ARQUITETURA ESCOLAR E MEMÓRIA SOCIAL: A ESCOLA CRUZEIRO DO SUL, SÃO LOURENÇO DO SUL (RS)

Publicado em 24/09/2019 - ISSN: 2176-2783

Título do Trabalho
ARQUITETURA ESCOLAR E MEMÓRIA SOCIAL: A ESCOLA CRUZEIRO DO SUL, SÃO LOURENÇO DO SUL (RS)
Autores
  • Lisiê Kremer Cabral
  • José Henrique Carlucio Cordeiro
  • Ana Lucia Costa Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
AS DIVERSAS DIMENSÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL: Patrimônio e memória social
Data de Publicação
24/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/161357-arquitetura-escolar-e-memoria-social--a-escola-cruzeiro-do-sul-sao-lourenco-do-sul-(rs)
ISSN
2176-2783
Palavras-Chave
Patrimônio; memória social; escolas padrão; arte decô
Resumo
A sociedade é formada através das interações entre as pessoas e os espaços habitados. Essas relações criam novos saberes, novos artefatos, e por fim, com o passar do tempo, memórias. As rememorações, tanto individuais quanto coletivas, constituem, através de representações, a identidade e a cultura da sociedade. A partir da preservação das memórias surge o conceito de patrimônio cultural, o qual abrange o ambiente natural, bens imateriais e materiais. Os conjuntos arquitetônicos, constituído por bens imóveis, representam e documentam lembranças e costumes de uma certa época. A falta de conhecimento e incentivos remetem à perda desses acervos, os quais muitas vezes são demolidos para darem lugar a novos e mais modernos empreendimentos. A preservação do patrimônio histórico é indispensável para recordarmos os acontecimentos que contam sobre a história e a formação das cidades, garantindo assim, a continuidade da identidade e cultura de uma certa comunidade. O inventário de bens imóveis é uma ferramenta de proteção que auxilia na preservação das edificações e, consequentemente, de seus valores. Para uma edificação ser resguardada ela deve ser útil e ter sido apropriada pela população, caso contrário está fadada ao esquecimento. Este trabalho tem como objetivo apresentar os motivos para que o prédio da Escola Cruzeiro do Sul, São Lourenço do Sul – RS, seja protegido como patrimônio cultural, através da medida de proteção de inventário. O prédio da escola possui valor histórico, com significado social e memória coletiva, pois é representante das inovações ocorridas no século XX. Traz representações da arquitetura moderna arte decô, do novo programa escolar e fez parte do programa de projeto-tipo para instituições de ensino do governo do Estado do Rio Grande do Sul durante a Era Vargas, com o intuito de inserir a cultura patriótica brasileira. O presente trabalho tem por metodologia a análise comparativa das características da edificação em questão, relacionado às práticas sociais e arquitetônicas, a partir do modelo de ficha do Instituto do patrimônio histórico e artístico do estado (IPHAE). Observa-se que este trabalho vai ao encontro da pesquisa “Escola padrão arte decô e o projeto tipo no RS (1930-1950)”, que está sendo desenvolvida pela arquiteta Lisiê Kremer Cabral para obtenção do título de mestre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas. Conclui-se que, a partir dos apontamentos finais do trabalho, a edificação analisada tem significado e relevância histórica suficientes para ser protegida.
Título do Evento
11º Mestres e Conselheiros
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CABRAL, Lisiê Kremer; CORDEIRO, José Henrique Carlucio; OLIVEIRA, Ana Lucia Costa. ARQUITETURA ESCOLAR E MEMÓRIA SOCIAL: A ESCOLA CRUZEIRO DO SUL, SÃO LOURENÇO DO SUL (RS).. In: Anais do 11º mestres e conselheiros: educação para o patrimônio. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/11mestreseconselheiros/161357-ARQUITETURA-ESCOLAR-E-MEMORIA-SOCIAL--A-ESCOLA-CRUZEIRO-DO-SUL-SAO-LOURENCO-DO-SUL-(RS). Acesso em: 06/06/2025

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