I SEMINÁRIO NACIONAL ARAUCÁRIAS EM REDES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

I SEMINÁRIO NACIONAL ARAUCÁRIAS EM REDES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

presencial São Francisco de Paula - Rio Grande do Sul - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação

O I Seminário Nacional “Araucárias em Redes de Educação Ambiental”  é um evento de pesquisa e extensão organizado pela Universidade Estadual do Rio grande do Sul (UERGS), o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) e a Rede Araucárias. Nessa primeira edição a temática está orientada para a discussão dos avanços, perspectivas, permanências em formação em rede e currículos da educação ambiental, a partir das diferentes formas, processos e resultados obtidos nas mais diversas atividades. Na Rede Araucárias estes aspectos estão centrados na interdisciplinaridade, na crítica das relações sociais, no surgimento das novas redes sociais, dentre elas, as redes de educação ambiental  e seus saberes, conhecimentos, fazeres e práticas sociais em relação ao meio ambiente. A rede se afirmou através do desejo e projeto coletivo de desenvolvimento de práticas educativas que tenham impacto pessoal, profissional, e na sociedade de uma maneira geral. Quando todo desejo decorrente da formação em rede de educação ambiental se tornar um projeto, a rede Araucárias terá cumprido seu objetivo para um país melhor e mais saudável.

Template modelo de apresentação dos resumos.

Transmissão das Conferências pelo canal da Rede Araucária pelo Youtube

Minicursos e Oficinas Presenciais

Grupos de trabalho com apresentação presencial ou pelo Google Meet (endereço enviado por e-mail aos autores)

Conferencistas


                                                                                              

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

RESUMO EXPANDIDO - COMUNICAÇÃO ORAL - Orientações para submissão de trabalhos: Serão aceitas: 1) pesquisas finalizadas e em andamento; 2) relato de práticas pedagógicas/curriculares/institucionais, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise. O texto deve ser apresentado no Template correspondente e organizado em forma de resumo expandido, sem separação de subtítulos, deverá ter problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, metodologia, discussão e resultados, e conclusões. Deverá conter entre 15.000 e 20.000 caracteres com espaços incluindo as referências. Não deverá ter notas de rodapé e atender as normas da ABNT (Papel tamanho A4; margem superior e inferior com 2,5 cm e margem esquerda e direita com 3,0 cm; título maiúsculo negrito centralizado, letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5 e ao final 3 a 5 palavras-chave e as referências).

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Quadro Geral de Coordenação

Coordenação

Rosmarie Reinehr (PPGAS/UERGS)

Aloisio Ruscheinsky (UNISINOS)

Organização

ARAUCÁRIAS - Educação Ambiental a partir dos Campos de Cima da Serra e Hortênsias

Comissão Organizadora

Adriana Roveda (Coord. Coletivo Educador Novo Hamburgo/RS)

Aloisio  Ruscheinsky (UNISINOS)

Bianca Steigleder Bazzan (Coordenadora CEAAK- Igrejinha/RS)

Harrysson Luiz da Silva (PPGDN-UFSC)

Ismael Jesus Klein (UERGS/SFP)

Jaíne Pruch Melo (Coord. Pedagógica EF RME Cambará do Sul/RS)

Laci Gross (Professora REM Canela/RS)  

Linara Brocker (SME São Francisco de Paula/RS)

Luciana Michele Martins Alves (Secretaria Municipal de Educação Taquara/RS)

Marc François Richter (PPGAS/UERGS)

Sabrina Amaral (Coord. Pedagógica RME Parobé /RS)

Sandra Lilian Grohe (Assessora EA SMED São Leopoldo/RS)

Rosmarie Reinehr (PPGAS/UERGS)

Comissão Tecnologia e Comunicação

Bruna Raquel Rodrigues Teixeira (GP Araucárias)

Ismael Jesus Klein (UERGS/SFP)

Sandra Lilian Grohe (Assessora EA SMED São Leopoldo/RS)

Comissão Técnico-Administrativa

Isadora Schuch de Castro (UERGS)

Juliana Orsi Vargas Strassburger (UERGS)

Cristiano Wirth Menezes (RME Estância Velha)

Comissão Científica

Prof Dr Aloisio  Ruscheinsky (UNISINOS)

Prof Dr Harrysson Luiz da Silva (PPGDN-UFSC)

Daniela V. Costa Menezes (Doutoranda PPGECi/UFRGS)

Pof Dr Marc François Richter (PPGAS/UERGS)

Prof Dra Sandra Lilian Grohe (Assessora EA SMED São Leopoldo/RS)

Prof Dra Rosmarie Reinehr (PPGAS/UERGS)

Coordenadores de GT

Adriana Borella (Mestranda PPGAS/UERGS)

Adriana Roveda (Coord. Coletivo Educador Novo Hamburgo/RS)

Aloisio Ruscheinsky (UNISINOS)

Ana Carolina Tramontina (PPGAS/UERGS)

Bianca Steigleder Bazzan (Coordenadora CEAAK- Igrejinha/RS)

Caroline Araujo Dal Bosco (Analista Ambiental, Asses. EA SEMA/RS)

Cassiano Oliveira (Mestrando PPGAS/UERGS)

Celmar Corrêa Oliveira (PPGAS/UERGS)

Daniela Mueller de Lara (PPGAS/UERGS)

Daniela V. Costa Menezes (Doutoranda PPGECi/UFRGS)

Dione Kitzmann  (PPGEA/FURG)

Eleane Aparecida Santos. Mestranda PPGAS/UERGS

Gabriel Grabowski (PGQA/FEEVALE)

Harrysson Luiz da Silva (PPGDN-UFSC)

Ismael Jesus Klein (UERGS)

Jaíne Pruch Melo (Coord. Pedagógica EF RME Cambará do Sul/RS)

Jeferson Rosa (Mestrando PPGAS/UERGS)

Ketulyn Fuster Marques (Gestora SEMA/RS- SFP)

Laci Gross (Professora REM Canela/RS)  

Linara Brocker (SME São Francisco de Paula/RS)

Luciana M. Martins Alves (Secretária Municipal EducaçãoTaquara/RS)

Luiz Fernando Quevedo (Mestrando PPGAS/UERGS)

Marc François Richter (PPGAS/UERGS)

Marcelo Maisonette Duarte (PPGAS/UERGS)

Marcia dos Santos Ramos Berreta(PPGAS/UERGS)

Narjara Mendes Garcia (PPGEA/FURG)

Nubiana Salazar (Mestranda  PPGAS/UERGS)

Patricia Mairesse de Castro (Coord.PEAC-SEDUC/RS )

Renel Prospere (Coord. PEAC-SEMA/RS)

Rochele da Silva Santaiana (PPGED/UERGS)

Rodrigo Koch (UERGS)

Sabrina Amaral (Coord. Pedagógica SECTEL Parobé /RS)

Sandra Lilian Grohe (Assessora EA SMED São Leopoldo/RS)

Silvia Juliana Bischoff  (Mestranda  PPGAS/UERGS)

Taís Cristine Ernst Frizzo (CAp e PPGECi/UFRGS)

Vanessa P. Castro Oliveira (Mestranda PPGAS/UERGS)

Vanessa Espíndula da Rosa (Coord. de Educação do Geoparque Caminhos Canions do Sul - Mestranda PPGAS/UERGS)

Vitória Viel (Assessora EA SMED São Leopoldo/RS)

Comissão Cultural

Adriana Borella (Mestranda PPGAS/UERGS)

Bianca Steigleder Bazzan (Coordenadora CEAAK Igrejinha/RS)

Daniela V. Costa Menezes (Doutoranda PPGECi/UFRGS)

Jussara Irassochio Padilha (GP Araucárias)

Nathan Camilo (UERGS)

Bolsistas (Pesquisa/Extensão)

Denis Tomiello de Oliveira (Ped/UERGS)

Paula dos Reis Duarte (Ped/ UERGS)

Bruna Raquel R. Teixeira (Voluntária)

Grupos de Trabalho

GTs

EMENTAS

Componentes

GT 1 –EA e Infâncias

O GT Infâncias e Educação Ambiental promove o debate e a reflexão sobre as possibilidades de escuta, participação e ações socioambientais direcionadas às crianças em contexto escolar e não escolar. As experiências e as discussões apresentam como centralidade a percepção das crianças enquanto participantes ativos na Educação Ambiental, como sujeitos críticos sobre o presente e integrantes do processo de construção e disseminação de conhecimentos e interações sociais mais sustentáveis. É necessária a formação de educadores das infâncias, que promovam práticas ambientais que considerem a relação indissociável entre as crianças e a natureza.

Eleane Aparecida Santos. Mestranda PPGAS/UERGS

Linara Brocker.  EA / RME São Francisco de Paula/RS. Mestranda PPGECE-FURG

Narjara Mendes Garcia PPGEA/FURG

Rochele da Silva Santaiana. PPGED/UERGS

 

 

GT 2  - EA e Juventudes

O GT Juventudes e EA reconhece o caráter plural deste segmento, com evidentes diversidades e as várias formas com que são compreendidas as questões ambientais e se geram formas de comprometimento. Acolherá contribuições que objetivem favorecer e construir ações que encantem as juventudes quanto a sua participação na construção do conhecimento ecológico e como preservar ou cuidar do que é um bem comum da humanidade. Certamente, a experiência juvenil de apreço à educação ambiental é influenciada pelas dimensões socioculturais e étnicas, pelas questões raciais, de classe e de gênero, bem como pela diversidade de territórios habitados.

 

Luciana Michele Martins Alves. Ma em Educação PPGED/UERGS. Coordenadora EA - Secretaria Municipal de Educação Taquara/RS

Nubiana Salazar. Mestranda  PPGAS/UERGS

Rodrigo Koch. UERGS

Sabrina Amaral. Dra Qualidade Ambiental -FEEVALE. Coord. Pedagógica RME Parobé /RS.

 

 

GT 3 – EA e Comunidades/Cidades

Este GT recepcionará abordagens que se orientem em examinar ações e processos formativos voltados aos cuidados com os bens ambientais e como tal para a sensibilização de coletividades. Entre outras dimensões pretende compreender como a Educação Ambiental pode contribuir para construir coletivamente caminhos sustentáveis diante de vidas atravessadas pelo consumo, pela produção ampliada de resíduos, pela degradação ambiental e pelos efeitos de múltiplas desigualdades socioambientais. O debate procurará apreender a constituição e as dinâmicas que engendram sujeitos devotados à sustentabilidade Ambiental.

 

Celmar Corrêa OliveiraPPGAS/UERGS

Sandra Lilian Grohe. Dra Educação/Unisinos. Assessora Pedagógica SMED São Leopoldo/RS

Vitória Viel. Me Educação/Unisinos. Assessora Pedagógica SMED São Leopoldo/RS

 

 

GT 5 - EA e Políticas Públicas

Os trabalhos submetidos a este GT se destinam a refletir e dialogar sobre os rumos e as alternativas quanto às políticas públicas que subsidiam as práticas de educação ambiental. O debate reforçará os mecanismos pelos quais a formulação de políticas ambientais servem para a melhoria das relações entre a sociedade e o meio ambiente, bem como haverá espaço para uma perspectiva de avaliação da evolução da legislação que ampara os processos de educação ambiental, nos diferentes espaços territoriais. 

 

Gabriel Grabowski. PGQA/FEEVALE.

Jeferson Rosa.  Mestrando  PPGAS/UERGS

Marcelo Maisonette DuartePPGAS/UERGS

 

 

GT 6 – EA Educação Ambiental: Sustentabilidade, Preservação e Consumo

O GT objetiva incentivar uma ampla discussão sobre o significado das unidades de conservação para a difusão e as práticas da Educação Ambiental. Pretende abordar também o uso público das áreas protegidas para amparar tais espaços como patrimônios naturais e culturais, bem como as possíveis conexões entre estas áreas, o ecoturismo e a educação ambiental. Serão acolhidas contribuições que relatem experiências e práticas sustentáveis, por mais que igualmente se façam referências aos impactos decorrentes de atividades e à gestão participativa de áreas de interesse ambiental especial.

A Educação Ambiental pode melhorar a vida das pessoas, promovendo a qualidade de vida do ambiente e das pessoas, diminuindo os impactos ambientais, consolidando processos de sensibilização e conscientização vinculados aos cuidados ambientais.  Trata-se de uma ferramenta fundamental para a conscientização ambiental em relação aos cuidados com o meio em que vivem e a mitigação de danos causados pelo consumo de bens naturais. A capacitação para o uso parcimonioso de todos os bens naturais requer uma ação de reflexividade e a transformação de um consumo desenfreado, em um consumo consciente, sustentável e ecologicamente correto. Nesta perspectiva, este GT recebe resumos que discutam/problematizem a convivência compromissada das interações entre pessoas/instituições e ambiente em relação ao uso racional e/ou sem desperdício e suas implicações na revisão das formas como estamos consumindo.

Bianca Steigleder Bazzan- Coordenadora CEAAK- Igrejinha/RS

Ismael Jesus Klein. Me PPGAS/UERGS

Ketulyn Fuster Marques. Ma Educação/PUC. SEMA/RS

Marcia dos Santos Ramos Berreta. PPGAS/UERGS

Daniela Mueller de Lara. PPGAS/UERGS

Laci Gross. Ciências Biológicas- UNOPAR. Professora REM Canela/RS 

Marc François Richter. PPGAS/UERGS

 

GT 8  - EA Currículo e Formação Docente

Este GT se dedicará ao debate acerca da formação de novos educadores(as) ambientais e o imperativo da formação contínua nesta área. Acolherá contribuições a propósito dos processos formativos dos sujeitos ecológicos para a ação nos espaços formais de educação, bem como em outros âmbitos onde a dimensão pedagógica é igualmente relevante. Interrogará quanto aos saberes, às práticas de investigação por parte de docentes que possuem como referência a Educação Ambiental. São bem-vindas reflexões acerca da identidade e profissionalidade de educadores e como as redes podem subsidiar a aprendizagem dos sujeitos.

Acolherá discussões acerca da formatação de currículos no âmbito dos espaços formais de educação para compreender como se engendram as temáticas e suas práticas educativas decorrentes. A abrangência é da Educação Básica ao Ensino Superior e como podem ser engendradas redes nestes espaços. Busca reunir contribuições que versem sobre os processos de planejamento, apropriação e implementação de propostas de Educação Ambiental.  Ainda pretende problematizar os mecanismos da inserção da Educação Ambiental na matriz curricular e como daí decorrem os pressupostos das práticas pedagógicas das instituições formais de ensino.

Dione Kitzmann. PPGEA/FURG

Patricia Mairesse de Castro. Ma  Psicanálise Saúde e Sociedade- UVA. Coord.PEAC-SEDUC/RS

Renel Prospere. Dr EA/FURG. Coord. PEAC-SEMA/RS

Vanessa Espíndola da Rosa.  Coordenadora  de Educação do Geoparque Caminhos Canion s do Sul. Mestranda PPGAS/UERGS

Caroline Araujo Dal Bosco. Analista Ambiental Assessoria EA SEMA/RS

Adriana Roveda. Mestranda Qualidade Ambiental – FEEVALE. Coord. Coletivo Educador Novo Hamburgo/RS.

Silvia Juliana Bischoff. Mestranda  PPGAS/UERGS

Taís Cristine Ernst Frizzo. CAp e PPGECi/UFRGS

GT 09 -  EA em perspectiva Interdisciplinar

O campo da Educação Ambiental tem proporcionado debates sobre o desenvolvimento da metodologia de produção do conhecimento e de fundamentação de suas práticas abrangentes. Neste sentido, a Interdisciplinaridade se apresenta como uma perspectiva epistemológica peculiar para esta área de estudo, de práticas pedagógicas e de construção de sujeitos críticos. A prática da interdisciplinaridade, sob o prisma da educação ambiental, possui a ousadia de buscar novas formas de compreensão dos processos educacionais. Serão bem-vindos relatos de práticas educativas amparadas nesta perspectiva metodológica, como fundamento da Educação Ambiental com seus elementos históricos, antropológicos, sociológicos, filosóficos, éticos e culturais.

 

Aloisio Ruscheinsky. UNISINOS

Ana Carolina Tramontina. PPGAS/UERGS

Daniela V. Costa Menezes. Ma PPGAS/UERGS e Doutoranda PPGECi/UFRGS

Vanessa P.  Castro Oliveira. Mestranda  PPGAS/UERGS

Colaboradores


Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}