O ENSINO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
O ENSINO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Autores
  • Barbara Alves
  • Marina Furtado Gonçalves
Modalidade
Resumo
Área temática
FORMAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: Formação profissional - graduação e pós-graduação
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/168187-o-ensino-de-conservacao-restauracao-de-bens-culturais-moveis-nas-universidades-publicas
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
Ensino, bacharelado em conservação-restauração, universidades federais brasileiras.
Resumo
As primeiras disciplinas que contemplavam a conservação-restauração de bens culturais no Brasil foram implementadas em 1951, com a participação do professor Edson Motta, considerado um dos pioneiros em formação na área. Seguindo os preceitos deontológicos do campo de estudo que se consolidava, em 1978, a professora Beatriz Coelho fundou o Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (CECOR), um órgão complementar da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que passou a oferecer o curso de especialização em conservação-restauração de bens culturais móveis. Diante da grande demanda do mercado por profissionais conservadores-restauradores capacitados, iniciou-se o processo de implementação dos cursos de bacharelado em conservação-restauração de bens culturais móveis, que culminou na instauração do curso na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no ano de 2008, na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no segundo semestre de 2008 e, por fim, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2010. O atual curso de bacharelado em conservação-restauração da UFMG, em turno diurno, possui duração mínima de quatro anos e máxima de sete anos. O curso sediado na EBA/UFMG conta com uma diversidade de laboratórios e docentes de várias áreas de formação, permitindo aos alunos acesso a uma formação multi e interdisciplinar que os capacita a atuar no mercado, em instituições públicas e/ou privadas assim como identificar, analisar, discutir e intervir no âmbito de diferentes categorias de bens patrimoniais móveis, tais como: pintura, documentos gráficos e fílmicos, esculturas, mobiliário, têxteis e objetos arqueológicos. O curso da UFPEL tem como foco a abordagem e tratamento de três principais tipologias de suportes dos bens culturais, sendo elas: pintura, madeira e papel. Porém, da mesma forma que a UFMG, o curso oferece disciplinas que contemplam suportes têxteis, cerâmicos, pétreos, fotográficos, metais e outras que abordam o tema da arte contemporânea. O bacharelado, em turno noturno, possui duração mínima de três anos e meio e máxima de seis anos. O bacharelado em Conservação e Restauração ofertado pela UFRJ tem por finalidade formar profissionais capacitados tecnicamente, gerencialmente e curatorialmente, a fim de atender as necessidades do patrimônio cultural. Para tanto, oferece disciplinas voltadas à conservação e restauro de escultura, pintura e papel, prática de desenho, história, arte contemporânea e curadoria. Sua estrutura conta com laboratórios de pintura, arte contemporânea, informática, escultura e papel. O curso é diurno e possui duração de, no mínimo, oito semestres e máximo de doze semestres. Os cursos ofertados nas três universidades federais brasileiras têm como objetivo formar bacharéis em conservação-restauração capacitados para atuar no mercado, visando a preservação dos bens culturais móveis, bem como intervir na materialidade dos objetos, seguindo uma metodologia científica pautada na ética. Os cursos são presenciais, com ingresso anual, e estruturam-se a partir de carga teórica e prática. Observa-se a concentração dos cursos em universidades nas regiões sul e sudeste do país, sendo de fundamental necessidade que cursos da mesma natureza sejam implementados em outras regiões para o fortalecimento do patrimônio cultural nacional, bem como a formação de profissionais especializados.
Título do Evento
11º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Barbara; GONÇALVES, Marina Furtado. O ENSINO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS MÓVEIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS.. In: Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/168187-O-ENSINO-DE-CONSERVACAO-RESTAURACAO-DE-BENS-CULTURAIS-MOVEIS-NAS-UNIVERSIDADES-PUBLICAS. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes