MATRIZ XILOGRÁFICA DEPOENTE DOS SABERES DO AUTOR, EM OSWALDO GOELDI

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
MATRIZ XILOGRÁFICA DEPOENTE DOS SABERES DO AUTOR, EM OSWALDO GOELDI
Autores
  • Jefferson Pereira Nepomuceno
Modalidade
Resumo
Área temática
AS DIVERSAS DIMENSÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: Patrimônio cultural, do material ao imaterial
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/163123-matriz-xilografica-depoente-dos-saberes-do-autor-em-oswaldo-goeldi
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
matriz xilográfica, Oswaldo Goeldi, Patrimonio Imaterial
Resumo
A gravura é um meio de expressão indireto, sua confecção depende da ação do autor na matriz, no que diz respeito a qual e como se utiliza do papel, ao modo como aplica a tinta, à pressão desta sobre o papel e a própria constituição material da tinta. Tantos são os aspectos necessários para reconstituir o ambiente no qual uma gravura é confeccionada, que se torna improvável recriá-lo com o autor morto, já que os momentos em que o mesmo tem participação decisiva para a confecção da gravura são inúmeros e no meio deste fazer criativo há circunstâncias que não deixam legado físico. Assim, entendemos a matriz como objeto e não como obra, o que atrela a percepção do tratamento da peça também como meio de pesquisa do modus operandi do artista. Uma vez limpa e bem conservada, a matriz se constitui um memorial descritivo do autor. Pode-se através da peça chegar a algum nível da construção autoral. Como um caminho direto de pesquisa, a matriz, dessa forma, torna-se um relato da ação criativa. Por tantos elementos, a matriz se constitui um documento direto, capaz e aberto à pesquisa. Sendo objeto, pressupomos a matriz como elemento depoente de patrimônio intangível, visão corroborada por José Gonçalves em “O espirito e a matéria: patrimônio enquanto categoria de pensamento” (2007). Assim, esta pesquisa visa discutir a matriz xilográfica como portadora dos saberes do autor, contribuindo para a construção de um entendimento desse objeto como patrimônio imaterial para além da obra de arte, como produto de um processo. Nesse sentido, a partir da análise das obras do gravador Oswaldo Goeldi, pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA-RJ), as quais constituem o corpus para um estudo de caso. Tal estudo pretende trazer ao debate a significação da matriz xilográfica e a xilogravura dentro do ambiente do patrimônio cultural. Abordaremos a matriz de xilogravura num ambiente cuja sua problematização é carente quanto à sua significação. Muito mais que uma guarda histórica e estéril, a epistemologia individual traz consigo uma abertura significativa de pesquisa, seja no campo técnico, seja no campo de uma significação do autor. Apesar de ausência de crítica específica da significação da matriz em documentos legislatórios e de fontes relacionadas ao tema, uma série de teóricos contribui para um debate epistemológico, tanto do fazer artístico da gravura, quanto da própria argumentação contemporânea do patrimônio imaterial.
Título do Evento
11º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. MATRIZ XILOGRÁFICA DEPOENTE DOS SABERES DO AUTOR, EM OSWALDO GOELDI.. In: Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/163123-MATRIZ-XILOGRAFICA-DEPOENTE-DOS-SABERES-DO-AUTOR-EM-OSWALDO-GOELDI. Acesso em: 23/06/2025

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