XXX Semana de Estudos Avançados em Contabilidade - SEAC UFPR / II Seminário Acadêmico de Contabilidade

XXX Semana de Estudos Avançados em Contabilidade - SEAC UFPR / II Seminário Acadêmico de Contabilidade

presencial Setor de Ciências Sociais Aplicadas - UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil

Sobre o evento

A XXX Semana de Estudos Avançados em Contabilidade busca promover o contato dos estudantes de Ciências Contábeis com temáticas contemporâneas da área contábil que possam agregar conhecimento para suas carreiras profissionais. 

Trata-se de um evento presencial e gratuito organizado pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná – UFPR, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2025.  

No dia 24 de setembro será promovido o II Seminário Acadêmico de Contabilidade no qual serão apresentadas pesquisas científicas em Contabilidade e áreas afins.

O evento tem como público-alvo estudantes do curso de Ciências Contábeis com a participação da comunidade externa. As palestras serão realizadas no Auditório Ulysses de Campos localizado no subsolo do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR – Campus Jardim Botânico.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Cada atividade exige inscrição individual.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Trabalhos aprovados

Lista de artigos científicos, trabalhos técnicos e propostas de pesquisas aprovadas no evento e template para apresentação:

Clique aqui para visualizar a LISTA DE TRABALHOS APROVADOS E TEMPLATE

Um dos autores deverá preencher o seguinte formulário: 
https://forms.office.com/r/0JPQQSEZNG


Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Regras de Submissão dos Trabalhos

Serão aceitas submissões nas seguintes categorias:


Regras de Submissão dos Trabalhos

Serão aceitas submissões nas seguintes categorias:

Propostas de pesquisas científicas (artigos, monografias / TCC, dissertações ou teses)

Nessa categoria serão aceitas propostas para pesquisas científicas que ainda estão em fase de planejamento/andamento. Espera-se contribuir, entre outros aspectos, com o delineamento da questão de pesquisa e objetivo(s), procedimentos metodológicos e viabilidade do estudo.

Itens obrigatórios para as propostas: título, resumo, palavras-chave, introdução (contendo contextualização, questão de pesquisa, objetivo(s) e justificativas para realização do trabalho), estrutura do referencial teórico (tópicos que serão discutidos), proposta de procedimentos metodológicos e referências.

As propostas de pesquisas científicas não serão publicadas nos anais a fim de preservar a originalidade e ineditismo das futuras pesquisas.

Artigos científicos completos

Nessa categoria serão aceitos artigos científicos inéditos ou não inéditos, que buscam contribuições para melhoria do estudo, visando uma publicação definitiva em periódicos da área.

Itens obrigatórios para as propostas: resumo, introdução (contendo contextualização, questão de pesquisa, objetivo e justificativas para realização do trabalho), referencial teórico, procedimentos metodológicos, análise e discussão dos resultados, conclusão e referências.

Trabalhos técnicos

Nessa categoria serão aceitos projetos técnicos, artigos técnicos, relatórios técnicos ou outras formas de exposição de questões de interesse direto dos profissionais atuantes no âmbito das organizações, principalmente os de contabilidade e áreas afins. Os trabalhos técnicos podem abordar questões das mais diversas áreas, desde que as soluções sejam orientadas ao público praticante das organizações.

Itens para os trabalhos técnicos: título, resumo, palavras-chave, introdução (contendo contextualização, objetivo e justificativas), diagnóstico ou referencial teórico (se houver), metodologia, resultados esperados ou resultados obtidos.

Os artigos completos e os trabalhos técnicos poderão ser publicados em anais desde que autorizado pelos autores.


Áreas de interesse

Serão aceitas propostas, artigos científicos e trabalhos técnicos nas seguintes áreas:

Contabilidade Financeira e Finanças: Os trabalhos dessa área abordam temas relacionados à elaboração, análise e interpretação das demonstrações financeiras, técnicas de valuation, análise de investimentos, qualidade da informação, governança corporativa, estrutura de capital, gestão de riscos, compliance financeiro, auditoria, perícia, geração e utilização de informações contábeis e financeiras no setor público e terceiro setor, discussões tributárias e finanças corporativas, entre outras temáticas similares. Espera-se que os estudos tragam reflexões sobre práticas contábeis e financeiras alinhadas às normas e práticas internacionais e nacionais, contribuindo para a tomada de decisão no contexto empresarial, governamental e do terceiro setor.

Contabilidade e Controle Gerencial: Esta área acolhe pesquisas que investigam o papel da contabilidade no suporte à gestão, incluindo temas como planejamento, orçamento, controle de custos, controles internos, sistemas de mensuração de desempenho, indicadores de resultados, gestão estratégica, inovação e tecnologias nas organizações, accountability, discussões comportamentais, entre outras temáticas similares. São esperados estudos que evidenciem a aplicação de ferramentas e técnicas gerenciais para a geração de informações úteis à gestão de negócios em diferentes contextos organizacionais.

Educação e Pesquisa em Contabilidade: Os trabalhos desse eixo abordam metodologias de ensino, formação de competências, estrutura pedagógica, uso de tecnologias educacionais, avaliação da aprendizagem, relação entre estudantes e professores, discussões comportamentais no ambiente universitário, práticas pedagógicas e inovações no ensino de contabilidade. Também incluem estudos sobre a produção e a disseminação do conhecimento contábil, bem como investigações sobre a formação e o desenvolvimento de professores e estudantes.

Outros Temas Contemporâneos: Esta área busca abarcar estudos inovadores e interdisciplinares que não se enquadram nas categorias tradicionais, incluindo, mas não se limitando a, ESG, sustentabilidade, compliance corporativo, ética, diversidade, inteligência artificial, blockchain, criptomoedas e demais temas emergentes que dialoguem com os desafios atuais da profissão contábil.

Normas de formatação dos trabalhos

Orientação da página: Retrato;

Número de autores: Limitado a 6 autores;

Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Espaço entre linhas: simples e sem espaço entre parágrafos.

Margens: 2,5 cm.

Número de páginas: limitados a 20 páginas.

Figuras, gráficos, quadros e tabelas em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10.

As citações e referências devem seguir as normas atuais da APA ou ABNT;

O arquivo deve ser elaborado no template disponibilizado pelo evento. É importante a exclusão dessas regras no arquivo de submissão, além da submissão do arquivo com a identificação dos autores e do arquivo sem identificação dos autores na capa e nos metadados, ambos em pdf.

Normas APA:

https://arquivo.anpad.org.br/periodicos/Breve-Resumo-das-Normas-da-APA_2017.pdf

Normas ABNT:

https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/73330/Manual_de_Normalizacao%20final-2024.pdf?sequence=3&isAllowed=y 

Templates: https://ufprbr0-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/alisonmeurer_ufpr_br/EofoqGoTVaRBpMfmNaH63jwBk-eAglMfl_EvSxzAnrqH5g


Custo de submissão

Taxa de R$ 25,00 por trabalho submetido.


Comissão Científica

Prof. Dr. Alison Martins Meurer - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Prof. Dr. Flaviano Costa - Universidade Federal do Paraná (UFPR)


Local do Evento

Título da Área

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}