XXX CONFAEB: Poéticas para Transcender e Enfrentar o Amanhã

XXX CONFAEB: Poéticas para Transcender e Enfrentar o Amanhã

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

SOBRE O | SOBRE EL | ABOUT THE XXX CONFAEB

O CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL acontece anualmente e tem sido realizado por meio de parcerias nacionais, latino-americanas e internacionais. O evento reúne estudantes, professores, bacharéis, pesquisadores, mestres da cultura e interessados em ensino e pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O ConFAEB vem se configurando ao longo da história do ensino das artes no Brasil como um dos espaços de produção de conhecimento científico, artístico e educacional na difusão e fomento de pesquisas que fundamentam e fortalecem as ações político-conceituais nas quatro áreas que compõem essa área de conhecimento. Congrega professores, pesquisadores, artistas e estudantes, que respondem pela docência na educação básica, na graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na extensão universitárias. Com caráter permanente e itinerante, os Congressos vêm percorrendo diferentes cidades e capitais do território nacional, sendo acolhidos nesse percurso por diversas instituições de ensino superior em parceria com a FAEB, Associações Estaduais, Secretarias de Educação e de Cultura Estaduais e Municipais dentre outras instituições.

O tema desta 30ª edição foi intitulado de “Poéticas para transcender e enfrentar o amanhã” e surgiu sob o impacto das mudanças em nosso cotidiano, pela necessidade de enfrentamento, de encontrar rumos e restaurar a esperança. Convocamos a arte para lidar com as inquietações, com o luto diante das tantas perdas irreparáveis, como antídoto para os retrocessos e desgovernos, para arrancar o medo e assegurar a liberdade. Porque urge nossa interlocução e mobilização, convidamos a todos e todas para partilharem as atitudes poéticas, os gestos, as percepções, as docências inventadas, as experiências que movimentaram processos sensíveis e impeliram resistências, conexões, empatias. 

Nesses 30 anos de ConFAEB vamos reavivar as memórias, reencontrar colegas e celebrar as associações de arte/educadores que se espalham por nosso país e, que fazem deste congresso um espaço de construção e acesso ao conhecimento.   Por conta da pandemia nossa aproximação será no espaço virtual, mas o afeto que nos une vai animar os debates sobre as questões relativas à Arte/Educação no Brasil, com lugar para pesquisas, relatos, vivências, trocas e homenagens.

__________________________________________________________________________________________________________________________

ENGLISH VERSION

THE NATIONAL FEDERAL CONGRESS OF THE ART EDUCATORS OF BRAZIL happens anually and is beeing accomplished thrue national, latin american and international partnership. The event gathers students, teachers, graduate, researchers, masters of culture and the ones interested in the teaching and researchers in Visual Art, Dance, Music and Theater. The ConFAEB has been shaping up throughout the history of art education in Brazil, as one of the knowledge production spaces, artistic and educational in the difusion and diffusion and promotion of research that substantiates and strengthens political-conceptual actions in the four areas that make up this area of knowledge. It brings together teachers, researchers, artists and students, who are responsible for teaching basic education, undergraduate and postgraduate, research and university extension. With a permanent and itinerant character, the Congresses have been touring different cities and capitals of the national territory, being welcomed along this path by several higher education institutions in partnership with the FAEB, State Associations, State and Municipal Departments of Education and Culture among other institutions.

The theme of this 30th edition is entitled: "Poetics to transcend en face the tomorrow" it came because of the impact of the changes in or day to day, by the necessity to face the other, of meeting ways and restore de hope. We call the art to deal with the inquietations, with the grief in the face of manyirreparable losses, like the antidote to the setbacks and misgovernments, to take the fear and assure the freedom. With the urge of our interlocution and mobilization, we invite everyone to share poetic attitudes, gestures, perceptions, invented teachings, experiences that moves sensitive processes and they prompted resistances, connections, empathies. In this 30 years of ConFAEB we will revive the memorys, meet colleagues and celebrate the art associations/educators that spread across our country and that make this congress a space for construction and access to knowledge. Because of our pandemic approximation will be in the virtual space, but the affection that unites us will animate debates about issues related to Art/Education in Brazil, with room for research, reports, experiences, exchanges and tributes.

__________________________________________________________________________________________________________________________

ESPAÑOL

El CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL sucede anualmente y viene realizandose por medio de parcerías nacionales, latinoamericanas e internacionales. El evento reúne estudiantes, profesores, egresados, investigadores, maestrados de la cultura e interesados en enseñanza e investigación en artes visuales, danza, música y teatro. El ConFAEB se configura a lo largo de la historia de la enseñanza del arte en Brasil como uno de los espacios de producción de conocimiento científico, artístico y educacional en la difusión y fomento de investigaciones que fundamentan y fortalecen las acciones político-conceptuales en las cuatro áreas que componen esa área de conocimiento. Congrega profesores, investigadores, artistas y estudiantes, que responden por la docencia en la educación básica, en las carreras de grado y postgrado, en las investigaciones y extensiones universitarias. Con carácter permanente e itinerante, los congresos vienen recorriendo diferentes ciudades y capitales del territorio nacional siendo acogidos en este percurso por diversas instituciones de enseñanza superior en parcería con la FAEB, Asociaciones Estaduales, Secretarías de Educación y de Cultura Estaduales y Municipales, además de otras instituciones.

El tema de esta 30° edición fue intitulado de “Poéticas para trascender y enfrentar el mañana”, y surge del impacto de los cambios en nuestro cotidiano, por la necesidad de enfrentamiento, de encontrar caminos y restaurar la esperanza. Convocamos el arte para lidiar con las inquietaciones, con el duelo en frente de tantas pérdidas irreparables, como antídoto para los retrocesos y desgobiernos, para arrancar el miedo y asegurar la libertar. Porque urge nuestra interlocución y movilización, convidamos a todos y todas para compartir las actitudes poéticas, los gestos, las percepciones, las docencias inventadas, las experiencias que movieron procesos sensibles y refuerzan resistencias, conexiones, empatías. En estos 30 años de ConFAEB vamos reavivar las memorias, reencontrar colegas y celebrar las asociaciones de arte/educadores que se difunden por nuestro país, y que hacen de este congreso un espacio de construcción y acceso al conocimiento. Gracias a la pandemia nuestra aproximación será en el espacio virtual, pero el afecto que nos une animará los debates acerca de las cuestiones relativas al arte y la educación en Brasil, con lugar para investigaciones, relatos, vivencias, cambios y homenajes.

II MOSTRA VIRTUAL INTERNACIONAL | II INTERNATIONAL VIRTUAL EXHIBITION | II EXPOSICIÓN VIRTUAL INTERNACIONAL

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!!

apesar de você

EXPOSIÇÃO VIRTUAL PARTE DA II MOSTRA VIRTUAL INTERNACIONAL



Texto curatorial:

O que cresce enquanto desejo, habita o espaço entre a faísca e a fumaça. queima...

Os trabalhos da mostra, de modo sutil, delineiam gradualmente a relação do sujeito com o entorno através da observação e intervenção no espaço urbano, na reflexão e crítica sobre os espaços de ensino e aprendizagem, ou do próprio corpo inserido na sociedade. Convidam a questionar a estabilidade das coisas através de pequenas incisões na realidade, possibilitando situar a arte e a educação como disparadores de ações que impulsionam a tomada de consciência individual do sujeito para um confronto coletivo, nos permitindo criar e reescrever a nossa própria história.

E mesmo estando envolvidos pela velocidade dos acontecimentos, pelo fluxo da história, e em constante encontro e desencontro com a identidade de ser e estar brasil, seguimos. Apesar de você em referência a música de Chico Buarque, nos chama, já que ainda estamos esperando o momento de cobrarmos o que é nosso, e com juros. Continuamos por ainda acreditar que o amanhã guarda a força que inspira a poesia hoje.



Artistas Selecionados:


adriana tobias

andrea frazão

fabiane costa 

gabriela clemente

kathleen oliveira

monica rodrigues

pio santana

rafael carvalho 

renata vasconcelos

robson gonçalves

rubens

victor cavalcante

wellington soares gomes


Artistas Convidados:


jessica porciuncula

marcelo amaral

rafa

stela kubiaki

tobias





ACOMPANHE A PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS NO NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM

@iimostravirtual


Dia 08/12 às 19h vamos passar a mostra de vídeos no nosso canal no youtube

Dia 10/12 às 20h ocorrerá, na fachada do MALG (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo) a mostra de vídeos em Pelotas/RS, prestigiem o evento conosco ;)


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA LANÇAMENTO DE LIVROS DURANTE A PROGRAMAÇÃO DO XXX CONFAEB

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

SAIBAM QUAIS OS LIVROS SERÃO DIVULGADOS DURANTE A PROGRAMAÇÃO DO XXX CONFAEB:


DIA 07/12/2021 (TERÇA-FEIRA)


LIVRO 1

TÍTULO: Partilhas Sensíveis: diálogos sobre imagens, histórias e memórias, mediação, arte e educação

AUTORES: Auana Diniz, Levi Fernando Lopes, Lucas Oliveira, Rita Luciana Berti Bredariolli, Rodrigo Lopes, Sidiney Peterson F. de Lima

EDITORA: Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

ANO: 2021

SINOPSE: O livro “Partilhas Sensíveis: diálogos sobre imagens, histórias e memórias, mediação, arte e educação” é um dos projetos do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imagens, Histórias e Memórias, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE) do Instituto de Artes/UNESP. A obra apresenta um conjunto de textos e ensaios visuais elaborados por autoras e autores, que buscam contribuir com reflexões que atravessam os interesses do referido grupo. Esses autores e autoras são pesquisadores/as participantes do GPIHMAE e seus textos derivam de pesquisas de mestrado e doutorado, realizados no IA/UNESP, já concluídas ou em desenvolvimento. Trata-se de um modo de colocar em circulação diferentes estudos e pesquisas sobre distintas problemáticas no campo da Arte/Educação e dos eixos que conformam o GPIHMAE. A publicação emergiu do interesse por buscar modos de fazer circular essas pesquisas, os modos de trabalho do grupo e de dar visibilidade às pesquisas.


LIVRO 2

TÍTULO: Olhares ecosóficos na arte contemporânea: pesquisas em contextos poéticos e de ensino

AUTORES: Cláudio Tarouco de Azevedo (org.)

EDITORA: Editora da FURG

ANO: 2021

SINOPSE: Os capítulos que compõem o e-book são resultantes de pesquisas realizadas pelo Grupo ART?ECOS: núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas – FURG/UFPel/CNPq desde 2014, no âmbito da iniciação científica, do mestrado e do pós-doutorado em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e do mestrado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. As investigações promoveram experiências em contextos poéticos e de ensino transversalizado pela arte contemporânea como parte de um dispositivo envolvendo arte, ecologia e saúde. Os temas transitam entre as relações ecosóficas com o cotidiano, a natureza, o feminino, as questões ambientais, o silêncio, a política, o vegetarianismo, a espiritualidade, a saúde mental e outras relações de arte/vida. Que a arte possa sempre nascer onde nada parece ser possível surgir, porque a arte ecosófica de reverência pela vida apresenta a sua capacidade de promover reparações e superação de violências históricas e estruturais, tomada de consciência crítica e sensível, além de uma práxis transversal e imanente entre as dimensões ética e estética para a mais plena manifestação da vida. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/9598


LIVRO 3

TÍTULO: 10 ANOS DO SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES DA UNIMONTES

AUTORES: EDUARDO JUNIO SANTOS MOURA, NELCIRA APARECIDA DURÃES, MARIA AMÉLIA CASTILHO FEITOSA CALLADO

EDITORA: Editora Unimontes

ANO: 2021

SINOPSE: A Coletânea intitulada “10 anos do Seminário de Pesquisa em Artes da Unimontes” é uma publicação do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e compartilha alguns dos temas e problemas debatidos nos últimos anos (2009-2019) de realização do Seminário de Pesquisa em Artes. O evento que gera a publicação é fruto da parceria entre o Departamento de Artes e as Coordenações Didáticas dos Cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Artes/Música e Artes/Teatro da Unimontes. O livro apresenta três partes em que reúnem-se relatos de pesquisas, problematizações e debates através de dezoito artigos, das áreas de Artes Visuais, Música e Teatro, produzidos por alguns e algumas palestrantes (e seus pares de investigação), que participaram das dez edições do Seminário de Pesquisa em Artes realizadas entre os anos de 2009 e 2019.


LIVRO 4

TÍTULO: Professor artista: poética na arte educação - Catalogo visual

AUTORES: ELIANE PATRICIA GRANDINI SERRANO, TARCILA LIMA DA COSTA

EDITORA: Gradus Editora

ANO: 2021

SINOPSE: Este ebook, caracterizado como um Catálogo de Artes, apresenta uma pequena parte da produção poética dos professores artistas que participam dos encontros do Polo  Arte na Escola da Unesp de Bauru - SP. As obras nasceram da relação entre a teoria e a prática das Artes Visuais, e fazem parte de um longo processo de investigação. Cada professora e cada professor participante é convidado à pesquisa, se debruçam em um tema e buscam referencias de toda ordem. Com isso, resgatam o  pesquisador e se deparam com uma nova forma de se reconhecer como docente , ou seja se veem como professores artistas. A obra Professor artista: poética na arte educação - catalogo visual, se mostra como um potente instrumento de empoderamento, pois participando e experienciando o processo criativo, os professores enfrentam as suas angustias ,os seus medos, as suas auto criticas, mas ao final da trajetória constroem. Tais construções se envolvem ao poético e deste confronto nascem objetos artísticos permeáveis, atravessados pela realidade, que nos últimos tempos tem sido dura, difícil e distante.


LIVRO 5

TÍTULO: Compartilhar Narrativas sobre Formação: Arte e Ensino no Brasil

AUTORES: Roberta Puccetti, Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhaes, Eliane Aparecida Andreoli, Sidiney Peterson Ferreira de Lima, Amanda Diniz Gonçalves

EDITORA: -

ANO: -

SINOPSE: com o objetivo de comemorar os 30 anos do ConFAEB e sua importância, este livro remete a história faebiana. A escrita foi realizada por parcerias, encontros, afectos, conhecimentos, muitas reflexôes, ações e lutas. Trilhando no caminho do ensino da arte com qualidade desejada.


DIA 08/12/2021 (QUARTA-FEIRA)


LIVRO 6

TÍTULO: Colocando um Novo Ponto em Cada Conto: Possibilidades de inserção do teatro na educação infantil

AUTORES: Flávia Janiaski

EDITORA: Paco Editorial

ANO: 2020

SINOPSE: Era uma vez... uma professora habitante de um reino no interior do Mato Grosso do Sul que resolveu se aventurar por outras terras e ousou alçar novos voos com a intenção de investigar formas de inserção do teatro na educação infantil por meio da contação de história. Essa professora acreditou ser importante trabalhar a expressividade e a criação artística das crianças desde muito pequenas, e que uma das maneiras possíveis de fazer isso era deixá-los transformar o espaço e objetos com os quais eles tinham contato diário, e assim prover estímulos para que aqueles pequenos “arteiros” pudessem produzir e conduzir seus próprios processos criativos. O presente livro traz possibilidades de inserir o teatro na educação infantil através da contação de história, trabalhando com a peça A Tempestade de William Shakespeare e pensando no espaço como uma experiência, através de uma ambientação cênica e sonora, que tem a criança como sujeito criador. O livro ainda aponta possibilidades de usar o brincar através do teatro e da contação de história como um importante agente no desenvolvimento social, cognitivo, corporal e imaginativo da criança e do professor. Esta obra é resultado de processos teatrais e docentes realizados por Flávia Janiaski na educação infantil, apresentando e discutindo conceitos de sociologia, filosofia, pedagogia e psicologia relacionados à infância e a educação infantil.


LIVRO 7

TÍTULO: Arte-mediação: uma proposta outra para pensar Mediação “Cultural” no ensino de Arte

AUTORES: Kelly Queiroz dos Santos, Marcos Antônio Bessa-Oliveira

EDITORA: Editora CRV

ANO: 2021

SINOPSE: Desejamos pensar a Arte-mediação como pedagogia da diversalidade, proposta e conceito apresentados e desenvolvidos por Marcos Antônio Bessa-Oliveira (2019), também considerando os sujeitos envolvidos nesse processo como sujeitos da diversalidade: como caminho para possibilitar ao estudante e ao professor uma ampliação da forma de ensinar e aprender Arte (Artes Cênicas). Faz-se isso, por exemplo, ao trocar os sujeitos da ação, em que o espectador é o estudante, a obra é o conteúdo escolar e o professor está no terceiro espaço, ou seja, um Arte-mediador que deseja promover aproximações entre arte, ensino e sujeitos.


LIVRO 8

TÍTULO: Pesquisa em balé no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena

AUTORES: Eleonora Santos, Rousejanny Ferreira

EDITORA: Editora IFG

ANO: 2020

SINOPSE: O que se procura com esta publicação? Uma bailarina que dança balé ou ballet? Para muito além dos estrangeirismos e dos falsos problemas, o livro Pesquisa em Balé no Brasil: panoramas sobre a história, ensino e cena ganha mundo para nos indagar a respeito da contemporaneidade de um gênero de dança que atravessou os mares para espraiar-se na nossa contemporaneidade tupiniquim. Tamanha viagem no tempo e no espaço propicia uma gama de relações entre arte, ensino, pesquisa e criação em dança num território marcado por colonizações de toda ordem, sobretudo a que habita as nossas subjetividades. Balé tradição ou balé delirante? Entre certezas e incertezas, é traçada uma cartografia que articula diferentes tempos, através dos quais se contam e recontam as condições que tornaram possível a presença do balé no contexto brasileiro, em suas ramificações, contaminações e hibridizações.


LIVRO 9

TÍTULO: Harly Couto: Arte como marca de vida

AUTORES: Ursula Rosa da Silva

EDITORA: -

ANO: 2020

SINOPSE: Este livro foi pensado por duas meninas, Carol e Rafa, duas netas que queriam ver sua avó, Harly, muito feliz em ter um sonho realizado: registrar sua obra artística. A amizade fez com que muitas pessoas se unissem a este propósito, colegas, artistas, alunas e me coube juntar um pouquinho de cada um neste registro. A produção artística de Harly Couto, artista natural de Pelotas/RS, é muito vasta e não caberia tudo em uma publicação. Fizemos escolhas para dar uma noção aos leitores da grandiosidade de sua marca de vida através da arte. Este livro não tenta ser crítico ou analítico, mas sim confessional e de agraciamento, pois nasceu para presentear a artista.

O livro está disponível on line no link http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4966


LIVRO 10

TÍTULO: A arte de Arlinda Nunes [recurso eletrônico]

AUTORES: Ursula Rosa da Silva

EDITORA: Ed. UFPel

ANO: 2019

SINOPSE: Este livro surgiu de uma vontade da artista Arlinda Nunes de registrar suas obras e sua experiência com a arte. Assim fui convidada para escrever uma parte desta história maravilhosa, que foi surgindo de conversas, de pesquisa em seus documentos pessoais, com a colaboração de colegas do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), especialmente Joana Lizott, com auxílio de Rafaela Inácio Jaques (bolsista de iniciação científica na UFPel), com as fotos de Daniel Moura (acadêmico das Artes Visuais do Centro de Artes), com os registros da colega Clarice Magalhães, e o apoio da família de Arlinda, especialmente seu neto Caio Nunes Vieira. Na impossibilidade de colocar toda a produção de Arlinda Nunes neste registro, pois são mais de sete décadas de arte, vamos apresentar um pouco de cada experimentação que ela fez, sabendo que a artista sempre trabalhou com muita intensidade e inquietude, buscando cada vez mais novas formas de dizer o mundo, por meio da arte. Além disso, é preciso ter presente que Arlinda atua como artista, professora e grande produtora cultural da cidade de Pelotas, fomentando espaços e eventos de arte, mobilizando e organizando o sistema das artes pelotense, propagando-o dentro e fora de nosso país  .

O livro está disponível on line no link   http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4870

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}