"CONHECER PARA PRESERVAR": A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ATRAVÉS DA MODELAGEM EM BARRO

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
"CONHECER PARA PRESERVAR": A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ATRAVÉS DA MODELAGEM EM BARRO
Autores
  • JULIANA AGUIAR CAVALCANTE MONTEIRO
  • Eduardo Faustino dos Santos
  • Vanessa Gomes Santana
  • Ana Cristina Santos Limeira
Modalidade
Resumo
Área temática
FORMAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: Educação patrimonial
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/162646-conhecer-para-preservar--a-valorizacao-do-patrimonio-cultural-atraves-da-modelagem-em-barro
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
Educação Patrimonial. Modelagem. Educação.
Resumo
O presente artigo, se propõe a apresentar o percurso de um trabalho extensionista realizado com alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 12 anos da Escola Municipal de Educação Básica Maria Stela Cabral de Almeida localizada na cidade de Capela-AL. A proposta buscou, de forma dinâmica, disseminar noções de patrimônio e conservação da cultura local, baseadas na apropriação de prerrogativas contidas em ações educativas de Educação Patrimonial, através de práticas tradicionais de modelagem em barro desenvolvidas por artistas locais do município de Capela-AL. Além disso, visou contribuir com o desenvolvimento da sociedade, constituindo vínculo que estabelece troca de saberes, conhecimentos e experiências. Diante do apresentado, e, após análise do Compromisso de Brasília de 1970, e da observação da falta de disseminação desse conteúdo no âmbito escolar, entende-se que colaborar com o processo de ensino e aprendizagem significa uma expansão da valorização do patrimônio cultural, uma vez que o documento em questão, garantia que disciplinas ligadas à valorização do patrimônio nacional, seriam incluídas nos currículos escolares de nível primário, médio e superior e que matérias que versassem sobre o conhecimento e a preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural ligadas à tradição nacional, estariam presentes no histórico escolar de crianças e jovens brasileiros. A ausência desse conteúdo deixa uma lacuna a ser preenchida por iniciativas, nas quais o referido projeto de extensão se insere. Assim, elegeu-se como instrumentos norteadores de ações de disseminação do patrimônio e conservação, publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, tais como: o Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial, Educação Patrimonial: Inventários Participativos e o Guia de Atividades de Educação Patrimonial – Patrimônio Cultural: Entenda e Preserve publicado pela Secretaria Municipal de Campinas - São Paulo. O projeto foi pensado a partir da detecção da importância do núcleo tradicional, localizado no município de Capela-AL, encabeçado pelo mestre João das Alagoas, portador do título que recebeu em 2011 de Patrimônio Vivo de Alagoas. Na oficina localizada em Capela-AL artistas desenvolvem e multiplicam técnicas tradicionais de modelagem em barro, com apropriação e representação em suas peças do cotidiano da população e da cultura local. Dito isso, buscou-se portanto, promover a valorização e aproximação da população com a arte da modelagem em barro tão presente no município, além de ressaltar a importância da preservação do patrimônio na formação cultural de um povo. Além disso, sabe-se que o Estado de Alagoas é rico em manifestações e expressões culturais que fazem parte do seu patrimônio e que devem ser exploradas, conhecidas e valorizadas por toda a população. A diversidade cultural do Estado faz parte da identidade local, entretanto percebeu-se o desconhecimento da população acerca deste tema. Dessa forma, ressaltou-se aqui, a importância de se incentivar práticas que venham estabelecer relações de aproximação e apropriação do patrimônio existente nos diversos municípios alagoanos.
Título do Evento
11º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MONTEIRO, JULIANA AGUIAR CAVALCANTE et al.. "CONHECER PARA PRESERVAR": A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL ATRAVÉS DA MODELAGEM EM BARRO.. In: Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/162646-CONHECER-PARA-PRESERVAR--A-VALORIZACAO-DO-PATRIMONIO-CULTURAL-ATRAVES-DA-MODELAGEM-EM-BARRO. Acesso em: 06/05/2025

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