XXVIII Encontro da Associação Brasileira de Planetários

XXVIII Encontro da Associação Brasileira de Planetários

online Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

XXVIII Encontro da Associação Brasileira de Planetários

O XXVIII Encontro da Associação Brasileira de Planetários vai ser realizado no período de 15 a 19 de setembro de 2025, na cidade de São Paulo.


O evento acontecerá em vários endereços, sendo eles: o Planetário do Parque do Carmo, em Itaquera; o Planetário do CEU Parelheiros; e o Instituto Principia, na região da Avenida Paulista. O encerramento ocorrerá com uma visita ao Museu Aberto de Astronomia (MAAS), em Campinas.


A ideia da diversidade de espaços deste evento é uma oportunidade de participantes de todo o Brasil conhecerem os planetários locais, já que, para muitos, a distância é um fator impeditivo para tais visitas.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Sedes do XXVIII encontro


    1. Planetário do Carmo:

    Em outubro de 2020, a Divisão de Planetários Municipais, um dos braços da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA/UMAPAZ/DPM), passou a gerenciar apenas o “Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi”, uma vez que o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini foram incluídos na concessão do Parque do Ibirapuera, portanto, agora gerenciados pela Urbia Parques e não mais pela SVMA. Esse planetário conhecido popularmente como Planetário do Carmo, localiza-se no Parque do Carmo, na Rua John Speers, 137 – Jardim Helian – São Paulo - SP, CEP 08265-040.

    O Planetário do Carmo foi concebido para atender a demanda do Planetário do Ibirapuera, que já nos anos 70 era maior do que a capacidade de atendimento da instituição. Nos anos 1990, um novo projetor do fabricante Zeiss (Universarium VIII) foi adquirido, e posteriormente instalado no Planetário do Carmo.

    O prédio do Planetário do Carmo tem 1.750 m2, abrigando uma sala de projeção com 168 poltronas em posição unidirecional e céu em forma de cúpula de 20m de diâmetro, um auditório para 70 pessoas, um espaço inicialmente destinado à midiateca, e um saguão. Nesses espaços, várias atividades podem ser desenvolvidas, como cursos, oficinas, visitas guiadas, experimentos de física e astronomia, e exposições permanentes ou temporárias. O prédio ainda contém a área reservada a funcionários: administração, área de serviço de limpeza, vestiários, cozinha e copa.

    Fora do prédio há um pátio conhecido como Esplanada Cósmica, onde encontram-se dois observatórios que estão em processo de reativação. Porém, as observações do céu (solar e noturna) são realizadas no pátio com os diversos telescópios que o Planetário possui.

    O Planetário do Carmo possui atualmente um dos maiores modelos de projetores planetários opto-mecânicos que existem, Universarium VIII/IX (a nova nomeação foi consequência de um upgrade após sua restauração) da Carl Zeiss. Juntamente com o Universarium, outros equipamentos de projeção e som são utilizados na principal atividade da DPM, que são as sessões de cúpula oferecidas ao público geral e escolar. O Universarium é capaz de projetar 9100 estrelas, galáxias visíveis a olho nú, incluindo a Via Láctea, linhas marcadoras da esfera celeste, nebulosas e desenhos que representam constelações. Esse projetor conta integralmente com a tecnologia de fibra óptica, e é adequado para cúpulas com até 30m de diâmetro. O tamanho da cúpula do Planetário do Carmo de 20m de diâmetro, somado ao fato de que o pé da cúpula encontra-se a 1,5m do chão, faz do céu estrelado do Planetário do Carmo um dos mais brilhantes do Brasil. O diâmetro do Planetário do Carmo é superado apenas pela cúpula Carl Sagan da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, que tem 23m. Por ser o segundo maior planetário do Brasil, desperta grande interesse na comunidade de planetaristas.

    Os projetores periféricos projetam planetas do Sistema Solar visíveis a olho nú, Sol, Lua, cometa, chuva de meteoros. Já os auxiliares são aqueles instalados ao redor da cúpula e projetam imagens específicas, como uma galáxia espiral, um eclipse, nuvens, e o projetor multimídia, que projeta imagens e vídeos de objetos e eventos astronômicos, como galáxias, nuvens, eclipses, nebulosas em um retângulo na cúpula. Na mesa de comando, o computador auxiliar, o computador que controla o Universarium e os equipamentos de som, projetores  periféricos e auxiliares, comunicam-se entre si para compor as sessões de cúpula.

    O Planetário do Carmo não dispõe de projetores digitais para compor a cúpula completa (fulldome).


    2. Planetário do CEU Parelheiros 

    O projeto de construção do CEU Parelheiros previa a existência de um planetário, porém, até 2021 não havia planos concretos para ativá-lo. Nessa época, a Secretaria Municipal da Educação (SME), propôs-se a levar a cabo o projeto desse planetário, e só então as devidas adaptações e aquisição de equipamentos começaram a ser providenciadas.

    A SME adquiriu um sistema ASTERION PREMIUM VELVET LED VIII, que consiste num projetor planetário opto-mecânico do modelo Asterion Premium e um conjunto de oito projetores digitais do modelo VELVET LED. O Asterion Premium é adequado para cúpulas de 14 a 18m de diâmetro, portanto adequado à cúpula de 16m de diâmetro do planetário do CEU de Parelheiros. Dado seu tamanho reduzido, já que sua base tem apenas 70 cm de diâmetro, ele ocupa pouco espaço, e, portanto, não compromete a capacidade de ocupação da sala ao ser instalado no centro. Esse projetor é o primeiro desse modelo instalado no mundo, e por isso acende a curiosidade dos planetaristas do Brasil inteiro.

    O VELVET LED é um projetor capaz de reproduzir fundos extremamente escuros, com contraste e customização da programação e exibição de constelações, nuvens e viagens pelo universo. A qualidade do VELVET LED é superior ao modelo Spacegate, também da Carl Zeiss, utilizado há mais de dez anos em outros planetários. Por ser raro nos planetários brasileiros, também instiga os planetaristas a conhecerem esse planetário peculiar.

    O  Planetário do CEU Parelheiros localiza-se na Rua Terezinha do Prado Oliveira, 25, CEP 04890-630 ou pelo bicicletário sito à Estrada da Colônia Mário Reimberg Christe, altura do número 511, CEP 04890-090.


    3. Instituto Principia 

    O Instituto Principia ofereceu suas instalações para abrigar dois dias do evento, dias 17 e 18 de setembro de 2025. Situado à Rua Pamplona, 145, Casarão, Bela Vista, CEP 01405-900, é um centro de produção e difusão do conhecimento científico e de conexão da ciência com a sociedade. É uma Fundação sem fins lucrativos com atividades científicas desde 1951. Tem atualmente os seguintes programas de atuação: a Escola de Talentos para jovens com altas habilidades e com interesse em ciência, eventos internacionais de pesquisa científica com renomados pesquisadores e eventos de divulgação científica e culturais. Além disso, o Instituto Principia produz o podcast Ombros de Gigantes e faz publicações nas suas redes sociais. Informações sobre o instituto principia podem ser adquiridas em https://www.institutoprincipia.org. Como a previsão é de que os participantes do Encontro se hospedem nas proximidades da Av. Paulista, a localização do Instituto Principia é conveniente pela proximidade.


    4. Museu Aberto de Astronomia (MAAS) 

    O MAAS também ofereceu seu espaço para visitação em um dia do evento, dia 19 de setembro de 2025, já que muitos planetaristas manifestaram interesse em conhecer o espaço. 

    O MAAS nasceu da paixão dos precursores do Parque Pico das Cabras pela Astronomia, que perceberam a necessidade de um ambiente seguro e com infraestrutura para observação e contemplação do Cosmos na região de Campinas. Em meados de 2016 começaram a chegar os primeiros equipamentos para a criação dos primeiros espaços. O MAAS teve seu início com 3 Atrações, sendo elas o Espaço Carl Sagan, Espaço Sol e o Espaço para Observação Noturna. Com ajuda de astrônomos parceiros e os residentes, começaram a ser desenhados os demais espaços do MAAS, e hoje conta com 14 atrações, entre elas um planetário, e há planos para o lançamento de novas atrações em breve. O MAAS localiza-se na Estrada do Capricórnio , SN, Pico das Cabras - Campinas - SP, CEP 13100-000. Mais informações podem ser obtidas no link: 

    https://museuabertodeastronomia.com.br

    Recomendações

    (Hospedagem e Restaurantes)

        Hospedagem


        Hotel Intercity The Universe Paulista

        Rua Pamplona, 83, Bela Vista, São Paulo - SP - CEP: 01405-000



        Outras sugestões:


        Hotel Ibis Paraíso:

        Rua Vergueiro, 1571 - Vila Mariana São Paulo - SP


        Hotel Intercity The Universe Paulista

        Rua Pamplona, 83, Bela Vista - CEP: 01405-000


        Transamerica Executive Paulista

        Rua São Carlos do Pinhal, 200, Bela Vista CEP: 01333-000


        Rosewood São Paulo

        Rua Itapeva, 435, Bela Vista - CEP: 01332-000


        Hotel Paulista Wall Street

        Rua Itapeva, 636, Bela Vista - CEP: 01332-000


        Blue Tree Premium Paulista

        Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira César - CEP: 01409-001




          Restaurantes


          Flor da Apeninos

          Rua Apeninos, 1020 - Paraíso


          Flor do Paraíso - Lanchonete e Restaurante

          Rua Domingos de Morais, 26 - Paraíso


          Esfiharia & Pizzaria Paraíso

          Rua do Paraíso, 369 - Paraíso


          Ponto Chic Paraíso (o verdadeiro Bauru)

          Praça Oswaldo Cruz, 26 - Paraíso


          China in Box

          Rua Itapeva, 213 - Bela Vista


          Casarão Pamplona

          Rua Pamplona, 145 - Bela Vista


          Shopping Cidade São Paulo

          Av Paulista, 1230 - Bela Vista


          Lanchonete e Restaurante A&M Sousa

          Rua Gentil Schunck Roschel, 74 - Parelheiros


          Restaurante da Marlene

          Estrada Ecoturística de Parelheiros, 6455 - Parelheiros


          Fazendinha de Parelheiros

          Estrada Ecoturística de Parelheiros, 6478 - Parelheiros


          Interesse

          Seja o primeiro a receber novidades sobre nosso evento

          Local do Evento

          {{viewModel.evento.titulo}}

          {{viewModel.evento.responsavelEvento}}