A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 08/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0466-4

DOI
10.29327/1399766.1-3  
Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Ruy Miguel Oliveira Carvalho
  • Pedro Mariano da Silva Rodrigues
  • Daniel Rodrigo de Lima Gomes
  • Caio Felipe Rodrigues Barbosa
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Neurologia Pediátrica
Data de Publicação
08/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1-congresso-nacional-de-neurologia-multidisciplinar-412958/811166-a-importancia-do-exercicio-fisico-no-tratamento-da-paralisia-cerebral-infantil--uma-revisao-de-literatura
ISBN
978-65-272-0466-4
Palavras-Chave
Paralisia cerebral infantil. Qualidade de vida. Exercício físico.
Resumo
INTRODUÇÃO: De acordo com o Ministério da Saúde, a paralisia cerebral (PC) infantil ocorre em 2 crianças a cada 1000 nascidos vivos, sendo essa uma doença que pode variar em intensidade devido às variadas possibilidades de afecção das regiões do cérebro. Essa condição é caracterizada pela dificuldade ou inabilidade do indivíduo de exercer as suas funções motoras, grossa e fina, de maneira correta e precisa, causando uma série de complicações para o cotidiano dessas pessoas. Diante dessa realidade, quanto antes for iniciado o tratamento, que é direcionado à estimulação sensorial e motora dessas crianças, melhor será o resultado de amenizar os sintomas paralíticos. Esse estímulo pode ser alcançado ao submeter as crianças às mais diversas estratégias com o apoio multiprofissional que abarque todas as esferas da expressão corporal, sendo uma delas a realização de atividades físicas variadas e que sejam acessíveis a essas crianças. OBJETIVO: Trazer uma perspectiva atualizada e abrangente a respeito do uso do exercício físico no tratamento e na melhoria da qualidade de vida das crianças com PC e suas repercussões. METODOLOGIA: Foi feita uma revisão de literatura com base na avaliação de 30 artigos publicados no período de 2021 a 2024 na categoria de “Teste Controlado e Randomizado”, sendo todos acessados pelo repertório de artigos do site PubMed, todos em inglês, com os descritores “Physical Exercise”; “Children” e “Cerebral Palsy”. RESULTADOS: Os principais achados dos estudos analisados evidenciam uma correlação positiva entre a prática de exercícios físicos específicos e a melhora significativa da capacidade psicomotora das crianças com PC que foram submetidas aos testes clínicos elaborados pelos pesquisadores. Em especial, vale destacar a prevalência do uso de tecnologias atuais, assim como o uso de jogos eletrônicos de realidade aumentada/virtual que, não apenas trouxe uma maior adesão por parte das crianças envolvidas, por causa da imersão lúdica proveniente desses recursos, mas também provou ser tão efetiva empiricamente quanto as abordagens mais tradicionais de treinamento físico direcionado ao público infantil. As crianças com PC costumam apresentar hemiparesia, apresentando a tendência de prostrar-se sobre o lado afetado, possuem dificuldade em equilibrar-se, têm problemas de reproduzir funcionalidades motoras finas e demonstram fraqueza muscular generalizada. Diante dessas circunstâncias, as atividades físicas propostas pelos testes provaram ser altamente efetivas na amenização das características encontradas nas crianças. Os testes possuem o princípio central de fortalecer a musculatura, assim como estimular as conexões psicomotoras, trazendo o foco para o desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, da postura, do “grip”(pegada), do “gait” (maneira de andar) e também da confiança e autoestima da criança. CONCLUSÃO: Os estudos foram decisivos para solidificar a importância do uso exercício físico no planejamento terapêutico de crianças com PC. Frente a esses achados, fica claro que existe uma vasta quantidade de possibilidades quanto ao uso de exercícios físicos, assim como há a necessidade de inserir esses variados métodos e abordagens de estimulação para o desenvolvimento da neuroplasticidade infantil.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DE NEUROLOGIA MULTIDISCIPLINAR
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Neurologia Multidisciplinar
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CARVALHO, Ruy Miguel Oliveira et al.. A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais do Congresso Nacional de Neurologia Multidisciplinar. Anais...Sete Lagoas(MG) Online, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1-congresso-nacional-de-neurologia-multidisciplinar-412958/811166-A-IMPORTANCIA-DO-EXERCICIO-FISICO-NO-TRATAMENTO-DA-PARALISIA-CEREBRAL-INFANTIL--UMA-REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 11/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes