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IV SIC FAP – Semana de Iniciação Científica da Faculdade de
Piracanjuba - FAP, a ser realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021, encontra-se em sua IV
edição. É um evento de divulgação científica
cujo público-alvo são pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de todas as instituições de ensino superior. Em 2021, o tema
central do IV SIC FAP é: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E
HUMANIDADES. É um evento
científico de âmbito
nacional que sedimenta e valoriza a prática da pesquisa científica na FAP, viabilizando a participação de alunos e professores desta e de outras instituições, nas modalidades
presencial e a distância. O IV SIC FAP atende à necessidade da FACULDADE DE PIRACANJUBA, com o PPD, PIC e PIBID, no que diz respeito ao quesito “pesquisa”, avaliado pelo MEC. O evento tem como característica principal a interdisciplinaridade e envolve as seguintes áreas do conhecimento: Meio Ambiente,
Sustentabilidade, Educação, Gestão, Política, Saúde, Jurídica e Tecnologia. Ao investir na atividade
científica, a instituição incentiva seus alunos e professores a desenvolverem a pesquisa sistematizada,
com o intuito de aprofundar e construir novos
conhecimentos.
·
Divulgar trabalhos e projetos de pesquisa da graduação e pós-graduação;
·
Promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores de diversas regiões do Brasil;
· Promover a divulgação de livros;
· Estabelecer redes de colaboração nas temáticas propostas.
GT 1 – DIREITO, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICAS
O presente GT visa dar publicidade a pesquisas que versam sobre
O Processo e a Efetividade da
Tutela
Jurisdicional envolvendo o exame da jurisdição constitucional comparada, a
análise econômica dos contratos e da intervenção judicial, as relações
do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. A Jurisdição no processo e
nos direitos fundamentais dos consumidores,
e a Jurisdição e os direitos coletivos. A Teoria Contemporânea da Jurisdição e Direito Público
abarcando a análise
da judicialização da política e o Controle
Judicial das políticas
públicas. A Administração Pública e seus variados controles e a
Tripartição de Poderes na nova ordem
mundial. As áreas contempladas são: Direito Administrativo; Direito
Constitucional; Direito do
Consumidor; Direito Econômico; Direito Internacional Público; Direito Penal;
Direito Processual Civil;
e Direito Processual Penal. E receberá estudos que
discutam as dimensões jurídicas, políticas, no
contexto histórico, pois, estabelece vínculos entre a organização
organização social, jurídica, política e econômica e as políticas educacionais
propostas em diferentes momentos
históricos. Identifica e problematiza impactos das políticas educacionais no cotidiano da vida escolar e nas
identidades dos sujeitos escolares. A formação de professores, neste cenário, é um elemento
primordial para compreensão da escola e
da educação. Visa dar espaço para pesquisas que versam sobre políticas públicas internacionais, quais são as práticas bem-sucedidas e difundidas pelo mundo e também as práticas de políticas sociais que
trouxeram aprendizados para a comunidade internacional. Política de segurança
internacional, defesa, políticas
de educação e o desenvolvimento socioeconômicos nos âmbitos
local, regional, nacional
e de integração regional. Destaca,
também, a proteção ambiental e patrimonial da humanidade por meio de
políticas públicas, regimes e organizações internacionais. As áreas contempladas são as Relações
Internacionais, Ciência Política, Gestão Pública,
Economia, as Humanidades e Educação. E pesquisas teóricas ou
empíricas acerca de estudos sobre:
políticas públicas no Brasil; gestão pública; processos eleitorais; o
desenvolvimento histórico das
instituições políticas brasileiras; as transformações sociológicas e
ideológicas das elites brasileiras; a
evolução dos partidos no Brasil; mercado de trabalho do cientista político; e estudos
sobre comunicação política, com análises sobre
os meios de comunicação e como estão
sendo utilizados pelas instituições para retratar a política, sobretudo, em períodos eleitorais.
GT 2 – INOVAÇÃO E SAÚDE
O grupo acolhe investigações que abordam tópicos
como: organização social e sua influência no processo saúde-doença; liderança, gestão e governança em saúde; Objetivos
de Desenvolvimento
Sustentável; indicadores de saúde e meio ambiente; a educação ambiental e sustentabilidade; saneamento ambiental e
meio ambiente urbano com influência na saúde
humana.
GT 3 - ENGENHARIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Este Grupo de Trabalho tem como objetivo evidenciar as
inovações tecnológicas desenvolvidas neste
período de pandemia pelas instituições de ensino, tanto na área das engenharias
quanto na área dos cursos superiores em tecnologias, buscando
soluções não só para este período, mas, principalmente, para o pós-pandemia.
Coordenador: Prof.ª Me.
Ullyano Miranda
GT 4 – GESTÃO,
COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
O
presente GT visa reunir pesquisas que se dediquem a analisar os impactos do uso
de novas ferramentas sobre o próprio
processo comunicacional e sobre a sociedade. Analisar
o desenvolvimento de redes de comunicação e de novas formas de sociabilidade e os mecanismos de expressão e as diferentes narrativas desenvolvidas a partir
das estruturas comunicativas decorrentes do desenvolvimento tecnológico. Serão aceitos trabalhos
que discutam as narrativas
comunicativas em diferentes plataformas e suas transformações a partir do uso
de tecnologias, a relação entre a
produção no campo da comunicação e a cultura digital e seus efeitos
no consumo, aspectos
ligados ao comportamento do público e sobre sua relação com os meios
de comunicação e com marcas,
ideias e produtos
na atualidade, a relação entre meios de comunicação de massa e jornalismo, as relações entre jornalistas, público
e plataformas comunicativas tradicionais e em novas mídias. E a apresentação de pesquisas e estudos
centrados no contexto teórico e
empírico, relacionados à prática e ao ensino da Gestão Organizacional.
Entende-se como gestão organizacional as atividades de planejamento, organização, direção e controle
empreendidas em organizações. Como práticas, entendemos as ações e não
ações que geram efeitos como
resultado de um processo de agência, tendo como atores os próprios dirigentes organizacionais e outros stakeholders. Neste sentido, destaca-se no escopo analítico
das práticas de gestão o
entendimento profundo da realidade organizacional, tendo como pano de fundo as teorias base de estudos
organizacionais. O GT propõe quatro
eixos centrais I)
Ensino e Formação em Gestão; II) Aprendizagem Organizacional; III) Práticas e
Gestão em Contexto Organizacional;
IV) Modelos Contemporâneos de Gestão e Inovação.
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REGULAMENTO
IV SICFAP 2021
IV SIC FAP - Semana de Iniciação Científica da
Faculdade de Piracanjuba - FAP
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IV SIC FAP – Semana de Iniciação
Científica da Faculdade de Piracanjuba - FAP, a ser realizado nos dias 13,
14 e 15 de outubro de 2021,
encontra-se em sua IV edição. É um evento de divulgação científica cujo público-alvo são pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de todas as instituições de ensino superior. Em 2021, o tema
central do IV SIC FAP é: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E HUMANIDADES. É um evento científico de âmbito nacional
que sedimenta e valoriza a prática da pesquisa científica na FAP, viabilizando a participação de alunos e professores desta e de outras instituições, nas modalidades
presencial e a distância. O IV SIC FAP
atende à necessidade da Faculdade de Piracanjuba, com o PPD, PIC e PIBID, no que diz respeito ao quesito “pesquisa”, avaliado pelo MEC. IV SIC FAP, tem como característica principal
a interdisciplinaridade e envolve as seguintes áreas do conhecimento: Meio Ambiente,
Sustentabilidade, Educação, Gestão, Política, Saúde, Jurídica e Tecnologia. Ao investir na atividade
científica, a instituição incentiva seus alunos e professores a desenvolverem a pesquisa sistematizada,
com o intuito de aprofundar e construir novos
conhecimentos.
· Divulgar trabalhos e projetos de pesquisa da graduação e pós-graduação;
· Promover o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores de diversas regiões do Brasil;
· Promover a divulgação de livros;
· Estabelecer redes de colaboração nas temáticas propostas.
![]() |
Local: Evento on-line
![]() |
· Estudantes e egressos de graduação FAP e de outras
instituições;
· Estudantes de graduação FAP vinculados
ao PIC (Programa de Iniciação Científica) e alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência);
· Estudantes e egressos de pós-graduação lato e
stricto sensu.
·
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Os Grupos de Trabalho (GTs) são grupos
de pesquisadores com trabalhos que se relacionam tematicamente, representando as áreas de pesquisa consolidadas na FAP. A submissão de trabalhos
será orientada por estes GTs, para a inscrição nas modalidades Painel
(pesquisas em andamento e concluídas) e Comunicação Oral (pesquisas em andamento e concluídas).
GT 1 – DIREITO,
HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICAS
O presente GT visa dar publicidade
a pesquisas que versam
sobre o Processo
e a Efetividade da
Tutela Jurisdicional envolvendo o
exame da jurisdição constitucional comparada, a análise econômica dos contratos e da intervenção judicial, as relações
do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. A Jurisdição no processo e
nos direitos fundamentais dos consumidores,
e a Jurisdição e os direitos coletivos. A Teoria Contemporânea da Jurisdição e Direito Público
abarcando a análise
da judicialização da política e o Controle
Judicial das políticas
públicas. A Administração Pública e seus variados controles e a
Tripartição de Poderes na nova ordem
mundial. As áreas contempladas são: Direito Administrativo; Direito
Constitucional; Direito do
Consumidor; Direito Econômico; Direito Internacional Público; Direito Penal;
Direito Processual Civil;
e Direito Processual Penal.E receberá estudos que
discutam as dimensões juridicas, políticas, no
contexto histórico, pois, estabelece vínculos entre a organização
organização social, juridica, política e econômica e as políticas educacionais
propostas em diferentes momentos
históricos. Identifica e problematiza impactos das políticas educacionais no cotidiano da vida escolar e nas
identidades dos sujeitos escolares. A formação de professores, neste cenário, é um elemento
primordial para compreensão da escola e
da educação. Visa dar espaço para pesquisas que versam sobre políticas públicas internacionais, quais são as práticas bem-sucedidas e difundidas pelo mundo e também as práticas de políticas sociais que
trouxeram aprendizados para a comunidade internacional. Política de segurança
internacional, defesa, políticas
de educação e o desenvolvimento socioeconômicos nos âmbitos
local, regional, nacional
e de integração regional. Destaca,
também, a proteção ambiental e patrimonial da humanidade por meio de
políticas públicas, regimes e organizações internacionais. As áreas contempladas são as Relações
Internacionais, Ciência Política, Gestão Pública,
Economia, as Humanidades e Educação. E pesquisas teóricas ou
empíricas acerca de estudos sobre:
políticas públicas no Brasil; gestão pública; processos eleitorais; o
desenvolvimento histórico das
instituições políticas brasileiras; as transformações sociológicas e
ideológicas das elites brasileiras; a
evolução dos partidos no Brasil; mercado de trabalho do cientista político; e estudos
sobre comunicação política, com análises sobre
os meios de comunicação e como estão
sendo utilizados pelas instituições para retratar a política, sobretudo, em períodos eleitorais.
O grupo acolhe
investigações que abordam
tópicos como: organização social e sua influência no processo saúde-doença; liderança, gestão e governança em saúde; Objetivos
de Desenvolvimento
Sustentável; indicadores de saúde e meio ambiente; a educação ambiental e sustentabilidade; saneamento ambiental e
meio ambiente urbano com influência na saúde
humana.
Este Grupo de Trabalho
tem como objetivo evidenciar as inovações tecnológicas desenvolvidas neste período de pandemia pelas
instituições de ensino, tanto na área das engenharias quanto na área dos cursos superiores em tecnologias, buscando
soluções não só para este período, mas, principalmente, para o pós-pandemia.
Coordenador: Prof.ª Me. Ullyano Miranda
GT 4 – GESTÃO,
COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
O presente GT visa reunir pesquisas
que se dediquem a analisar os impactos do uso de novas ferramentas sobre o próprio processo
comunicacional e sobre a sociedade. Analisar o desenvolvimento de redes de comunicação e de novas formas de sociabilidade e os mecanismos de expressão e as diferentes narrativas desenvolvidas a partir
das estruturas comunicativas decorrentes do desenvolvimento tecnológico. Serão aceitos trabalhos
que discutam as narrativas
comunicativas em diferentes plataformas e suas transformações a partir do uso
de tecnologias, a relação entre a
produção no campo da comunicação e a cultura digital e seus efeitos
no consumo, aspectos
ligados ao comportamento do público e sobre sua relação com os meios
de comunicação e com marcas,
ideias e produtos
na atualidade, a relação entre meios de comunicação de massa e jornalismo, as relações entre jornalistas, público
e plataformas comunicativas tradicionais e em novas mídias.
E a apresentação de pesquisas e estudos centrados no contexto teórico e empírico, relacionados à prática e ao
ensino da Gestão Organizacional. Entende-se como gestão organizacional as atividades de planejamento, organização, direção e controle
empreendidas em organizações. Como práticas, entendemos as ações e não
ações que geram efeitos como
resultado de um processo de agência, tendo como atores os próprios dirigentes organizacionais e outros stakeholders. Neste sentido, destaca-se no escopo analítico
das práticas de gestão o
entendimento profundo da realidade organizacional, tendo como pano de fundo as teorias base de estudos
organizacionais. O GT propõe quatro
eixos centrais de enfoque:I)
Ensino e Formação em Gestão; II) Aprendizagem Organizacional; III) Práticas e
Gestão em Contexto Organizacional;
IV) Modelos Contemporâneos de Gestão e Inovação.
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APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Poderão apresentar trabalhos, no
formato on-line, os alunos, professores e pesquisadores da graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, matriculados ou egressos de instituições de ensino superior.
Participantes que não desejarem
apresentar trabalhos poderão
participar do evento na categoria
de ouvintes (exceto
bolsistas e voluntários. Em caso de dúvidas, entrar
em contato com a coordenação do Evento: E-mail: nucleodepesquisafap@gmail.com
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SUBMISSÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO ORAL E PAINEL) |
|
Abertura para envio de trabalhos |
10
de 10 de 2021 |
Encerramento de envio de trabalhos |
13
de 10 de 2021 |
OUVINTES |
|
Abertura das inscrições |
10
de 10 de 2021 |
Encerramento das inscrições |
13
de 10 de 2021 |
6.2 INFORMAÇÕES SOBRE A INSCRIÇÃO
·
Evento
Gratuito Link de inscrição: https://www.even3.com.br/4sicfap/
a) Realizar a inscrição na plataforma Even3 conforme a sua categoria
de participação:
·
Neste
momento de combate ao novo coronavírus, a solidariedade se tornou uma das principais armas contra a pandemia.
·
No
momento da inscrição, o participante deve ter atenção ao preencher o seu nome, para que
seja escrito corretamente e completo, como também os demais dados;
·
A inscrição dá direito à apresentação de até 02 trabalhos.
IMPORTANTE: tanto autores quanto coautores de trabalhos deverão se inscrever
para receber certificação de participação e apresentação.
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CRONOGRAMA DE TRABALHOS (COMUNICAÇÃO ORAL E PAINEL) |
|
Abertura para envio de trabalhos |
10
de 10 de 2021 |
Encerramento de envio de trabalhos |
13
de 10 de 2021 |
Período de avaliação |
10
a 13 de outubro de 2021 |
Carta de aceite |
10 a 13 de outubro de 2021 |
Divulgação de ensalamento para as apresentações será disponibilizada
na plataforma Even3 |
13
de 10 de 2021 |
7.2 ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO
DE TRABALHOS
a) A submissão deve começar na escolha do
tipo de apresentação: COMUNICAÇÃO
ORAL ou PAINEL;
b) Para modalidade de Comunicação Oral
podem ser submetidas pesquisas em andamento ou concluídas e para modalidade Painel, podem ser submetidas
pesquisas iniciais e em andamento;
c)
Link de submissão de trabalhoshttps://www.even3.com.br/4sicfap/;
d) Todos
os trabalhos devem estar vinculados a um dos Grupos de Trabalhos, indicados no ato da submissão;
e) No
momento da submissão, inserir o nome de todos os autores
no arquivo e na plataforma para a devida
certificação;
f) Cada trabalho pode ser individual ou
em grupo (1 autor e no máximo 5 coautores), não ultrapassando 6 participantes;
g) O coautor poderá
aparecer em trabalhos sem a condição de número
máximo;
h) Cada
autor poderá submeter até 2 trabalhos como autor;
i) No momento da submissão do trabalho,
inserir o nome correto e completo de todos os
participantes, na plataforma Even3 e no próprio arquivo;
j) Após o envio do trabalho,
os mesmos passarão
por um processo de avaliação
realizado pelos pareceristas e Conselho Científico;
k) O conteúdo, a submissão e a apresentação dos trabalhos são de inteira
responsabilidade do(s) autor(es);
l) A lista dos trabalhos aprovados
será divulgada na plataforma Even3 e apenas os trabalhos que constem nesta lista serão
apresentados no dia do evento e incluídos nos
ANAIS 2021.
IMPORTANTE: para
trabalhos com mais de um autor é necessário apenas UMA postagem
do trabalho. O trabalho que não estiver
de acordo com as normas estabelecidas no regulamento não será
aceito.
a) O template com as diretrizes para
elaboração do resumo expandido, está disponível no item 14 – Modelos
de Templates 2021.
a) As apresentações serão feitas oralmente
realizadas pelo(s) próprio(s) autor(es);
b) Os
resumos serão publicados nos anais do
evento;
c) A aprovação dos painéis será feita
através do resumo, com avaliação
da pertinência da pesquisa apresentada pela comissão científica.
7.3.1 COMUNICAÇÃO ORAL
Apresentação on-line com a socialização de resultados de pesquisas em andamento ou concluídas
e discussão coletiva. O tempo de
apresentação dos trabalhos será de 10 minutos
para cada trabalho – ou conforme orientação do coordenador do GT.
a)
Os trabalhos deverão ser apresentados por meio de explanação oral no dia do evento –
em
sala online;
b) Deverá ser rigorosamente observado o horário pré-estabelecido para cada apresentação e não exceder 10 minutos de apresentação;
c) O apresentador deverá ter disponível
para sua apresentação um computador com acesso à internet, câmera e microfone;
d) O apresentador deverá estar disponível no horário pré-determinado da sua apresentação, conforme o ensalamento do evento disponível na plataforma Even3;
e) A apresentação dos trabalhos seguirá a
ordem da lista divulgada no site para o dia do
evento. Compete aos organizadores ou aos professores coordenadores dos
Grupos de Trabalho decidirem
o melhor desenvolvimento das apresentações;
f) O tempo dos trabalhos nas sessões de comunicação deverá ser controlado pelo coordenador da sessão;
g) A apresentação do trabalho pode ser feita pelo autor titular ou pelos coautores, no caso de trabalhos com 2 ou mais participantes, que deve ser submetido somente uma vez;
h) O apresentador poderá utilizar a
ferramenta PowerPoint para fazer sua apresentação. No entanto, deve observar a viabilidade técnica,
pois as imagens e textos precisam estar
claras para os que assistirão;
i) A plataforma Even3 abrirá as salas de
apresentação. Logo, cabe aos autores verificar a data, horário e o link de acesso da sua apresentação, conforme
ensalamento disponibilizado na
plataforma;
j) Para
os autores que tiverem problemas
técnicos para realizar
a apresentação, a coordenação do evento autoriza
o envio do vídeo com sua apresentação ao coordenador da
sessão, via e-mail. O prazo para esse envio se encerra dia 13/10/2021. O envio garante
a participação e a emissão
dos certificados;
k) Por fim, vale lembrar que o padrão
para o microfone é o mudo, que só deve ser aberto durante sua fala,
intervenções e questionamentos;
l) O template do PowerPoint para produção
dos slides estará disponível na plataforma Even3.
a)
O tempo de para apresentação
do Painel será de 08 a 10 minutos;
b) Utilize o padrão acadêmico
em sua fala. Evite gírias e expressões inadequadas. A argumentação deve primar
pela ética no discurso.
a) Faça uma saudação inicial e
apresente-se ao público. É importante indicar seu nome completo, curso de graduação e instituição ao qual está
vinculado(a);
b) Apresente o tema da sua pesquisa,
aponte as motivações ou o contexto
histórico;
c) Indique a base metodológica de sua pesquisa, as fontes que analisa ou pretende analisar
e com quais autores e conceitos dialoga;
d) Caso haja resultados, apresente-os. Se
a pesquisa está em fase inicial, é importante
destacar essa característica e apontar os
caminhos que pretende seguir;
e) Conclua com uma fala breve e reforce os resultados e principais argumentos construídos ao longo da pesquisa;
f) Encerre com os agradecimentos,
incluindo as agências de fomento, e se despeça do público;
g) Em caso de trabalhos em coautoria,
basta que um realize a gravação e envio do vídeo. Ao optar pela apresentação de apenas um dos coautores, é importante que na saudação
inicial haja referência a todos os autores envolvidos na pesquisa.
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a) As pesquisas a serem apresentadas no evento podem estar em qualquer fase, ou seja, não
precisam ter sido finalizadas;
b) Os trabalhos serão avaliados quanto à profundidade, contribuição ao avanço do conhecimento, qualidade do referencial teórico e análise
dos resultados e conclusões;
c) As leituras dos resumos são de responsabilidade da Comissão Científica
e Pareceristas, que os julgará de acordo com os
critérios estabelecidos neste regulamento;
d) O formato do resumo deve seguir as normas deste regulamento;
e) Ao
Conselho Científico compete
julgar os casos omissos neste regulamento;
f) Serão
apresentados os trabalhos aprovados cujos nomes
constem no ensalamento disponível na plataforma Even3.
![]() |
O envio dos certificados será realizado através
da plataforma Even3 e todos devem estar
inscritos.
Receberão
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO com
carga horária de 12 horas todos os inscritos
que tenham confirmação e acompanhem as conferências de abertura e encerramento.
Receberão CERTIFICADO
DE APRESENTADOR DE TRABALHO
todos os apresentadores que tenham confirmação de sua presença no GT
para apresentação de seu trabalho, mediante participação na web conferência e envio do vídeo.
Lembrando que os certificados serão enviados pela plataforma Even3; logo, todos devem realizar
inscrição pela plataforma Even3.
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Todos os trabalhos aprovados
serão publicados nos anais. Caso algum autor desautorize tal publicação, ele(a) deverá
informar a sua decisão
à comissão organizadora.
Os
anais estarão à disposição dos interessados na plataforma Even3 e no site da
Cooordenação de Pesquisa em versão
para leitura e também para download, na semana subsequente ao término do evento.
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Proteção de Dados Pessoais. Todos os participantes deste PROGRAMA, obrigam-se, sempre que aplicável, a atuar, em relação ao
presente regulamento em conformidade com a Legislação vigente sobre proteção
de dados relativos
a uma pessoa física (“Titular”) identificada ou identificável (“Dados Pessoais”) e às
determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em especial a Lei 13.709/2018 (“Lei Geral de
Proteção de Dados”), comprometendo- se,
ainda, a tratar todos os Dados Pessoais que porventura tiverem acesso em razão
deste programa como confidenciais, exceto se já eram de conhecimento público sem que tenha havido
qualquer contribuição de sua
parte.
a) Os participantes estão cientes que todas as sessões das apresentações
poderão ser gravadas, com o que estão de acordo.
b) Os participantes concordam, ainda,
com o uso do seu nome, imagem e/ou o som de voz, bem como quaisquer elementos que os
integrem, em conformidade com o quanto estabelecem os arts. 18 e 20 do Código
Civil (Lei nº 10.406, de 10/01/2002), abrangendo
a
sua combinação com quaisquer escritos, imagens, vídeos, locuções, fotografias
ou ilustrações, para a finalidade
específica de participação neste PROGRAMA - incluindo, mas não se restringindo, a utilização em anúncios institucionais
e/ou comerciais de produtos e
serviços oferecidos pela FAP, esses destinados à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno,
em toda a área geográfica do Brasil e/ou do exterior, e em todos os veículos
de comunicação impressa
ou eletrônica existentes e/ou que venham a
existir, incluindo o uso em websites, redes sociais, aplicações de vídeos, ou outros canais de internet; revistas,
jornais, cartazes, folders, folhetos, catálogos, mobiliário urbano ou outros materiais
impressos; rádio, televisão, celulares ou dispositivos móveis, cinema ou outros
meios eletrônicos.
c) Os participantes declaram ser os únicos titulares dos direitos
patrimoniais sobre os trabalhos
enviados/apresentados e, nesta qualidade, cedem e transferem à FAP de forma
gratuita, plena, total, definitiva, irrevogável e irretratável, sem limite de
área geográfica do Brasil
e/ou do exterior,
todos os direitos
autorais sobre os mesmos, cessão
essa que abrange todos os direitos patrimoniais que a legislação confere
ao autor de obras artísticas,
literárias e científicas, especialmente a utilização para fins comerciais, promocionais e/ou institucionais,
por quaisquer modalidades.
![]() |
Aos organizadores e ao Conselho
Científico, reserva-se o direito de resolver as situações não previstas neste regulamento.
Link de Inscrição: https://www.even3.com.br/4sicfap/
E-mail: ://www.even3.com.br/4sicfap/;
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Prof. Dr.Vinicius Seabara
Profa. Dra. Daniele Lopes Oliveira
Profa. Me. Malu
Mendonça
Prof. Me. Ullyano
Miranda
Prof.ª Dr.ª Vinicius Seabara
Profa. Dra. Daniele Lopes Oliveira
Profa. Me. Malu Mendonça
Profa. Me. Pollyana Gahazelle
Prof. Me. Ullyano Miranda
Mídia Digital | Marketing Corporativo
Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários
Tecnologia da Informação Operações e Sistemas
Membros do Conselho de Pesquisa Membros do Comitê de Ética em Pesquisa
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INSERIR O TÍTULO: CLARO, CONCISO, SEM QUEBRA DE LINHA, EM NEGRITO,
ARIAL 12.
José X. Menezes 1, Mirela
S. Correa 2, Acyr Pereira
3
1. Estudante do curso de Letras da FAP
2. Pesquisadora da Faculdade de Educação da PUC
3. Professor da FAP -
Orientador
Grupo de trabalho:
(deve-se escrever
o nome do Grupo de trabalho por extenso)
Descreva os pontos principais do trabalho, incluindo
o(s) objetivo(s) de forma clara.
Limite de 500 a 1.000 palavras. Exemplo do espaço:
x0 x0 x0 x0 x0
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Palavras-chave: Informar três, que não façam parte do título do trabalho,
separadas por ponto.
Autorização legal: Quando for o caso, informe o número da autorização legal para execução
da pesquisa, expedido
por Comitê de Ética ou CEP/CONEP,
CEUA,
IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc. (caso não tenha, este item deverá ser suprimido).
Apoio financeiro: (caso a proposta não tenha financiador, este item deverá
ser suprimido).
Toda a referência bibliográfica citada ao longo do texto deverá, obrigatoriamente, fazer parte da lista final de referências. Não incluir nas
referências obras não citadas no texto. Exemplo de espaço:
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INSERIR O TÍTULO: CLARO,
CONCISO, SEM QUEBRA DE LINHA, EM NEGRITO, ARIAL 12.
José X. Menezes 1, Mirela
S. Correa 2, Acyr Pereira
3
1. Estudante do curso de Letras da FAP
2. Pesquisadora da Faculdade de Educação da PUC
3. Professor da FAP -
Orientador
Grupo de trabalho:
(deve-se escrever
o nome do Grupo de trabalho por extenso)
RESUMO
Descreva os pontos principais do trabalho, incluindo
o(s) objetivo(s) de forma clara. Limite de 250
a 500 palavras. Exemplo do espaço:
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Palavras-chave: Informar três,
que não façam parte
do título do trabalho, separadas por ponto.
Apresentar uma visão geral sobre o tema, com as justificativas para o desenvolvimento do trabalho. Incluir o(s)
objetivo(s) de forma clara no último parágrafo. Limite 2.300 caracteres com espaços.
Ex.:
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Descreva como o trabalho
foi realizado (procedimentos/estratégias; os sujeitos/participantes/documentos;
equipamentos/ambientes; etc). Limite 3.000 caracteres com espaços.
Ex.:
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Discuta
os resultados do trabalho, confrontando-os com aqueles disponíveis na bibliografia. Limite de 3.000 caracteres,
contando espaços. Se necessário, é permitido
ultrapassar esse limite, desde que o tamanho total do documento não ultrapasse cinco páginas. Ex.:
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Apresente
as principais conclusões do trabalho. Limite de 2.300 caracteres contando espaços. Se necessário, é permitido ultrapassar esse limite, desde que o tamanho total
do documento não ultrapasse cinco
páginas. Ex.:
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Autorização legal: Quando for o caso,
informe o número da autorização legal para
execução da pesquisa, expedido por Comitê de Ética ou CEP/CONEP, CEUA, IBAMA,
ICMBio, CGEN, IPHAN etc.
Apoio financeiro: (caso a proposta não tenha financiador, este item deverá
ser suprimido).
Toda a referência bibliográfica citada ao longo do texto deverá,
obrigatoriamente, fazer parte
da lista final de referências. Não incluir nas referências obras não citadas
no texto. Exemplo de espaço:
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Trabalhos que serão apresentados no dia 14.10.2021 (quinta-feira) das 19:25 às 21:30 Horas
Cronograma da Apresentação Oral
Tempo de Apresentação: 15min
Arguição pela banca: 10min
Plataforma de Apresentação Google. Meet: meet.google.com/rar-ridw-mfm
Real-time meetings by Google. Using your browser, share your video, desktop, and presentations with teammates and customers. meet.google.com |
SLIDE deve ser preparado para a apresentação Oral
Tempo de Apresentação: 15min
Arguição pela banca: 10min
1 - FLUXOS LOGÍSTICOS E A PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DA EMPRESA BISCOITO. | |
· Autores: | André Chagas de Sousa, Nicolly Karolyne Leite Feitosa, Adriana Celestino Rosa |
· Horário: | 19h30min às 19h55min |
· Mesa Avaliadora | Professores: Alex Martins, Ana Paula Veroneze, Gilmara Oliveira e Mallu Mendonça |
2 - GERENCIAMENTO DE ARMAZENAGEM E PRÁTICA DE METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO | |
· Autores: | André Chagas de Sousa, Thiago Enrico Siade Barbosa, Marcelo Gomes de Souza Junior, Hyan Miller Gonçalves Silva |
· Horário: | • Horário: 19h30min às 19h55min |
· Mesa Avaliadora | Professores: Alex Martins, Ana Paula Veroneze, Gilmara Oliveira e Mallu Mendonça |
3 - REVISÃO BIBLIOGRAFICA: LOGÍSTICA E SUAS DIMENSÕES | |
· Autores: | Adriane Ribeiro da Silva e André Chagas de Sousa |
· Horário: | • Horário: 20h às 20h25min |
· Mesa Avaliadora | Professores: Alex Martins, Ana Paula Veroneze, Gilmara Oliveira e Mallu Mendonça |
https://www.youtube.com/channel/UCSi5lQmrYYXJCTfqxV1kSMQ
Trabalhos que serão apresentados
no dia 14.10.2021 das 19:00 as 21:30 Horas
Pelo google. Meet
Cronograma da Apresentação Oral
Tempo de Apresentação: 15min
Arguição
pela banca: 10min
Plataforma
de Apresentação Google. Meet
G1 - DIREITO, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICAS
Apresentação de
Trabalho dia 14/10
14 de outubro de
2021, 19:00pm
Informações de
participação do Google Meet
Link da
videochamada: https://meet.google.com/epp-ckpt-zcx
SLIDE deve ser preparado para a
apresentação Oral
Tempo de Apresentação: 15min
Arguição
pela banca: 5 min
Apresentação Oral - uso de
slide de 10 minutos a 15 minutos
Trabalho |
DIREITOS: HUMANOS,
FUNDAMENTAIS E DE SER FELIZ |
Horário |
19:20 as 19:30 |
Autor (es) |
Fabio Pereira de Arruda,
Alexandre Cordeiro e Silva, Roberto Fernandes de Melo |
Trabalho |
DIREITO RELIGIOSO |
Horário |
19:35 as 19:45 |
Autor (es) |
Alexandre Cordeiro e Silva;
Daniele Lopes Oliveira
|
Trabalho |
VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA
POLITICA |
Horário |
19:50 as 20;00 |
Autor (es) |
Thallia Ferreira Reis;
Daniele Lopes Oliveira
|
Apresentação
Painel – breve exposição de 5 a 8 minutos
Trabalho |
A FALTA DE ATERRO SANITÁRIO
EM PIRACANJUBA – GO |
Horário |
20:05 as 20:13 |
Autor (es) |
Fabio Pereira de Arruda;
Daniele Lopes Oliveira |
Trabalho | A SERVIDÃO DOS INDÍGENAS NA
HISTÓRIA BRASILEIRA |
Horário | 20:23 as 20:31 |
Autor (es) | Micheli Cândida de Souza;
Daniele Lopes Oliveira |
Trabalho |
AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DAS
ENCARCERADAS EM PIRACANJUBA-GO |
Horário |
20:32 as 20:40 |
Autor (es) |
Amanda Fernandes Mesquita;
Daniele Lopes Oliveira |
Trabalho |
CONTRATO DE COMPRA E VENDA
DE ESCRAVOS EM PIRACANJUBA EM PIRACANJUBA-GO |
Horário |
20:41 as 20:49 |
Autor (es) |
Pedro Max de Souza Cruz;
Daniele Lopes Oliveira |
Trabalho |
A FIGURA DO TABELIÃO NO
DIREITO BRASILEIRO E A SUA INSTITUIÇÃO |
Horário |
20:50 as 20:58 |
Autor (es) |
Erika Cândida Sabino de
Souza; Daniele Lopes Oliveira |
Pelo google. Meet
Os participantes
receberão o link para a apresentação no dia da apresentação.
G1 - DIREITO, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICAS
Informações de
participação do Google Meet
Apresentação Oral - uso de
slide de 10 minutos a 15 minutos
SLIDE deve ser preparado para a
apresentação Oral
Tempo de Apresentação: 15min
Arguição
pela banca: 10min
Apresentação Oral - uso de
slide de 10 minutos a 15 minutos
Trabalho | GESTÃO DE ACERVOS EM GOIÁS |
Horário | 19:05 as 19:15 |
Autor (es) | Arleth Barbosa Ferreira Pereira; Daniele Lopes Oliveira
|
Trabalho |
ALTERANTIVAS
DE AUDIENCIA E SEU IMPACTO NO JUDICIÁRIO NO ATUAL CENARIO BRASILEIRO.
|
Horário |
19:16 as 19:26 |
Autor (es) |
Rickson Pinheiro ReisThiago de Paula Machado
|
Trabalho |
IMPROBIDADE ADMNISTRATIVA – UMA ANÁLISE DA LEI Nº 8.429/1992
|
Horário |
19:27 as 19:37 |
Autor (es) |
Júlia Elias Castro Santana, Laura Enmanuelle
Costa Salomao, Matheus Augusto da Silva Rezende, Bruna Camille Cabral da
Silva,Jorge Henrique Retucci, Igor Gabriel Reis de Oliveira
|
Trabalho | A DETURPAÇÃO DO USO DA MÁQUINA PÚBLICA |
Horário | 19:38 as 19:48 |
Autor (es) | Félix Henrique de Souza e Silva, Paula Adryelle Mendes Goncalves Aires, Hyllari Costa Pontes
|
Apresentação
Painel – breve exposição de 5 a 8 minutos
Trabalho |
MULHERES NA POLÍTICA
|
Horário |
19:49 as 20; 57 |
Autor (es) |
Anna Jullya Batista Rodrigues; Daniele Lopes Oliveira
|
Trabalho |
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM PIRACANJUBA-GOIÁS
|
Horário |
19:58 as 20.06 |
Autor (es) |
Hyllari Costa Pontes;
Daniele Lopes Oliveira
|
Trabalho |
PALHEIRO: ESCRAVIDÃO
MODERNA |
Horário |
20.07 as 20;15 |
Autor (es) |
Arthur Miranda; Daniele Lopes Oliveira
|
Trabalho |
A MULHER NAS ELEIÇÕES
|
Horário |
20:16 as 20:24 |
Autor (es) |
Irlanayara Arruda Soares Trindade; Juliana Ferreira de Oliveira; Daniele Lopes Oliveira |
Trabalho |
Enrolar palheiros no presídio
|
Horário |
20:25 as 20:33 |
Autor (es) |
Fernando Marcondes Campos;
Daniele Lopes Oliveira
|
Trabalho | REPRESENTAÇÃO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM
TERRA NA NOVELA O REI DO GADO? |
Horário | 20:34 as 20:42 |
Autor (es) | Ketlin Mendes de Lemos[1] Caruline Chaveiro de Oliveira[2] Orientadora: Gabrielle Andrade da Silva[3] |
Trabalho | ANÁLISE DO DISCURSO EMPREGADO NO BRASIL URGENTE:
QUAL O LIAME COM OS TIPOS PENAIS? |
Horário | 20:43 as 20:51 |
Autor (es) | Arthur Miranda Camargo[1] Thiago Porto e Silva[2] Orientadora: Gabrielle Andrade da Silva[3]
|
GT 2 – INOVAÇÃO
E SAÚDE
Trabalhos que serão
apresentados no dia 14.10.2021 (quinta-feira) das 19:25 às 21:30 Horas
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/srk-ktqe-pab
O início está para às 19h, para que o pessoal consiga ir
chegando mais cedo, mas as apresentações se iniciarão, pontualmente, às 19h20.
Banca: Prof. Me. Pedro Paulo Pereira Braga - Graduação em
Educação Física, Mestrado em Ciências Biológicas, Doutorando em Ciências
Fisiológicas
Prof. Me. Fábio Castro Ferreira - Graduação em Biomedicina,
Mestrado em Ciências da Saúde.
SLIDE deve ser preparado para a
apresentação Oral
Tempo de Apresentação: 15min
Arguição
pela banca: 10min
Apresentação Oral - uso de
slide de 10 minutos a 15 minutos
AVALIAÇÃO DA VISÃO
FUNCIONAL EM CRIANÇAS EXPOSTAS AO ZIKA VÍRUS DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL
Tainara Sardeiro
de Santana, Marcos Pereira Ávila, Maria Alves Barbosa, Sue Christine Siqueira,,Victor Augusto de Castro
Apresentação
Painel – breve exposição de 5 a 8 minutos
FISICA MÉDICA: INOVAÇÃO,
GESTÃO E TECNOLOGIA
Heloisy Lopes Oliveira
ESTUDO QUANTITATIVO DE
IMUNIZADOS CONTRA COVID-19 (SARS-COV-2) NO MUNICÍPIO DE PIRACANJUBA-GO ENTRE OS
ANOS DE 2020 E 2021
Izabella Carolina de Lima
Marcos Flávio Ribeiro Valério Júnior
DIFICULDADE NO MANEJO DA
TERAPIA PALIATIVA: REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Victor Augusto de Castro, Ivanilde
Batista da Silva, Érica Santana da Costa Siqueira, Franci Junior Gomes da
Silva, Tainara Sardeiro de Santana
QUALIDADE DE VIDA NA TERAPIA
PALIATIVA: REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Victor Augusto de Castro, Reismara
Ribeiro da Luz, Cristhina Kelly Gomes Silva, Thais Cristina Santana de Melo, Tainara
Sardeiro de Santana
DIAGNÓSTICO DO DIABETES
MELLITUS GESTACIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
Jordana Rodrigues Soares
Bueno, Franciela Batista de Alcântara Laurenço, Francineide Ribeiro
Sobrinho, Marcos Flávio Ribeiro Valério Júnior
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
DE MOLÉCULAS ANTIGÊNICAS/IMUNOGÊNICAS DE Leishmania sp., COM POSSÍVEL APLICAÇÃO
EM SÍNTESE DE TESTES DIAGNÓSTICOS RÁPIDOS E TERAPIA DA LEISHMANIOSE
Gabriela Do Carmo Campos, Thaís
Menezes Cardoso Dias, Nathalia Reis Silva, Natália Amorim da Silva, André Luís
Elias Moreira
Avaliação da qualidade de sono
dos docentes e discentes da faculdade de Piracanjuba durante o período
pandêmico da Covid-19.
Débora Lyssa Lima Borges, Aline
Alves Mota, Carolina Gaudioso
Avaliação
da qualidade da água distribuída em escolas da cidade de Piracanjuba-Goiás Mariana
Dias de Lima, Lorranny Gonçalves de Souza, Pedro Henrique Domingues
Machado, Pollyana Guimarães de Oliveira
Os Benefícios da Shantala na redução das cólicas de recém nascidos
Juliana Rodrigues Vieira
Carla Danielle Dias Costa Costa
Isabela Milene Dias Costa
Os riscos da automedicação na prevenção de Covid-19
Isadora Pires Faria
Isabela Milene Dias Costa
Carla Danielle Dias Costa Costa
Trabalhos que serão apresentados
no dia 14.10.2021 das 19:25 as 21:30 Horas
Pelo google. Meet
Cronograma da Apresentação Oral
19:00 pois as 19:30
Tempo de Apresentação: 15min
Arguição
pela banca: 10min
Plataforma de Apresentação Google. Meet: https://meet.google.com/nhq-ioiw-isg
ENGENHARIA CIVIL:DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E ÍNDICES DE DESISTÊNCIA Resumo
Inscrito André Filipe Rodrigues
Para esse trabalho, a banca será:
Ullyano Souza Miranda - Professor da FAP
Sarllem Gomes - Engenheiro Civil com especialização em Gestão de obra e Construções alternativas (Professor Convidado)