XXXVIII Semana de História

XXXVIII Semana de História

online FCLAs Unesp - Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Assis - Assis - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

A XXXVII Semana de História é organizada por conferências e mesas  redondas, integradas por pesquisadores e especialistas nacionais. O tema desta edição trata da formação e condição atual da comunicação radiofônica, tanto como fontes à pesquisa quanto recursos didáticos.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Cronograma, Normas de Submissão e Sessões Temáticas

Cronograma

  • 09 de setembro/2022: encerramento de submissões de propostas de oficinas e sessões
  • 12 de outubro/2022encerramento das submissões de textos
  • 17 de outubro/2022resultado de aceite dos textos 
  • 22 de outubro/2022Inscrições no evento para apresentadores aceitos. Participantes que não realizem inscrição, não terão suas comunicações incluídas na programação e Anais de Eventos.
  • 23 de outubro/2022: Divulgação da programação das apresentações.
  • 24 a 26 de outubro/2022: realização do evento. As mesas e   conferências serão híbridas; oficinas e minicursos serão presenciais; as sessões poderão ser em formato híbrido apenas para participantes de outros campi da UNESP ou de IES de outras localidades.

Normas de submissão

O texto expandido pode ser submetido  em português, com o máximo de 5.000 palavras, incluindo bibliografia final e notas. Deve seguir com a seguinte estrutura: introdução com objeto e problematização, métodos, resultados e interpretação, conclusões, bibliografia citada.  Referências colocadas no corpo do texto (AUTOR, DATA) e se necessário, apenas notas de rodapé explicativas em Times New Roman 9. Entrelinhas 1/2, alinhamento justificado, Times New Roman 12. Palavras-chave: 03 (três) no máximo. 

O template está disponível no site do evento com mais orientações normativas. Os textos fora do padrão estabelecido no template serão devolvidos.

Publicação em anais do evento: Os textos aprovados e que estivem no padrão estabelecido acima serão publicados em Anais de Evento (versão on line). Textos fora do padrão estabelecido não serão publicados.


Sessões Temáticas:

1 - Movimentos migratórios, terra, trabalhos e economia no mundo contemporâneo

Resp: Dr. Paulo Cesar Gonçalves (Unesp/Assis); Dr. Lélio Luiz de Oliveira (USP/Ribeirão Preto)

A proposta desta sessão de trabalho é enfocar, mediante perspectiva diacrônica, os enlaces específicos entre as trocas comerciais, os mundos do trabalho, a organização do espaço produtivo e a ordenação dos movimentos de população como prática política e econômica da época contemporânea, privilegiando áreas consideradas periféricas pelo capitalismo mundial.

 

2 - História e ensino da África, História do Brasil, Gênero e suas conexões

Resp.:  Dra. Lúcia Helena Oliveira Silva (UNESP/Assis), Dra. Rosinalda Correia da Silva Simoni; Ms. Thiago Henrique Sampaio (doutorando PPGH/UNESP)

A proposta dessa sessão visa promover a apresentação e discussão de textos de pesquisa que versem sobre a história da África e dos afro-brasileiros nos contextos do Brasil colonial, monárquico e república. São contempladas ainda os temas que interseccionem  gênero e a história social e dos movimentos sociais.

 

3 -Antiguidade: perspectivas, desafios e contribuições dos estudos de História Antiga no Brasil

Resp.: Dr. Ivan Esperança Rocha (UNESP/Assis); Dra. Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi (UNESP/Assis); Ms. Abner Alexandre Nogueira (doutorando PPGH/UNESP/Assis)

Este Simpósio Temático acolhe pesquisas de história antiga desenvolvidas em nível de graduação e pós-graduação em diferentes Centros de Ensino e Pesquisa do país. O acesso cada vez mais amplo a fontes e bases de dados disponibilizadas por Universidades, Centros de Pesquisa, Bibliotecas, Arquivos e outras fontes de informação, antes disponíveis de forma muito seletiva, tem promovido uma ampliação das possibilidades de pesquisa em História Antiga no Brasil. Os ventos da história cultural e uma intersecção cada vez mais intensa de diferentes disciplinas das ciências humanas, trazem novos alentos à pesquisa de história antiga que deixa de se restringir ao espaço exclusivo do historiador para interessar segmentos cada vez mais amplos de conhecimento. Fica patente a distância quantitativa e qualitativa das pesquisas desenvolvidas e a ampliação do leque de temas e abordagens na área em relação à realidade de meados do século passado. Para quem esta história antiga está sendo escrita? A pesquisa de história antiga não tem um viés ensimesmado, mas volta-se cada vez para espaços externos à academia, buscando interessar um público cada vez mais amplo através de diferentes canais promovidos pela tecnologia de informação, e muito preocupada com a elaboração de materiais didáticos voltados para a Educação Básica, não apenas na vertente do Ensino Fundamental e Médio mas também da Educação Infantil. Esperamos acolher nesta Seção de Trabalho parte dessa rica e renovada contribuição aos estudos de História Antiga, criando um espaço de conhecimento e de debates que estimule e amplie o interesse pela cultura do Mediterrâneo Antigo e pelo impacto que ela tem na compreensão da cultura Ocidental e também Oriental, privilegiando abordagens sintonizadas com o tema do evento que levem em consideração o confronto entre visões economicistas, políticas e culturais da história.

 

4 -Tecnologias Digitais em Pesquisa Histórica: Desafios para o Historiador do Século XXI

Resp.: Dr. Ivan Esperança Rocha (UNESP/Assis); Dra. Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi (UNESP/Assis); Ms. Abner Alexandre Nogueira (doutorando PPGH/UNESP/Assis)

Os estudos sobre as tecnologias digitais e o diálogo com a construção do conhecimento histórico tem sido um campo que tem ganhado grandes abrangências e aplicações. Diante destes diálogos, abre-se aqui um espaço para que os historiadores possam trazer suas inquietações teóricas e metodológicas para que problemáticas e propostas de pesquisas possam ser debatidas. Neste aspecto, também é importante que as Humanidades Digitais sejam objeto de análise e as experiências de pesquisa com esta interlocução possam ser divulgadas.

 

5 - Articulações entre pesquisa e ensino na formação de professores de História

Resp.: Dr. Ronaldo Cardoso Alves (UNESP/Assis); Dra. Andrea Lúcia Dorini de Oliveira Carvalho Rossi (UNESP/Assis)

Os estudos referenciados na Educação Histórica e na Didática da História promovem reflexões a respeito dos objetivos, funções e práticas do conhecimento histórico no âmbito da educação intra e extra-escolar, das metodologias de ensino e dos usos públicos da História. No Brasil, esse campo apresenta um conjunto variado de pesquisas acadêmicas e de reflexões de professores a respeito de suas experiências educativas, em diferentes níveis e espaços de ensino, buscando evidenciar a natureza, o papel e a importância das conexões entre formação histórica, consciência histórica e cultura histórica. Nessa perspectiva, a formação histórica para a educação básica passa pela proposição, por parte dos professores, de ações didáticas que possibilitem, aos estudantes, a aprendizagem da História a partir da análise da diversidade tipológica documental, mediada pela racionalidade histórica, com o objetivo de criar caminhos para a construção do conhecimento histórico em sua relação com a própria vida e sociedade. Nos cursos de Licenciatura em História essa abordagem tem se constituído profícua na construção de metodologias investigativas para o ensino e aprendizagem histórica, apresentando-se como um dos desafios teórico-metodológicos da formação inicial. Destarte, o objetivo deste Simpósio é possibilitar a apresentação de pesquisas acadêmicas e experiências pedagógicas, em diferentes níveis de ensino, voltadas para a compreensão de como o trabalho com diferentes tipos de documentos históricos, na perspectiva do professor-pesquisador, contribui para a formação histórica dos estudantes de forma que possam, conscientemente, enfrentar os desafios de seu tempo.

 

6 - Patrimônio cultural e participação civil: perspectivas atuais e novas metodologias de pesquisa

Resp.: Ms. Pedro Henrique Victorasso (doutorando PPGH/UNESP); Ms. Taina Maria Silva (doutoranda PPGH/UNESP)

O objetivo é refletir sobre as perspectivas atuais relacionadas ao patrimônio cultural e suas variadas faces atreladas à sociedade civil como valores e significados atribuídos, sentidos, identidades e memórias. Nos interessa discutir o protagonismo da sociedade na construção das narrativas históricas no qual a participação da comunidade possa interferir nas formas de pesquisar (metodologias e instrumentos) e preservar (políticas públicas e estratégias preservacionistas). Nas últimas décadas o papel do Estado na seleção e proteção dos bens passou a ser democraticamente compartilhado com a comunidade envolvida. Esse novo olhar só foi possível após a Constituição de 1988, que ampliou o entendimento acerca do patrimônio e também ressaltou a orientação de protagonismo dos cidadãos no reconhecimento e valorização do patrimônio cultural. Assim, convidamos os participantes a apresentarem trabalhos que estão investigando o patrimônio cultural e sua relação com a sociedade tanto em processos de patrimonialização como em movimentos sociais, frente aos diversos desafios relacionados ao tema: a historiografia acerca do patrimônio; as metodologias de registro e de apreensão das narrativas sociais; elaboração de novas formas de salvaguarda de bens culturais; revisão das diretrizes de preservação e instrumentos de ativação sobre o patrimônio cultural; as políticas públicas e os órgãos de preservação; gestão do patrimônio cultural e ações educacionais.


 

7 - História e Historiografia nas Américas

Resp.: Dr. Carlos Alberto Sampaio Barbosa (UNESP/Assis); Dr. José Luis Bendicho Beired (UNESP/Assis)

Os estudos históricos sobre a América Latina e os Estados Unidos têm ganho uma atenção crescente da historiografia brasileira e, em particular, na UNESP e demais universidades paulistas. Nesta sessão pretende-se promover a discussão de pesquisas que possuam como temas as Américas suas fontes, abordagens e perspectivas teóricas e metodológicas. A sessão será um espaço para reflexão de investigações recém-concluídas e em curso, assim como promover a sua difusão entre o público discente e de professores de História

 

8 - Impressos, difusão da informação e meios técnicos

Resp.: Dra. Tania Regina de Luca (UNESP/Assis)

A sessão pretende reunir pesquisas e reflexões acerca da complexa relação entre impressos (livros, periódicos, boletins, folhetos, cartazes etc.), em suporte papel ou digital,  a difusão da informação, em articulação com os meios técnicos disponíveis num dado contexto histórico. Ao lado das análises de conteúdo, sem dúvida fundamentais, o que se pretende é refletir acerca de aspectos que, no mais das vezes, não merecem grande atenção. Assim, trata-se de tomar os impressos, independentemente do seu suporte, como objetos culturais complexos cuja produção requer a intervenção de diferentes indivíduos, a começar pela concepção gráfica, passando pelo processo de produção (seja para o papel ou a tela), distribuição (física ou por meio virtual) e consumo.

 

 

9 - China: patrimônio e diversidade cultural

Resp.: Dra. Paulo Henrique Martinez (UNESP/Assis)

Aprender a China , por lições. Aproximações entre a poesia de João Cabral de Melo Neto, o patrimônio e a diversidade cultural da China. As dimensões do patrimônio natural e cultural, tangível e intangível, móvel e imóvel abrem-se para a percepção poética e comunicativa enunciadas em poemas cabralinos, como A educação pela pedra e Profissional da Memória.


Local do Evento

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}