JOGO EDUCATIVO COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS NA NEUROLOGIA

Publicado em 08/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0466-4

Título do Trabalho
JOGO EDUCATIVO COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS NA NEUROLOGIA
Autores
  • Stefane Campos De Oliveira
  • Caroline Gomes Benedito
  • Rebeca Raquel Moreira Nunes
  • FRANCISCA CLEANE BARROS DE ARAUJO
  • Ana Luiza Simplicio Silva
  • Samia Jardelle Costa de Freitas Maniva
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Educação em Saúde
Data de Publicação
08/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/1-congresso-nacional-de-neurologia-multidisciplinar-412958/808095-jogo-educativo-como-metodologia-ativa-na-aprendizagem-de-conteudos-na-neurologia
ISBN
978-65-272-0466-4
Palavras-Chave
Aprendizagem Ativa, Educação em saúde, Neurologia
Resumo
Introdução: As doenças do sistema nervoso, incluindo Epilepsia e Acidente Vascular Cerebral (AVC), são condições que prejudicam as funções motoras, cognitivas e sensoriais das pessoas, sendo responsáveis por acometimentos de forma imediata ou duradoura na rotina desses seres humanos. Sendo assim, torna-se crucial transmitir conceitos e conhecimentos sobre essas enfermidades, utilizando-se métodos lúdicos e didáticos de aprendizagem. sabe-se que diante de tantas ferramentas disponíveis, precisa-se avaliar o público para que a metodologia de escolha se torne eficaz. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem ao produzir jogo educativo para discentes do curso. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as etapas de elaboração de um jogo educativo, realizado no dia 19 de outubro de 2023, por discentes de enfermagem integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem em Neurologia (LAENE), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Resultados: A tecnologia, denominada Neuroludo, teve como intuito transmitir informações de temáticas relevantes da neurologia, como a epilepsia e o acidente vascular cerebral (AVC). Sua elaboração foi baseada no jogo de tabuleiro Ludo e teve as seguintes etapas: I- Definição dos temas, II- Estudos na literatura usando fontes confiáveis, como livros de neurologia, III- Elaboração das perguntas sobre as temáticas, IV- Desenvolvimento do tabuleiro por meio do aplicativo Adobe Illustrator, V- Impressão do jogo em papel couchê em tamanho A3, VI- Criação da arte do material de divulgação utilizando o aplicativo Canva, VII- Divulgação da ação no Instagram da LAENE e em grupos de Whatsapp. Dessa maneira, a aplicação do jogo ocorreu em novembro de 2023, no Departamento de Enfermagem da UFC, contou com a participação de diversos discentes do curso, que conseguiram aprender sobre as doenças apresentadas, os fatores de risco e como reconhecer os sinais e sintomas. Conclusões: Conclui-se que o uso de métodos didáticos de aprendizagem são importantes para promover educação em saúde, principalmente sobre assuntos da neurologia. Com isso, os discentes da liga adquiriram o conhecimento sobre as doenças e conseguiram transmitir para os participantes de maneira eficaz. Além disso, o jogo educativo proporcionou o estímulo do senso crítico, instigou a procura mais aprofundada sobre as temáticas e influenciou positivamente na carreira acadêmica de todos os participantes envolvidos.
Título do Evento
I CONGRESSO NACIONAL DE NEUROLOGIA MULTIDISCIPLINAR
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso Nacional de Neurologia Multidisciplinar
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Stefane Campos De et al.. JOGO EDUCATIVO COMO METODOLOGIA ATIVA NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS NA NEUROLOGIA.. In: Anais do Congresso Nacional de Neurologia Multidisciplinar. Anais...Sete Lagoas(MG) Online, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/1-congresso-nacional-de-neurologia-multidisciplinar-412958/808095-JOGO-EDUCATIVO-COMO-METODOLOGIA-ATIVA-NA-APRENDIZAGEM-DE-CONTEUDOS-NA-NEUROLOGIA. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes