O IMAGINÁRIO NOS JOGOS DIGITAIS E A TEORIA DO FLOW PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Publicado em 21/06/2022 - ISBN: 978-65-5941-702-5

Título do Trabalho
O IMAGINÁRIO NOS JOGOS DIGITAIS E A TEORIA DO FLOW PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autores
  • Hermes Renato Hildebrand
  • Ana Maria Antunes de Campos
Modalidade
ARTIGO COMPLETO
Área temática
Arte Ciência Tecnologia
Data de Publicação
21/06/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/10encontrointernacionaldegrupos/420188-o-imaginario-nos-jogos-digitais-e-a-teoria-do-flow-para-o-ensino-de-matematica
ISBN
978-65-5941-702-5
Palavras-Chave
Teoria Semiótica, Teoria do Flow, Perspectiva Histórico-Cultural, Letramento Digital, Matemática e Lógica.
Resumo
Hoje, com o aprimoramento tecnológico, vivemos em uma sociedade que, cada vez mais, enfrenta situações complexas, principalmente em relação à criação, à imaginação e às formas de se transmitir as informações. Aqui, pretende-se discutir quais linguagens devem ser utilizadas para atender a essa demanda, particularmente, no processo de cognição. Pretende-se também refletir sobre letramentos digitais, ensino e aprendizagem de lógica e matemática com as interações tecnológicas e no uso dos jogos digitais. A necessidade dessa reflexão ocorre quando se observa que crianças e adolescentes estão usando os dispositivos eletrônicos intensamente, particularmente, para aprender determinados conteúdos por meio dos jogos eletrônicos. As referências metodológicas desta pesquisa são: a Teoria Semiótica de Charles Sanders Peirce que trata da cognição humana, as reflexões sobre a natureza humana na cultura e o conceito de imaginação a partir do pensamento de Lev S. Vigotski e os estudos sobre a Teoria do Flow, do psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, que analisa as atividades que proporcionam um estado pleno de satisfação, motivação e equilíbrio em relação aos desafios do dia a dia. Desta forma, identifica-se que a interação de crianças e adolescentes com os jogos digitais permitem oportunidades de aprendizagem. Enfim, as atuais tecnologias emergentes, juntamente com os jogos digitais, podem ser usadas como recursos de ensino e aprendizagem para a construção do conhecimento lógico e matemático.
Título do Evento
10º Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: convergências entre arte, ciência, tecnologias & realidades mistas
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: convergências entre arte, ciência, tecnologias & realidades mistas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

HILDEBRAND, Hermes Renato; CAMPOS, Ana Maria Antunes de. O IMAGINÁRIO NOS JOGOS DIGITAIS E A TEORIA DO FLOW PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.. In: Anais do Encontro Internacional de Grupos de Pesquisa: convergências entre arte, ciência, tecnologias & realidades mistas. Anais...São Paulo(SP) UNESP, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/10encontrointernacionaldegrupos/420188-O-IMAGINARIO-NOS-JOGOS-DIGITAIS-E-A-TEORIA-DO-FLOW-PARA-O-ENSINO-DE-MATEMATICA. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

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