ALAGADA E ESQUECIDA: A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO RIO SÃO BENTO E A DESTRUIÇÃO DA COMUNIDADE SÃO PEDRO EM SIDERÓPOLIS/SC.

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
ALAGADA E ESQUECIDA: A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO RIO SÃO BENTO E A DESTRUIÇÃO DA COMUNIDADE SÃO PEDRO EM SIDERÓPOLIS/SC.
Autores
  • Rodrigo Fabre Feltrin
  • Caroline Bonetto Monteiro
  • Geovana Maria Pereira
Modalidade
Resumo
Área temática
AS DIVERSAS DIMENSÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: Patrimônio cultural, do material ao imaterial
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/164526-alagada-e-esquecida--a-construcao-da-barragem-do-rio-sao-bento-e-a-destruicao-da-comunidade-sao-pedro-em-sideropo
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
Patrimônio Cultural, Barragem do Rio São Bento; Siderópolis
Resumo
O valor do patrimônio cultural, seja ele material ou imaterial, está sob a luz de muitos estudos devido à sua relevância para a história. Nesse contexto, tomamos como partido as recomendações da Carta Patrimonial de Paris (2003), desenvolvida por órgãos de preservação de âmbito internacional, que trata da salvaguarda da cultura tradicional e popular, caracterizada também como um patrimônio imaterial da humanidade. Sendo assim, este estudo conduz-se sobre uma análise que aponta as relações do filme Narradores de Javé (2003) com a construção da Barragem do Rio São Bento, que resultou no deslocamento dos moradores da comunidade de São Pedro, localizada na cidade de Siderópolis/SC, e suas relações conjuntivas com a Carta Patrimonial citada. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental para o desenvolvimento do trabalho. Primeiramente, apresentam-se os objetivos da pesquisa e a metodologia adotada. Na sequência, expõe-se a fundamentação teórica necessária para a abordagem. Depois, apresentamos a cidade e a localidade a ser estudada, contando a sua história desde a fundação até os dias atuais. Posteriormente, apresentam-se as relações com o filme, as demais reflexões sobre o tema e o artigo é finalizado com as constatações e considerações finais do estudo.
Título do Evento
11º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FELTRIN, Rodrigo Fabre; MONTEIRO, Caroline Bonetto; PEREIRA, Geovana Maria. ALAGADA E ESQUECIDA: A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO RIO SÃO BENTO E A DESTRUIÇÃO DA COMUNIDADE SÃO PEDRO EM SIDERÓPOLIS/SC... In: Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/164526-ALAGADA-E-ESQUECIDA--A-CONSTRUCAO-DA-BARRAGEM-DO-RIO-SAO-BENTO-E-A-DESTRUICAO-DA-COMUNIDADE-SAO-PEDRO-EM-SIDEROPO. Acesso em: 15/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes