPORTUNIDADE PARA INICIAÇÃO NO ESTUDO DE LITERATURA CIENTÍFICA INTERNACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • THALES DOS SANTOS PIRES DE CARVALHO
  • Peter Richard Hall
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/941940-a-monitoria-de-ingles-medico-i-como-oportunidade-para-iniciacao-no-estudo-de-literatura-cientifica-internacional-
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Medicina. Comunicação. Monitoria. Inglês Médico.
Resumo
Introdução: A medicina atual aplica a uma ideologia de que o tratamento e o cuidado ao ser humano sai de uma visão apenas para a doença e volta-se para a medicina baseada em evidência colocando o indivíduo como centro da assistência. A medicina é uma ciência em constante evolução e, devido a isso, a capacidade de acompanhar essa evolução dá-se por meio da literatura científica. A leitura e compreensão de artigos científicos desempenham papel fundamental na formação médica, pois permitem acesso a descobertas, inovações terapêuticas e diretrizes clínicas. No entanto, muitos desses artigos são predominantemente publicados em inglês, representando um desafio a ser superado pelos estudantes que ainda não dominam completamente essa língua. Dessa forma, é imprescindível que durante a formação acadêmica esses estudantes desenvolvam técnicas de leitura direcionadas a permitir que estes estudantes, mesmo sem grande proficiência da língua inglesa, possam ter um aproveitamento eficaz dessa fonte. Com isso, surge a necessidade da disciplina de Inglês Médico que é destinada para o ensino destas técnicas. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da monitoria na disciplina de Inglês Médico I para iniciação dos estudantes no conhecimento e manuseio da literatura científica internacional. Relato: A monitoria em Inglês Médico I promove o aprimoramento da proficiência na língua inglesa como também auxilia os estudantes na compreensão e domínio do manuseio da literatura científica internacional. Os monitores desempenham papel fundamental para orientação dos estudantes sobre como navegar pelas grandes bases de dados para obtenção de literatura de qualidade, como PubMed, Scielo, Google Acadêmico, entre outros; como também ensinam aos estudantes a entenderem o formato dos artigos acadêmicos, que muitas vezes possuem uma estrutura específica, composta por seções como introdução, metodologia, resultados e discussão. Além disso, os monitores introduzem técnicas de leitura rápida e direcionada que são ferramentas de extrema importância para encontrar palavras-chave, resumos, tabelas e gráficos que forneçam uma visão geral do conteúdo sem a necessidade da leitura integral do texto. Discussão: Os monitores exercem papel de auxiliares na compreensão da estrutura dos artigos científicos internacionais. Com base no seu conhecimento da língua e sob orientação do professor coordenador da disciplina, os monitores buscam traçar métodos e ferramentas que permitam aos estudantes um entendimento do conteúdo das publicações científicas em sua totalidade. Eles ensinam a composição da estrutura dos artigos, o que é vital para que os acadêmicos possam identificar as informações mais relevantes, como hipóteses, resultados principais, metodologias usadas, financiamento da pesquisa, conclusões e informações adicionais dos autores. Além disso, introduzem as técnicas para facilitação da leitura que são importantes para melhor utilização e manejo dessa literatura. As técnicas incluem a identificação de palavras-chave, avaliação do resumo do artigo, formas de avaliar as tabelas e gráficos, e, com isso, visam fornecer uma visão geral do conteúdo; fator esse que é essencial principalmente para os estudantes que não possuem completo domínio da língua. Ao capacitar esses estudantes, os monitores não apenas facilitam a compreensão dos textos, mas também permitem que os alunos possam compreender melhor a língua e, assim, estejam com mais confiança para que, quando necessitar de embasamento científico possam também contar com o uso de trabalhos internacionais. A gratificação dos monitores se dá por meio do retorno dados pelos estudantes que tinham dificuldades para entendimento da língua, mas que, aplicando as técnicas ensinadas, conseguiram bons desempenhos no entendimento dos artigos passados em sala como também na aplicação de testes acadêmicos que exigiam a compreensão dos artigos científicos. Conclusão: Portanto, a monitoria em Inglês Médico desempenha um papel estratégico na formação acadêmica em Medicina, haja vista que a partir dessa disciplina torna-se o estudante capacitado para ter melhores ferramentas para interagir e estar atualizado quanto a ciência global, contribuindo para sua competência profissional, sendo esses resultados vantajosos principalmente para o grupo de monitoria, pois estes tornam-se ainda mais capacitados dentro da língua e na utilização de técnicas de leitura rápida das produções científicas.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, THALES DOS SANTOS PIRES DE; HALL, Peter Richard. A MONITORIA DE INGLÊS MÉDICO I COMO OPORTUNIDADE PARA INICIAÇÃO NO ESTUDO DE LITERATURA CIENTÍFICA INTERNACIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/941940-A-MONITORIA-DE-INGLES-MEDICO-I-COMO-OPORTUNIDADE-PARA-INICIACAO-NO-ESTUDO-DE-LITERATURA-CIENTIFICA-INTERNACIONAL-. Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes