“DIA DE FOLIA”: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM JOÃO PINHEIRO/MG

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
“DIA DE FOLIA”: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM JOÃO PINHEIRO/MG
Autores
  • Julia Gontijo Braga
Modalidade
Resumo
Área temática
FORMAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: Educação patrimonial
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/163026-dia-de-folia--educacao-patrimonial-em-joao-pinheiromg
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
Patrimônio Cultural; Educação Patrimonial; Folia de Reis.
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar o projeto de educação patrimonial desenvolvido na Escola Estadual José Romero da Silveira - NEEC, no município de João Pinheiro, Minas Gerais. O Projeto “Dia de Folia” foi pensado a partir de um diagnóstico prévio elaborado acerca do patrimônio cultural de João Pinheiro. Neste estudo identificou-se que a maioria das atividades relativas à educação patrimonial são voltadas ao patrimônio material e à visita aos bens tombados. Assim, optou-se por trabalhar a valorização e salvaguarda da Folia de Reis, único patrimônio imaterial registrado pelo município. Para a construção desse Projeto foram feitas parcerias com a Secretaria de Cultura de João Pinheiro e a Escola Estadual José Romero da Silveira, onde as oficinas se realizaram. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 5° ano e propôs a inserção dessas crianças na temática da Folia de Reis, promovendo uma reflexão sobre os seus personagens e performances. Também foram estabelecidos diálogos com a Associação dos Foliões de Santos Reis de João Pinheiro e a Folia Mirim de João Pinheiro, formada por alunos da Escola Municipal Israel Pinheiro – CAIC, que foi recebida pelos participantes da oficina para o encerramento da atividade na qual houve a construção simbólica de uma Festa de Reis. Acredita-se que esse processo, em que a noção de pertencimento é formada por meio de oficinas práticas e vivências simbólicas, possa ser mais efetivo na construção coletiva e democrática do conhecimento, uma vez que conhecer, por si só, não é suficiente para garantir a preservação dos bens culturais. É importante, portanto, que haja um trabalho reflexivo e crítico em relação ao patrimônio cultural, já que ações pontuais, como a distribuição de cartilhas e folhetos, na maioria das vezes apenas informam, sem gerar de fato, uma prática educativa. Com a conclusão do Projeto, elaborou-se um Relatório sobre as atividades de educação patrimonial desenvolvidas, aos moldes do ICMS Cultural, para que a Secretaria de Cultura possa enviar ao IEPHA junto aos outros conjuntos documentais.
Título do Evento
11º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Julia Gontijo. “DIA DE FOLIA”: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM JOÃO PINHEIRO/MG.. In: Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/163026-DIA-DE-FOLIA--EDUCACAO-PATRIMONIAL-EM-JOAO-PINHEIROMG. Acesso em: 03/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes