O IMPACTO DAS SIMULAÇÕES REALÍSTICAS DO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV NA PRÁTICA CLÍNICA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 21/11/2024 - ISBN: 978-65-272-1038-2

Título do Trabalho
O IMPACTO DAS SIMULAÇÕES REALÍSTICAS DO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV NA PRÁTICA CLÍNICA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Ana Beatriz Rodrigues de Siqueira
  • Livia Souza Lima
  • Lia Magalhães de Almeida
  • Gisella Ramos Mesquita
  • Leticia Diogenes
  • Niedja Maruccy Gurgel da Cruz Grangeiro
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Monitoria / Ensino
Data de Publicação
21/11/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/924282-o-impacto-das-simulacoes-realisticas-do-modulo-de-habilidades-e-atitudes-profissionais-iv-na-pratica-clinica-dos-
ISBN
978-65-272-1038-2
Palavras-Chave
Simulação Realística, Monitoria, HAP IV.
Resumo
INTRODUÇÃO: As simulações realísticas fazem parte da carga horária do módulo de Habilidades e Atitudes Profissionais IV (HAP IV) do curso de medicina do Centro Universitário INTA - UNINTA. Ocorrem três simulações semestrais para as turmas do quarto semestre, com o intuito de preparar os alunos para possíveis situações da prática clínica, aprendendo como conduzir uma consulta e conseguir vincular com o paciente. OBJETIVO: Relatar sobre o impacto das simulações realísticas na prática clínica dos estudantes de medicina do quarto semestre do UNINTA. RELATO: A experiência na monitoria de HAP IV durante o ano vigente como monitora foi desafiadora e positiva. Nela, foi possível proporcionar aos alunos o conhecimento das práticas clínicas e ensiná-los a como lidar com as situações cotidianas, oportunidade gratificante e realizadora, que me permitiu contribuir para o aprendizado deles e também aprimorar minhas habilidades e conhecimentos na área médica. Após cada simulação há um momento de feedback, onde há uma troca de conhecimentos do monitor com o aluno, pontuando o desempenho do estudante na simulação e relatando o que deve se melhorar na consulta e como prosseguir nas posteriores com os pacientes. A monitoria tem o intuito de ajudar no desenvolvimento de habilidades profissionais dos estudantes, visando ensiná-los a como lidar com os seus sentimentos e os do paciente, não deixando a situação abalar a consulta e manter a postura profissional. No papel de monitores e estando atualmente no ciclo clínico, elaboramos possíveis representações da prática clínica dos estudantes, aumentando o nível de dificuldade da consulta a cada simulação, visando preparar o aluno para lidar com pacientes não colaborativos, como realizar a abordagem ao seu acompanhante, além de sempre exercer a empatia com o paciente e sua condição. O monitor fica disponível para tirar as dúvidas dos estudantes durante o feedback e também pelos meios digitais, além de haver um momento de encerramento após cada simulações com toda turma, monitores e professora, onde os alunos expressam e relatam o que sentiram durante a simulação e como lidaram com a situação, os monitores destacam qual foi intuito da simulação e de qual forma os estudantes podem conduzir o caso, enfatizando situações de vivências clínicas, orientando os estudantes a enfrentarem situações clínicas complexas com confiança. DISCUSSÃO: Foi possível identificar ao longo das simulações realísticas a evolução dos alunos, lidando com as mais adversas situações com preparo profissional e mais confiança, conseguindo vincular com o paciente apesar das condições do atendimento. O momento do encerramento das simulações é rico em conhecimentos, por parte de todos monitores que contribuem com o aprendizado dos alunos, sob orientação da professora e do ponto de vista dos estudantes sobre as simulações, havendo uma troca de informações. CONCLUSÃO: Portanto, compreende-se a importância do módulo e de suas simulações realísticas como preparação para o estudante que irá entrar no ciclo clínico. Além de orientar o aluno a como lidar com suas emoções e não as deixar afetar o atendimento apesar da situação, manter a postura profissional e demonstrar habilidades para conduzir a consulta.
Título do Evento
XI Jornada Outubro Acadêmico
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SIQUEIRA, Ana Beatriz Rodrigues de et al.. O IMPACTO DAS SIMULAÇÕES REALÍSTICAS DO MÓDULO DE HABILIDADES E ATITUDES PROFISSIONAIS IV NA PRÁTICA CLÍNICA DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais da XI Jornada Outubro Acadêmico. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11outubroacademico/924282-O-IMPACTO-DAS-SIMULACOES-REALISTICAS-DO-MODULO-DE-HABILIDADES-E-ATITUDES-PROFISSIONAIS-IV-NA-PRATICA-CLINICA-DOS-. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes