O Congresso de Iniciação Científica da Unesp – CIC é um evento científico promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, como parte integrante da Política Institucional da Universidade para a Formação de Recursos Humanos para Pesquisa e para a Divulgação e Popularização da Ciência, com o propósito de dar visibilidade e qualificar as pesquisas desenvolvidas por alunos(as) de graduação na Unesp e promover discussões com a comunidade sobre temas importantes e relevantes para o desenvolvimento da ciência e da inovação.
O XXXVIII CIC Unesp tem como tema “Unesp 50 Anos: Ciência, Formação, Inovação e a Transformação de Territórios” e será realizado em duas fases: a primeira no âmbito das Unidades Universitárias e a segunda no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa.
A primeira etapa ocorrerá de forma presencial nas Unidades Universitárias, no período de 01 a 25 de setembro de 2026, conforme cronograma a ser definido pelas respectivas Comissões Permanentes de Pesquisa (CPPs). A segunda etapa, de abrangência nacional, realizar-se-á presencialmente entre os dias 23 e 25 de novembro de 2026, e será regulamentada por instrumento normativo complementar, com publicação prevista para o dia 31 de outubro de 2026.