{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO

 

              Os Anais desse evento: “I Mostra de Experiências Inclusivas na Educação” é resultado de reflexões realizadas na disciplina Escola, Sociedade e Inclusão do Mestrado Profissional em Educação. No processo da disciplina os alunos realizaram pesquisa sobre a Inclusão com base na Metodologia da Problematização, fundamentada no Arco de Maguerez, conforme proposto por Berbel (2011).

              Ao final da pesquisa, ou seja, concluídas as passagens pelas cinco etapas do Arco de Maguerez pelos estudantes pesquisadores, foi realizada a I Mostra de Experiências Inclusivas na Educação, com fotografias apresentadas a partir do olhar do estudante, que tiveram a oportunidade de explanar suas ideias aos visitantes da Mostra.

Os estudantes da disciplina representam um olhar multifacetado, uma vez que além de estudantes de mestrado, são docentes e gestores na educação básica, atuando em diversas funções como diretor escolar, coordenador pedagógico, orientador escolar e docente da educação básica.

Os textos aqui apresentados retratam uma realidade observada, teorizada, com sugestões de hipóteses de solução e proposição de aplicação. O conteúdo aborda diferentes contextos escolhidos pelos mestrandos e apontam a necessidade de que se realize mais reflexões sobre o tema para que os profissionais da educação estejam atentos à importância de seu papel na inclusão do aluno – público-alvo da educação especial na escola de educação básica.

Desejamos que as reflexões que cada texto apresentado contribua para aprimorar a visão de docentes e gestores na prática da inclusão no cotidiano da escola, para que suas ações apresentem além de um olhar diferenciado para os aspectos da inclusão, uma postura ética e empatia às necessidades de cada um que procura os serviços educacionais.

Silvia Cristina de Oliveira Quadros

Betania Jacob Stange Lopes

Cristina Zukowsky Tavares


BERBEL, Neusi Aparecida Navas; SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio Ancízar. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 264–287, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635462. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462. Acesso em: 27 nov. 2024.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Mestrado Profissional em Educação  - Centro Universitário Adventista de São Paulo

(19) 3858-9377


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}