A FAUNA E A FLORA BRASILEIRA EM UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA INCLUSIVA E DECOLONIAL

Publicado em 09/05/2025 - ISBN: 978-65-272-1340-6

Título do Trabalho
A FAUNA E A FLORA BRASILEIRA EM UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA INCLUSIVA E DECOLONIAL
Autores
  • Lívia Samira Brandão Batista
  • Jeová alves Caracas Filho
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
09/05/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1092774-a-fauna-e-a-flora-brasileira-em-uma-perspectiva-metodologica-inclusiva-e-decolonial
ISBN
978-65-272-1340-6
Palavras-Chave
Crianças com necessidades especiais, Decolonização, Folclore.
Resumo
Durante meu percurso formativo em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IF Baiano, tive a oportunidade de estagiar pelo Instituto Euvaldo Lodi, que promove interação entre a Educação Básica e Universidade, na Escola Municipal Getúlio Vargas localizada em Guanambi/BA no ano de 2023. O estágio foi realizado com crianças com deficiência (PCDs), sendo desenvolvido um trabalho formativo numa perspectiva decolonial, abordando dentro da interface folclórica, a fauna e a flora brasileira. Foi um caminho permeado de desafios na prática docente, repleto de trocas horizontais de saberes e com aprendizagens mútuas. Nesse relato compartilho uma exitosa metodologia com práticas didáticas utilizadas durante este processo. O objetivo do projeto foi promover o ensino sobre a fauna e a flora brasileira, na perspectiva decolonial com ênfase na riqueza folclórica, para crianças PCDs do Ensino Fundamental l, fortalecendo a conexão com a natureza. A metodologia utilizada foi inclusiva, desenvolvendo laços de unicidade com o ambiente. Buscou-se a desconstrução ativa do medo que crianças desenvolvem acerca das entidades folclóricas, através de abordagens decoloniais e contracoloniais que refutam a visão de humanidade colonial, que separaram a entidade humana da entidade da natureza. Para a execução do projeto, iniciei com o trabalho de valorização do folclore, que já está presente na proposta pedagógica da escola. Principiei o trabalho com diálogos voltados para a decolonização do folclore com o uso de materiais audiovisuais, disponibilizados pela MultiRio no canal do YouTube com o título: “Juro que vi”. Este material é um compilado de curta metragens que contam a história de cada personagem folclórico, de forma lúdica e interativa, personificando os guardiões da natureza. Após a exposição, foram desenvolvidas atividades de desenhos-livre das entidades folclóricas. Todo o material utilizado para a ilustração era adequado à capacidade cognitiva e as especificidades dos alunos. Na sequência da ação metodológica, realizei uma contação de histórias interativas sobre os diversos animais brasileiros e seus respectivos biomas com o uso do livro do autor Marcos Brasil, “Fauna Brasileira em Cores”, em roda de conversa. Essa atividade aconteceu em espaço não formal de ensino no qual as crianças tivessem contato com os elementos bióticos presentes, como árvores, a terra e a água. Como em uma ciranda, elas ficaram livres para circular enquanto ouviam a história. Os resultados obtidos à partir o uso das estratégias metodológicas desenvolvidas foram positivos, pois ajudaram a fortalecer o senso de pertencimento das crianças à natureza do local em que vivem, oportunizando momentos de valorização das entidades folclóricas brasileiras como guardiões da natureza, desmistificando-os. As crianças conseguiram expressar entusiasmo em conhecer cada um dos personagens folclóricos e desenvolver senso de pertencimento e de zelo ao ambiente que habitam, numa interação criativa, e repleta de significados. Conclui-se com esta vivência que ensinar em uma perspectiva inclusiva exige flexibilidade, lateralidade e criatividade, para que, de fato, o conhecimento alcance cada um dos envolvidos nesse processo. Esse projeto fortaleceu a minha capacidade de adaptação e ampliou a minha visão acerca a importância do ensino da educação ambiental decolonizada de forma acessível para crianças com deficiência.
Título do Evento
I MEPEX BIO
Cidade do Evento
Guanambi
Título dos Anais do Evento
Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BATISTA, Lívia Samira Brandão; FILHO, Jeová alves Caracas. A FAUNA E A FLORA BRASILEIRA EM UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA INCLUSIVA E DECOLONIAL.. In: Anais MEPEX BIO: Mostra Científica de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Anais...Guanambi(BA) IFBAIANO Campus Guanambi, 2025. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/imepexbio2025/1092774-A-FAUNA-E-A-FLORA-BRASILEIRA-EM-UMA-PERSPECTIVA-METODOLOGICA-INCLUSIVA-E-DECOLONIAL. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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