ARGUMENTO TEÓRICO E DEMONSTRATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS ARQUEOLÓGICOS. PARA A CURADORIA DE ARTEFATOS LÍTICOS, UM PASSO ATRÁS PARA SERMOS CONTEMPORÂNEOS: ANÁLISES VIÁVEIS E ÚTEIS PARA CONFIRMAÇÃO DE FATOS ANTRÓPICOS EM OBJETOS DE MATÉRIAS-PRIMAS DIVERSAS.

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
ARGUMENTO TEÓRICO E DEMONSTRATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS ARQUEOLÓGICOS. PARA A CURADORIA DE ARTEFATOS LÍTICOS, UM PASSO ATRÁS PARA SERMOS CONTEMPORÂNEOS: ANÁLISES VIÁVEIS E ÚTEIS PARA CONFIRMAÇÃO DE FATOS ANTRÓPICOS EM OBJETOS DE MATÉRIAS-PRIMAS DIVERSAS.
Autores
  • Ted Henrique da Silva Cézar
Modalidade
Resumo
Área temática
AS DIVERSAS DIMENSÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: Patrimônio cultural, do material ao imaterial
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/168066-argumento-teorico-e-demonstrativo-para-identificacao-de-objetos-arqueologicos-para-a-curadoria-de-artefatos-liti
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
Litoral, Ocupações, Pleistoceno.
Resumo
Reconhecer artefatos antigos é um problema para parte dos (as) profissionais da arqueologia brasileira, acarretando uma perda incalculável de dados sobre as primeiras movimentações humanas na América do Sul. Ao identificar objetos no aterro de um Sítio Histórico, em Recife-PE, o autor foi incumbido a caracterizá-los arqueologicamente. Os principais objetivos são identificar ações antrópicas, demonstrá-las e sensibilizar os pares para reduzir a perda de dados sobre a antiga presença humana nesse território. A hipótese é que os objetos são artefatos pré-históricos, seus subprodutos e fragmentos, evidenciando ocupações na Costa do Nordeste brasileiro por populações que caçaram e processaram a megafauna e outras fontes proteicas. Foram resgatados objetos líticos com uma pátina intensa, amostras de sedimento, fragmento de casca de ovo e de cerâmica, ossos e pérolas negras. Ambos passiveis de datação por métodos como o C14, U-Th, TL e OLS. O autor identificou três sítios no litoral paraibano com indústrias e estratigrafias similares. Relações poderão ser feitas quanto às ‘escolhas’ de matérias-primas, da localização a céu aberto e a uma, curiosa, técnica de lascar blocos de ‘cerâmica’ ou qualquer material sólido resistente. Partiu-se de métodos organolépticos com observação e registro fotográfico intensivos, empregando-se a traceologia com magnificação entre 10 X e 1.000 X, associando à proposta de Annette Laming-Emperaire (1967) para estudo de indústrias líticas da América do Sul, com adaptações e o apoio teórico de outros autores. Através de abordagens viáveis economicamente, em curto prazo e de forma segura foi possível identificar e demonstrar que há fatos antrópicos nos objetos. A partir da compreensão geológica do sedimento que contém os artefatos propõe-se a designação de estrato guia. Os resultados obtidos produziram evidências que poderão corroborar com o reconhecimento de movimentações humanas no Continente durante o Pleistoceno. Busca-se socializar os resultados através de uma ‘série de artigos científicos’.
Título do Evento
11º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CÉZAR, Ted Henrique da Silva. ARGUMENTO TEÓRICO E DEMONSTRATIVO PARA IDENTIFICAÇÃO DE OBJETOS ARQUEOLÓGICOS. PARA A CURADORIA DE ARTEFATOS LÍTICOS, UM PASSO ATRÁS PARA SERMOS CONTEMPORÂNEOS: ANÁLISES VIÁVEIS E ÚTEIS PARA CONFIRMAÇÃO DE FATOS ANTRÓPICOS EM OBJETOS DE MATÉRIAS-PRIMAS DIVERSAS... In: Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/168066-ARGUMENTO-TEORICO-E-DEMONSTRATIVO-PARA-IDENTIFICACAO-DE-OBJETOS-ARQUEOLOGICOS-PARA-A-CURADORIA-DE-ARTEFATOS-LITI. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes