BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS POR UM MONITOR DE FARMACOLOGIA CLÍNICA NO CURSO DE MEDICINA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS POR UM MONITOR DE FARMACOLOGIA CLÍNICA NO CURSO DE MEDICINA
Autores
  • Hilario Oliveira Mororó Filho
  • FELIPE GOMES PINHEIRO
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/931275-beneficios-adquiridos-por-um-monitor-de-farmacologia-clinica-no-curso-de-medicina
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Habilidades, Monitoria, Medicina
Resumo
Introdução: A monitoria acadêmica consiste em um trabalho pedagógico com o qual o professor orienta e é assistido pelo monitor que, por demonstrar ter maior capacidade em determinada área do conhecimento, o auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Os métodos trazidos pelo Centro Universitário INTA – UNINTA, com relação ao projeto de monitoria do módulo de Propedêutica médica, na área de Farmacologia Clínica, são de suma importância para a formação acadêmica. O módulo tem como objetivo conduzir os melhores métodos clínicos no tratamento das principais patologias na clínica médica. Relato: Na prática de monitoria, as habilidades, oportunidades e competências desenvolvidas pelo aluno o possibilitam destacar-se em meio acadêmico em decorrência da elevada quantidade e riqueza dos conhecimentos e experiências adquiridas durante o exercício deste trabalho. Já no contexto da graduação, além de estabelecer relações diretas com outros alunos e com docentes da disciplina, o que também poderá permitir o desenvolvimento de habilidades técnicas, pedagógicas, de comunicação e de convívio interpessoal, bem como capacidade de liderar. Afim de traçar maneiras de otimizar o cronograma do docente e do discente monitor, foram realizadas reuniões periódicas, nas quais foram abordadas as expectativas do docente e os objetivos a serem cumpridos pelo monitor. Foram realizadas abordagens entre os monitores-estudantes e os professores, com fito de identificar a forma de ensino que seria mais adequada e que trouxesse mais resultados para ambos. Nesse sentido, a utilização de plataformas virtuais, como, por exemplo, o Google Meet e Google Classroom, ampliam a discussão de conteúdos e possibilitam a realização de questões elaboradas pelo monitor, não se excluindo a necessidade de encontros presenciais para debater questões de dúvidas dos alunos. Ademais, o ensino ativo de prescrição de receitas médicas com o objetivo de aumentar a habilidade de prescrição de medicamentos pelo estudante e otimizar seus meios de aprendizado, foram criados pelo monitor e revisados pelo docente. Discussão: O interesse do aluno pela monitoria acadêmica depende de diversos fatores, entre eles: desempenho do aluno na disciplina em questão; afinidade pelo conteúdo ministrado; habilidades demonstradas em ensino e resolutividade demonstradas pelo monitor; conveniência dos horários de ensino; entre outros. Com isso, a monitoria – como método auxiliar – vem se mostrando um importante fator de aprendizado e de perspectiva do desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para a docência. Conclusão: Destarte, entende-se que a monitoria, como instrumento facilitador de ensino, pesquisa e extensão, vem se mostrando eficaz no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Por fim, infere-se que a monitoria simboliza um elemento ímpar no que tange um maior contato do discente-monitor com as atividades de docência e com os discentes, visando o aprofundamento nos estudos. Dessa forma, outros estudantes devem ser estimulados a concorrer às vagas de monitoria de Propedêutica Médica, no âmbito da Farmacologia Clínica, tendo em vista que a participação dos alunos nas atividades aqui relatadas pode consolidar o pensamento crítico e a inteligência criativa, além de possibilitar maior facilidade e habilidade nos futuros atendimentos médicos.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, Hilario Oliveira Mororó; PINHEIRO, FELIPE GOMES. BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS POR UM MONITOR DE FARMACOLOGIA CLÍNICA NO CURSO DE MEDICINA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/931275-BENEFICIOS-ADQUIRIDOS-POR-UM-MONITOR-DE-FARMACOLOGIA-CLINICA-NO-CURSO-DE-MEDICINA. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes