A Semana Nacional de Oceanografia (SNO) é um dos principais eventos acadêmicos das Ciências do Mar no Brasil. Criada em 1987, a SNO é organizada por estudantes de Oceanografia de diferentes universidades brasileiras e acontece anualmente em diferentes cidades brasileiras e alternando entre o Norte e o Sul do País, reunindo acadêmicos, profissionais e interessados na área para debater temas contemporâneos, compartilhar conhecimento e fortalecer a comunidade científica.
A SNO tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento, incentivando a troca de experiências entre estudantes e profissionais de várias regiões do país. Cada edição aborda temas relevantes e atuais. Por exemplo, em 2023, em Pernambuco, a temática foi "Da Lama ao Coral: Desafios Socioambientais dos Ecossistemas Marinhos Tropicais". A edição de 2024, no Rio de Janeiro, integrou o SimPós Oceano fortalecendo a discussão científica e prática sobre os oceanos.
Além das palestras e minicursos, o evento inclui atividades culturais e esportivas, como as Oceaníadas, que promovem a interação e integração dos participantes. Com edições em cidades costeiras de diversas regiões, a SNO contribui para a visibilidade e disseminação de práticas sustentáveis e avanços científicos em oceanografia. Receber a SNO em Belém em 2025 é altamente significativo por sua proximidade temporal e geográfica à COP30, que também será sediada no Brasil. O Pará é estratégico por estar localizado na Amazônia Legal e por sua relação direta com os ecossistemas costeiros e marinhos. Isso permitirá que o evento amplie debates sobre mudanças climáticas, conservação marinha e sustentabilidade em um contexto global. Além disso, o estado do Pará tem forte ligação com comunidades tradicionais e sistemas socioecológicos que dependem diretamente dos oceanos, sendo um local ideal para destacar a interface entre conhecimento científico, saberes tradicionais e políticas públicas voltadas à sustentabilidade marinha.