Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
I MOSTRA DE
EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO
Os
Anais desse evento: “I Mostra de Experiências Inclusivas na Educação” é
resultado de reflexões realizadas na disciplina Escola, Sociedade e Inclusão do
Mestrado Profissional em Educação. No processo da disciplina os alunos
realizaram pesquisa sobre a Inclusão com base na Metodologia da Problematização, fundamentada no Arco
de Maguerez, conforme proposto por Berbel (2011).
Ao
final da pesquisa, ou seja, concluídas as passagens pelas cinco etapas do Arco
de Maguerez pelos estudantes pesquisadores, foi realizada a I Mostra de
Experiências Inclusivas na Educação, com fotografias apresentadas a partir do
olhar do estudante, que tiveram a oportunidade de explanar suas ideias aos
visitantes da Mostra.
Os estudantes
da disciplina representam um olhar multifacetado, uma vez que além de
estudantes de mestrado, são docentes e gestores na educação básica, atuando em
diversas funções como diretor escolar, coordenador pedagógico, orientador
escolar e docente da educação básica.
Os textos aqui
apresentados retratam uma realidade observada, teorizada, com sugestões de
hipóteses de solução e proposição de aplicação. O conteúdo aborda diferentes
contextos escolhidos pelos mestrandos e apontam a necessidade de que se realize
mais reflexões sobre o tema para que os profissionais da educação estejam atentos
à importância de seu papel na inclusão do aluno – público-alvo da educação
especial na escola de educação básica.
Desejamos que
as reflexões que cada texto apresentado contribua para aprimorar a visão de docentes e gestores na
prática da inclusão no cotidiano da escola, para que suas ações apresentem além
de um olhar diferenciado para os aspectos da inclusão, uma postura ética e empatia
às necessidades de cada um que procura os serviços educacionais.
Silvia
Cristina de Oliveira
Quadros
Betania Jacob Stange Lopes
Cristina
Zukowsky Tavares
BERBEL, Neusi Aparecida Navas; SÁNCHEZ GAMBOA, Sílvio
Ancízar. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma
perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação,
Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 264–287, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635462.
Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462.
Acesso em: 27 nov. 2024.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Mestrado Profissional em Educação - Centro Universitário Adventista de São Paulo
(19) 3858-9377
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}