1 - História da África, afro-brasileira e interlocuções
Coordenadores: Lúcia Helena Oliveira Silva (UNESP/Assis), Thiago Henrique Sampaio (Doutorando - UNESP/Assis)
Resumo: Esta sessão objetiva agregar as comunicações de pesquisas sobre pesquisas que versem sobre a história a social da escravidão, do período pós-emancipação, colonialismo em África e pós colonialismo e as interlocuções com relação de gênero e educação em especial no que tange a Lei 10639/03 atual 11645.
2 - História: teorias, conceitos e convergências disciplinares
Coordenadores: Prof. Dr. Hélio Rebello Cardoso Junior (UNESP/Assis); Dr. Barthon Favatto Suzano Junior (ITESM/México)
Resumo: A História ensinada, a História pesquisada, realiza-se na tríade teorias, conceitos e convergências disciplinares. As teorias dizem respeito aos alicerces epistemológicos e ontológicos que definem e redefinem as formas, as estruturas, os processos e os conteúdos de uma disciplina. Entre os quais, no caso da História: os objetos, as modalidades de temporalidades, os métodos de tratamento das fontes, as possibilidades narrativas e as definições de categorias e conceitos. Sobre os últimos, Paul Veyne (1998: 104) há declarado que “são o ponto dos progressos da historiografia” porque “possuir conceitos é conceber coisas”. Por sua vez, Koselleck (2012: 29) enfatizou que necessitamos de “conceitos para ter ou acumular experiencias e incorporá-las vitalmente” à História. Ocorre que tanto conceitos como teorias, sejam desde o mister da História ensinada quanto da História pesquisada, incorporam-se inevitavelmente e em grande medida ao nosso campo por meio de convergências disciplinares: emprestados, reelaborados e realocados de outros campos de conhecimento. Esse horizonte de convergências é ainda mais concreto num presente em que as conexões e os interditos entre campos e áreas, os encontros e desencontros de métodos, as correlações ou entraves de definições de objetos (Cf. WATSON, 2016) ocorrem numa velocidade antes inimaginável, conformando novíssimos padrões e horizontes de escritas da História. A ST é um convite a todas as propostas debruçadas a repensar tais conectividades e correlações desde as abordagens da Filosofia da História, da Teoria da História e da História da Historiografia. Referências bibliográficas: KOSELLECK, R. Historias de Conceptos: estudios sobre semántica y pragmática del lenguaje político y social. Madrid: Editorial Trotta, 2012. VEYNE, Paul. Como se escreve a História e Foucault revoluciona a História. 4ª ed. Brasília: Editora da UNB, 1998. WATSON, Peter. Convergence: the idea at the heart of science. New York: Simon & Schuster, 2016.
3 - Movimentos migratórios, terra, trabalho e economia no mundo contemporâneo
Coordenadores: Paulo Cesar Gonçalves (UNESP/Assis); Lélio Luiz de Oliveira (USP/FEARP); Marina Simões Galvanese (Pós-doutoranda - UNESP/Assis)
Resumo: A expansão, consolidação e reconfiguração do capitalismo acarretaram transformações das relações humanas em suas diversas dimensões. A proposta desta sessão de trabalho é agregar comunicações que enfocam, mediante perspectiva diacrônica, os enlaces específicos entre as trocas comerciais, os mundos do trabalho, a organização do espaço produtivo e a ordenação dos movimentos de população como prática política e econômica da época contemporânea, privilegiando áreas consideradas periféricas pelo capitalismo mundial.
4 - História e Historiografia das Américas
Coordenadores: Carlos Alberto Sampaio Barbosa (UNESP/Assis) e José Luis Bendicho Beired (UNESP/Assis)
Resumo: Os estudos históricos sobre a América Latina e os Estados Unidos têm ganho uma atenção crescente da historiografia brasileira e, em particular, na UNESP e demais universidades paulistas. Nesta sessão pretende-se promover a discussão de pesquisas que possuam como temas as Américas suas fontes, abordagens e perspectivas teóricas e metodológicas. A sessão será um espaço para reflexão de investigações recém-concluídas e em curso, assim como promover a sua difusão entre o público discente e de professores de História
5 - Reflexões em torno do uso dos impressos periódicos, em diferentes suportes, como fonte histórica
Coordenadores: Tania Regina de Luca (UNESP/Assis)
Resumo: A disponibilização em ambiente virtual de grandes hemerotecas dinamizou sobremaneira os recursos a jornais, revistas, boletins e almanaques por parte dos historiadores, ainda que nem sempre se leve em conta as implicações epistemológicas envolvidas na passagem do analógico ao digital, que está longe de se circunscrever à facilidade de acesso. A sessão destina-se a reunir investigadores que se valem desse tipo de fonte, com o objetivo de refletir acerca dos desafios e potencialidades de se trabalhar com periódicos, em seus diferentes suportes.
6 - Extensão Universitária na Graduação: experiências e desafios
Coordenador: Paulo Henrique Martinez (UNESP/Assis)
Resumo: Apresentação e debate de propostas, experiências e concepções nos cursos de Graduação em interface com a Extensão Universitária em espaços de educação formal e não-formal (programas, projetos, ações, cursos etc.).
7 - Articulações entre pesquisa e ensino na formação de professores de História
Coordenadores: Ronaldo Cardoso Alves (UNESP/Assis) e Luciana de Fátima Marinho Evangelista (UNESP/Assis)
Resumo: Os estudos referenciados na Educação Histórica e na Didática da História promovem reflexões a respeito dos objetivos, funções e práticas do conhecimento histórico no âmbito da educação intra e extra-escolar, das metodologias de ensino e dos usos públicos da História. No Brasil, esse campo apresenta um conjunto variado de pesquisas acadêmicas e de reflexões de professores a respeito de suas experiências educativas, em diferentes níveis e espaços de ensino, buscando evidenciar a natureza, o papel e a importância das conexões entre formação histórica, consciência histórica e cultura histórica. Nessa perspectiva, a formação histórica para a educação básica passa pela proposição, por parte dos professores, de ações didáticas que possibilitem, aos estudantes, a aprendizagem da História a partir da análise da diversidade tipológica documental, mediada pela racionalidade histórica, com o objetivo de criar caminhos para a construção do conhecimento histórico em sua relação com a própria vida e sociedade. Nos cursos de Licenciatura em História essa abordagem tem se constituído profícua na construção de metodologias investigativas para o ensino e aprendizagem histórica, apresentando-se como um dos desafios teórico-metodológicos da formação inicial. Destarte, o objetivo deste Simpósio é possibilitar a apresentação de pesquisas acadêmicas e experiências pedagógicas, em diferentes níveis de ensino, voltadas para a compreensão de como o trabalho com diferentes tipos de documentos históricos, na perspectiva do professor-pesquisador, contribui para a formação histórica dos estudantes de forma que possam, conscientemente, enfrentar os desafios de seu tempo.