A MONITORIA DE HAP V COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO MÉDICA E HUMANA DENTRO DOS CONCEITOS ÉTICOS E BIOÉTICOS.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
A MONITORIA DE HAP V COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO MÉDICA E HUMANA DENTRO DOS CONCEITOS ÉTICOS E BIOÉTICOS.
Autores
  • Camila Benevides Pantoja
  • Rafael Nobre Lopes
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/931745-a-monitoria-de-hap-v-como-ferramenta-para-a-formacao-medica-e-humana-dentro-dos-conceitos-eticos-e-bioeticos
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Medicina, Monitoria, Bioética, Ética Médica
Resumo
Introdução: A bioética tornou-se um dos principais temas na prática médica nas últimas décadas, devido ao desenvolvimento das tecnologias e ao avanço no reconhecimento do tratamento humanitário dentro da profissão médica. A bioética visa estabelecer os princípios que orientam e garantem um serviço assistencial adequado e profissional, o que é possível por meio dos pilares da beneficência, não-maleficência, justiça e autonomia. Este ramo da ciência busca capacitar o profissional através da compreensão dos aspectos morais da medicina, com base em diversas abordagens práticas que consideram as esferas filosóficas, sociais, culturais e jurídicas da sociedade. Diante disso, o ensino e aprimoramento das noções de bioética na formação médica tornaram-se indispensáveis para o manejo adequado dos novos profissionais em formação. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a relevância da vivência como monitora na disciplina de Habilidades e Atitudes Profissionais V (HAP V) para o desenvolvimento e aprimoramento dos conceitos éticos e a promoção de habilidades e competências para a aplicação desses conceitos, tanto na vida acadêmica quanto na futura prática profissional. Relato: Na execução das atividades como monitora de HAP V, oferecida pela Faculdade de Medicina (FAMED), é possível acompanhar os acadêmicos de medicina do 5° semestre na realização de simulações e dramatizações voltadas para a abordagem prática dos principais marcos bioéticos. Essas atividades inserem, de maneira realística, os acadêmicos em situações desafiadoras e comuns no dia a dia da profissão médica. Os principais temas abordados durante o semestre incluíram publicidade médica, transexualidade, aborto e reprodução assistida. Esses temas envolvem uma série de aspectos bioéticos e morais que frequentemente colocam o médico diante de dilemas entre suas obrigações profissionais e seus valores pessoais. A abordagem desses temas promove o preparo antecipado dos estudantes, desenvolvendo novas técnicas de abordagem, formas de se conectar com o paciente e modos de se comportar diante de dilemas éticos típicos da prática médica. Exercer o papel de tutora dentro do módulo proporcionou uma visão abrangente das principais dificuldades apresentadas pelos alunos observados durante o semestre, destacando a necessidade de intervenção dos tutores para ampliar a compreensão dos alunos sobre as situações e promover a aplicação das diretrizes bioéticas. Um exemplo notável são as simulações em que os estudantes se deparam com atores que desempenham o papel de pacientes, como uma mãe que teve seu segundo aborto consecutivo. Nessas ocasiões, os alunos aplicam técnicas de comunicação e postura médica ensinadas em sala de aula, associadas à intervenção dentro dos preceitos éticos e bioéticos exigidos pela medicina. Durante essas encenações, os monitores atuam não apenas como tutores, mas também como avaliadores, servindo como ferramentas do corpo docente para verificar se os alunos atingiram os objetivos previamente estabelecidos pela disciplina de HAP V. Discussão: No processo de formação médica, estar presente no aprendizado, aplicação e supervisão dos conceitos bioéticos e éticos da profissão médica permite ao monitor da disciplina não apenas relembrar tópicos importantes, mas também adquirir uma visão holística da prática profissional e da vida em si. O tutor de HAP V desenvolve técnicas variadas para aperfeiçoar o entendimento da bioética e aprimora meios de identificação profissional e humana dos diferentes casos que podem surgir no exercício da profissão. Além disso, a monitoria acadêmica atribui ao estudante a responsabilidade de demonstrar competência no assunto e a necessidade de adaptar-se para esclarecer dúvidas, aplicar questionários sobre os temas discutidos no módulo e auxiliar na construção das dramatizações, desenvolvendo conceitos e técnicas alinhados aos preceitos éticos. Esses momentos são cruciais para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz, pois o monitor precisa transmitir o conhecimento de maneira acessível e compreensível. Conclusão: A monitoria acadêmica no módulo de HAP V promove capacitação teórica, refinamento de competências bioéticas e uma visão técnica e crítica dos diversos contextos em que o profissional médico pode estar inserido e que podem requerer decisões éticas. Os monitores, ao desenvolverem tais competências, tornam-se não apenas melhores profissionais, mas também crescem como seres humanos.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PANTOJA, Camila Benevides; LOPES, Rafael Nobre. A MONITORIA DE HAP V COMO FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO MÉDICA E HUMANA DENTRO DOS CONCEITOS ÉTICOS E BIOÉTICOS... In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/931745-A-MONITORIA-DE-HAP-V-COMO-FERRAMENTA-PARA-A-FORMACAO-MEDICA-E-HUMANA-DENTRO-DOS-CONCEITOS-ETICOS-E-BIOETICOS. Acesso em: 08/05/2025

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