O IMPACTO DAS GINCANAS SIMULADAS NAS ATIVIDADES DA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA.

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
O IMPACTO DAS GINCANAS SIMULADAS NAS ATIVIDADES DA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA.
Autores
  • Edla Gomes Castro
  • Guylherme Portela Melo
  • Lídia Amanda de Sousa Santos
  • Lucas Lopes Santos Leão
  • Márcio Gabriel Teixeira Soares
  • Maria Eduarda Souza de Paulo
  • Milena Arraes
  • Sofia Maria Cunha de Carvalho
  • José Carlos de Araújo Fontenele
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/929263-o-impacto-das-gincanas-simuladas-nas-atividades-da-monitoria-de-anatomia-humana
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Monitoria; Anatomia humana; Relato de experiência.
Resumo
INTRODUÇÃO A monitoria da disciplina de Anatomia humana do Centro Universitário Inta – UNINTA desenvolve o aprimoramento da formação profissional dos alunos e a melhoria da qualidade de ensino, por meio de métodos para o contextualizar e aperfeiçoar o entendimento teórico e o desenvolvimento de habilidades nas práticas relacionadas a iniciação à docência do monitor. A Anatomia Humana estuda o corpo por diferentes métodos, incluindo as metodologias ativas. As práticas realizadas nas atividades de monitoria promovem momentos extracurriculares que consolidam conhecimentos aos monitores e agregam novas perspectivas aos alunos de primeiro e segundo semestre de medicina no decorrer dos conteúdos estudados por estes. Desse modo, a realização de gincanas simuladas favorece a fixação da temática estudada e a formação de perspectivas amplas sobre os assuntos explorados pelos alunos. OBJETIVOS Relatar a experiência acadêmica, enquanto monitora, percebida com as gincanas simuladas desenvolvidas nas atividades de monitoria. RELATO Após a exposição dos conteúdos apresentados em sala de aula pelo professor, a monitoria de anatomia agenda práticas semanalmente nos laboratórios morfofuncionais do UNINTA, focando nos conteúdos que estão sendo estudados pelos alunos de primeiro e segundo semestre de medicina dos períodos 2023.2 e 2024, tirando as dúvidas e ajudando na sedimentação do conteúdo e preparação para as gincanas de cada módulo. Os alunos ficam à vontade para analisar as peças, revisar as estruturas anatômicas e sanar dúvidas com os monitores. Durante a prática, os monitores elaboram uma Gincana Simulada, que consiste em uma simulação da prova prática que os alunos realizarão como componente das avaliações de módulo. Nessa simulação, são demarcadas algumas estruturas anatômicas com alfinetes nas referentes estruturas dos órgãos, para que os estudantes possam descrever a nomenclatura precisa da estrutura apontada. Os estudantes anotam suas respostas e conferem com o gabarito dos monitores no fim da prática. DISCUSSÃO Foi percebido que as gincanas simuladas auxiliam na fixação de conteúdos, visto que abrange diferentes marcações de áreas anatômicas nas peças, abrindo margem para o surgimento de dúvidas e para estas serem sanadas. Além disso, é percebido um melhor aprendizado da nomenclatura de estruturas, que muitas vezes são difíceis, que em um primeiro contato teria sido de difícil memorização, mas com a repetição no teste existe um esforço maior para a lembrança a longo prazo. Ademais, apesar de serem em um horário fora das aulas convencionais, existe uma adesão significativa dos alunos nas monitorias, permitindo que a execução das gincanas simuladas promova um maior vínculo entre monitor e aluno, favorecendo a prática de sanar dúvidas e de esclarecer possíveis lacunas que existiam na percepção do conteúdo teórico pelos alunos de semestres iniciais. CONCLUSÃO Portanto, foi percebido que esse método de aprendizado se mostrou muito benéfico para os alunos visto que além de funcionar como um meio de autoavaliação antes da prova efetiva, os estudantes encontraram nessa metodologia uma forma de praticar e de perceber onde estavam as suas principais lacunas de aprendizado, para revisá-las e fixa-las de forma eficiente, propiciando um real aprendizado dos conteúdos da disciplina de anatomia humana, que serão essenciais para a formação médica.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, Edla Gomes et al.. O IMPACTO DAS GINCANAS SIMULADAS NAS ATIVIDADES DA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA... In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/929263-O-IMPACTO-DAS-GINCANAS-SIMULADAS-NAS-ATIVIDADES-DA-MONITORIA-DE-ANATOMIA-HUMANA. Acesso em: 22/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes