A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE GASTROENTEROLOGIA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE GASTROENTEROLOGIA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Bruna Carla Saboia Sousa
  • NIKAELLE XIMENES RIOS
  • Rebecca Targino Da Costa Jácome
  • Rafael Tobias Carneiro Galdino
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/933128-a-importancia-da-monitoria-de-gastroenterologia-para-formacao-academica-do-monitor--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Gastroenterologia, Monitoria, Medicina
Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica de Gastroenterologia é uma ferramenta de ensino-aprendizagem do curso de Medicina do Centro Universitário INTA- UNINTA, a qual se dedica a fomentar atividades de apoio aos processos de aprendizagem dos alunos e preparar os monitores para a docência. Nesse viés, a monitoria constitui um importante instrumento facilitador para troca de conhecimentos entre os discentes, garantindo aporte pedagógico adequado para que os monitores possam lidar com demandas educacionais e profissionais que surgirão ao decorrer da carreira médica. Objetivo: Relatar a importância da vivência da monitoria de Gastroenterologia para formação acadêmica do monitor no curso de graduação de Medicina do Centro Universitário Inta. Relato: A disciplina de Gastroenterologia possui um total de 90 horas/aula e faz parte da grade curricular do quinto semestre do curso de Medicina da UNINTA. Além do corpo docente, a matéria conta com três monitores para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Estes, por sua vez, apresentaram suas primeiras contribuições logo após a aprovação na monitoria, já no inicio do primeiro semestre de 2024, onde os monitores utilizaram 20 horas semanais extracurriculares como tempo pró-estudante para estudar, elaborar materiais de estudo e preparar aulas teóricas que foram ministradas via Google Meet para os alunos como forma de revisão para a prova, abordando os conteúdos mais votados, mediante formulários realizados pelo WhatsApp, pelos discentes que estavam cursando a disciplina. O embasamento teórico para elaboração das apresentações teve como base de pesquisa e orientação o Tratado de Gastroenterologia: da Graduação à Pós- graduação e Sabiston Tratado de cirurgia: a base biológica da prática cirúrgica moderna. As aulas ocorreram em datas que antecederam as três provas do módulo, totalizado seis encontros virtuais por semestre para cada monitor. Momento no qual foram abordados por meio de slides interativos com fotos e mapas mentais, conteúdos da área de gastroenterologia, como: Cirrose Hepática, Abdome Agudo, Gastrite, Dispepsia Funcional, Doença do Refluxo Gastroesofágico, e outros. Além da exposição teórica, foram realizados momentos de tira dúvidas sobre os assuntos abordados em aula e resolução de questões em grupo para melhorar a fixação do conteúdo ministrado. Por fim, foram disponibilizados resumos elaborados pelos próprios monitores, baseados na bibliografia exigida pelo módulo, acrescidos de formulários online que enviavam feedback das respostas para cada aluno, explicando a razão pela qual a resposta dada era compatível ou não com o padrão de resposta esperado. A todo momento os monitores foram supervisionados pelos professores do módulo, recebendo orientações e correções necessárias para um efetivo processo de aprendizagem, com amplo espaço de discussão e compreensão. Discussão: A monitoria expressa de forma clara, a atual ruptura do ensino voltado para transmissão passiva de conhecimento do docente para o discente, contemplando exigências da formação educacional, tendo em vista a importância do envolvimento do graduando nas atividades de organização, planejamento e execução do trabalho docente, permitindo adquirir e compartilhar experiências e saberes técnicos-científicos, por meio de atividades teóricas e práticas, que contribuem de forma positiva na formação acadêmica e profissional dos monitores. Conclusão: A experiência na monitoria de gastroenterologia contribui significativamente para uma adequada formação estudantil, tornando-se de fundamental relevância discutir sobre a importância dessa atividade acadêmica no ensino superior, tendo em vista que a mesma funciona como pilar para o aprendizado de conteúdos extremamente relevantes relacionados a área, o que auxilia na capacitação acadêmica e profissional do monitor. Desse modo, foi possível compreender que o processo de formação estudantil requer inúmeras ferramentas para proporcionar um efetivo aprendizado, e dentre elas, a monitoria de Gastroenterologia se destaca como forma de aprimorar a autonomia, responsabilidade e a capacidade de desenvolver a oratória, pontos fundamentais para formação médica. Dessa forma, as ações desenvolvidas pela monitoria de Gastroenterologia, corroboram de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico daqueles que a compõem.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Bruna Carla Saboia et al.. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE GASTROENTEROLOGIA PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/933128-A-IMPORTANCIA-DA-MONITORIA-DE-GASTROENTEROLOGIA-PARA-FORMACAO-ACADEMICA-DO-MONITOR--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes