CONFESSIONALIDADE, INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: OLHARES E TOQUES PECULIARES

Publicado em 24/12/2024 - ISBN: 978-65-272-0972-0

Título do Trabalho
CONFESSIONALIDADE, INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: OLHARES E TOQUES PECULIARES
Autores
  • Glaucia Clara Korkischko
  • Betania Jacob Stange Lopes
  • Neila Lourenço Diniz de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Acessibilidade e Inclusão
Data de Publicação
24/12/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-mostra-de-experiencias-inclusivas-na-educacao-403261/754313-confessionalidade-inclusao-e-deficiencia-visual--olhares-e-toques-peculiares
ISBN
978-65-272-0972-0
Palavras-Chave
Confessionalidade, Inclusão, Deficiência Visual
Resumo
O presente estudo aborda a temática da inclusão do deficiente visual no ambiente das comunidades religiosas. Desde os tempos antigos, a pessoa com algum tipo de doença ou deficiência sofre de preconceito social, por causa de interpretações equivocadas sobre a própria religiosidade, e isso muitas vezes a exclui da convivência porque ela é considerada alguém incapaz. O objetivo dessa mostra é sensibilizar e provocar uma reflexão sobre as reais necessidades do deficiente visual e, a partir daí, capacitar a comunidade religiosa para que ele não apenas seja inserido, mas para que ele alcance a autonomia e a independência necessária para uma convivência saudável com a sociedade da qual ele faz parte. Conforme Romeu Sassaki (2005) é importante garantir, de fato, ao deficiente, as seis áreas de abrangência da acessibilidade: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. A metodologia escolhida foi a da Problematização, aplicando o Arco de Maguerez, com suas cinco etapas, por ser entendida como uma abordagem de pesquisa qualitativa e se tratar de um caminho inovador e apropriado a este trabalho. De acordo com Berbel (2004), através da investigação com a Metodologia da Problematização, o sujeito tem a oportunidade de atuar em seu meio de forma consciente, informada e intencionalmente transformadora, pela construção de conhecimentos teórico-práticos cada vez mais atualizados e potencializadores de melhores níveis de qualidade de vida em sociedade, especificamente na educação e na docência. A partir dessa proposta, surgiu uma mostra fotográfica para retratar três recursos de apoio para pessoas com deficiência visual, a saber: (a) piso podotátil em ambiente religioso; (b) produção do livro Caminho a Cristo em braile; (c) tecnologia assistiva – teclado para deficientes visuais. A entrevista com Juliana Santos – pedagoga, jornalista, escritora e deficiente visual ¬– trouxe à tona a percepção de que apenas 1% das comunidades religiosas adventistas possui acessibilidade arquitetônica e comunicacional para pessoas com deficiências, incluindo aquelas com deficiência visual. Como um dos ambientes em que mais se falam da prática da inclusão, tendo como referência os ensinos de Jesus, é necessário avançar com a finalidade de tornar este um processo realmente libertador em vários aspectos. Ao despertar a sensibilidade das pessoas, pretende-se levar a comunidade religiosa a assumir o compromisso da devida inserção, o acesso e a participação justa e igualitária da pessoa com deficiência, a fim de que ela desfrute da convivência social de maneira satisfatória e não excludente. Segundo Schüetzer (2015), “é quando sentimos falta deles e delas que começa a inclusão de fato”. Um olhar inclusivo vai muito além das rampas de acesso, da disponibilização dos intérpretes de libras, dos livros ou das plaquinhas em braile nos ambientes. Há que se mudar as atitudes, sim; mas, antes de tudo, é preciso resgatar os valores, o respeito e a sensibilidade.
Título do Evento
I MOSTRA de experiências Inclusivas na educação
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais da I Mostra de Experiências Inclusivas na Educação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KORKISCHKO, Glaucia Clara; LOPES, Betania Jacob Stange; OLIVEIRA, Neila Lourenço Diniz de. CONFESSIONALIDADE, INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA VISUAL: OLHARES E TOQUES PECULIARES.. In: Anais da I mostra de experiências inclusivas na educação. Anais...Engenheiro Coelho(SP) Online, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-mostra-de-experiencias-inclusivas-na-educacao-403261/754313-CONFESSIONALIDADE-INCLUSAO-E-DEFICIENCIA-VISUAL--OLHARES-E-TOQUES-PECULIARES. Acesso em: 16/07/2025

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