ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 08/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0466-4

Título do Trabalho
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Débora Braga De Andrade
  • Joyce Suely De Sousa Alvarenga Rodrigues
  • Laurinda da Silva Solano Reis
  • Gabrielly Blanco Veiga
  • Biatriz Araújo Cardoso Dias
  • Mayra Hermínia Simões Hamad Farias do Couto
  • Dayse Danielle de Oliveira Silva
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Neurologia Pediátrica
Data de Publicação
08/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1-congresso-nacional-de-neurologia-multidisciplinar-412958/811491-estagio-supervisionado-de-fisioterapia-em-uma-unidade-de-referencia-especializada--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-0466-4
Palavras-Chave
Transtornos das Habilidades Motoras, Estimulação Precoce, Fisioterapia
Resumo
Introdução: A Fisioterapia Neuropediátrica atua no desenvolvimento motor infantil, o qual é sequencial e multifatorial. Detectar desvios é crucial, para indicar a possível presença de problemas motores. O fisioterapeuta desempenha um papel essencial, identificando precocemente alterações, prevenindo complicações e oferecendo orientações para enriquecer o ambiente domiciliar com estímulos motores. Os estágios supervisionados durante o curso de Fisioterapia são fundamentais, pois permitem que os conhecimentos teóricos sejam aplicados na prática clínica, preparando os estudantes para o cenário profissional. Objetivo: Relatar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado do módulo de Saúde da Criança e do Adolescente realizado na Unidade de Referência Especializada Materno Infantil e Adolescente - UREMIA. Metodologia: Abordagem descritiva, do tipo relato de experiência, referente aos fatos vivenciados por 4 acadêmicas do 7° semestre do curso de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará no estágio curricular, do Módulo de Saúde da criança e do Adolescente I, durante 14 dias do mês de março de 2024, pelo turno da tarde, na cidade de Belém do Pará, dentro do Programa de Estimulação Precoce (PEP), que apresenta como público crianças de 0-3 anos de idade. Para tanto, foram utilizadas metodologias ativas abordando as principais doenças, os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, instrumentos de avaliação e práticas fisioterapêuticas voltadas para estimulação precoce, contribuindo para o ensino-aprendizagem. Nos atendimentos eram realizados exercícios específicos e individualizados para o desenvolvimento motor das crianças, com o objetivo de estimular os marcos de desenvolvimento motores adequados à sua faixa etária. A conduta era definida após minuciosa avaliação, em que era executado o exame físico, coletadas informações sobre a história da doença atual e pregressa, e utilizados instrumentos de avaliação - Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II, Escala Motora Infantil de Alberta (EMIA) e checklist do Center For Disease Control and Prevention (CDC) selecionados conforme a demanda dos pacientes. Ao final do atendimento, era realizada a evolução de cada paciente, a fim de acompanhar o seu progresso, como também registrar qualquer alteração ou intercorrências durante a assistência. Ademais, em determinados grupos era efetuada a Vigilância, que é o acompanhamento periódico de crianças que não passam por intervenção na Unidade, visando a identificação de possíveis alterações e atrasos no desenvolvimento, permitindo a orientação aos responsáveis ou a constatação da necessidade de atendimento. Resultados: O estágio permitiu que a teoria fosse observada e aplicada na prática configurando um importante meio para a construção de futuros profissionais, as discentes detiveram diversas experiências e aprendizados voltados para a orientação de pais e responsáveis, puderam realizar a vigilância de distúrbios motores em crianças com fatores de risco, através da estimulação precoce, reduzir as limitações funcionais e realizar o planejamento e aplicação de um plano terapêutico voltado individualmente para cada criança, levando em consideração os aspectos biopsicossociais. Conclusão: Conclui-se que a experiência adquirida contribuiu para a aptidão, reflexão e evolução das alunas frente aos casos encontrados na Unidade. Além disso, foi conquistado o objetivo proposto da disciplina ministrada de promover, prevenir, intervir e reabilitar, acompanhando o crescimento e desenvolvimento da criança.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DE NEUROLOGIA MULTIDISCIPLINAR
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Neurologia Multidisciplinar
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ANDRADE, Débora Braga De et al.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do Congresso Nacional de Neurologia Multidisciplinar. Anais...Sete Lagoas(MG) Online, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1-congresso-nacional-de-neurologia-multidisciplinar-412958/811491-ESTAGIO-SUPERVISIONADO-DE-FISIOTERAPIA-EM-UMA-UNIDADE-DE-REFERENCIA-ESPECIALIZADA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 29/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes