CRIANÇA CONSCIÊNCIA: DESENVOLVENDO O INTERESSE INFANTIL PELAS CIÊNCIAS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CRIANÇA CONSCIÊNCIA: DESENVOLVENDO O INTERESSE INFANTIL PELAS CIÊNCIAS
Autores
  • Eveline Borges Vilela Ribeiro
  • Tássia Gabriela Elias Borges Tomas
  • VITOR OLIVEIRA LIMA
  • IVANDO PIMENTA BORGES NETO
  • Matheus Melo ferreira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718804-crianca-consciencia--desenvolvendo-o-interesse-infantil-pelas-ciencias
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Experimentação
Resumo
O ensino de ciências para crianças é uma área de extrema importância no desenvolvimento educacional. Através de abordagens pedagógicas que estimulem a curiosidade natural das crianças e promovam a exploração do mundo que as rodeia, podemos cultivar as sementes do pensamento crítico e científico desde tenra idade. Ao criar um ambiente de aprendizado que envolva experimentação prática, perguntas abertas e descobertas guiadas, podemos instigar o interesse das crianças pela observação, análise e compreensão dos fenômenos naturais. O ensino de ciências para crianças não apenas nutre a curiosidade, mas também prepara o terreno para uma sociedade mais informada e capaz de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com um olhar crítico e orientado para a evidência. Baseados nessas premissas foi que desenvolvemos o Criança consciência, um evento realizado em janeiro de 2023 com a participação de 23 crianças com idades entre 4-8 anos no pátio principal do Câmpus Riachuelo da Universidade Federal de Jataí. As crianças foram divididas em grupos por semelhança de idade e cada grupo foi orientado por dois estudantes de graduação (pertencentes aos cursos de Licenciatura em Química, Física ou Matemática) a realizar uma série de experimentos de ciências com efeito visual que tinham como objetivo discutir assuntos relacionados à matéria (cor, constituição, estados físicos, volume). Toda discussão foi gravada em áudio. Os experimentos realizados foram: Chovendo gotinhas, Absorve ou não absorve, Enchendo o balão e Lâmpada de Lava. Após cada experimento, os estudantes faziam uma série de questionamentos às crianças e as estimulavam a falar sobre o fenômeno ocorrido. Após a discussão, os estudantes finalizavam o experimento explicando às crianças o fenômeno a partir de uma linguagem acessível, mas utilizando os conhecimentos científicos implícitos no experimento. As crianças se mostraram interessadas durante toda a atividade e aparentaram estar se divertindo no momento do evento. Foram gravados áudios em cada grupo das crianças e os áudios estão sendo transcritos e avaliados a fim de indicarem, a partir do discurso das crianças, se houve apreensão das discussões realizadas.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Eveline Borges Vilela et al.. CRIANÇA CONSCIÊNCIA: DESENVOLVENDO O INTERESSE INFANTIL PELAS CIÊNCIAS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718804-CRIANCA-CONSCIENCIA--DESENVOLVENDO-O-INTERESSE-INFANTIL-PELAS-CIENCIAS. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes