EVENTO PRESENCIAL
XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HUMANIDADES / XXVIII Congreso Internacional de Humanidades:
A era da Inteligência Artificial e as humanidades / La Era de la Inteligencia Artificial y las Humanidades
XXI Encontro do Grupo de Pesquisa Textualidades Contemporâneas
XXI Encuentro de Investigadores del Grupo de Textualidades Contemporáneas
III Encontro Latino-Americano de Línguas de Sinais e Estudos surdos
Encuentro Latinoamericano de Lenguas de Señas y Estudios sobre Sordera
O Congresso Internacional de Humanidades é fruto da parceria consolidada entre a Universidade de Brasília (UnB, Brasil) e a Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE, Chile). Tem por finalidade aproximar e discutir as epistemologias das comunidades acadêmicas do Sul Global, com destaque às comunidades acadêmicas da área de Humanas, do Brasil e do Chile, assim como às comunidades acadêmicas do Distrito Federal, no intuito de refletir, discutir e intercambiar, (a) de modo específico, a respeito de práticas e tecnologias inovadoras de ensino de Ciências Humanas capazes de efetivar na sala de aula da Escola pública a discussão sobre as relações entre cultura, ciência e tecnologia, pensando as reformulações teóricas e práticas no contexto latino-americano; (b) de modo geral, a construção de objetos de estudo inovadores nas áreas de Letras, Linguística, Línguas Literatura, Artes, Educação, das Ciências Humanas em geral e das áreas afins, com alcance para os professores e estudantes da educação básica do Distrito Federal.
A vigésima oitava edição do evento será plurilíngue e contará com a presença de intérpretes de Língua de Sinais Brasileira, de Língua de Sinais Chilena e guias-intérpretes. Será realizada na Universidade de Brasília, de 20 a 25 de outubro de 2025 e contará com palestras, mesas redondas, mesas de debate, simpósios temáticos, sessões coordenadas e sessões de pôsteres.
O primeiro dia contará com a participação da Embaixada do Chile no Brasil e será dedicado a homenagear Gabriela Mistral, poetisa chilena que, há 80 anos, recebeu o primeiro Prêmio Nobel de literatura na América Latina. O congresso se expande com a realização paralela do XXI Encontro do Grupo de Pesquisa Textualidades Contemporâneas (CNPq/UnB), do III Encontro Latino-Americano de Línguas de Sinais e Estudos Surdos e do pré-congresso com oficinas de literatura e guia-interpretação para surdocegos.
O evento tem como propósito dar prosseguimento às discussões realizadas nos congressos anteriores, que promoveram debates sobre a atualidade científica nas áreas que toca. De forma específica, a temática do evento permeará as apresentações e os debates envolvendo a Inteligência Artificial (IA) como desafio para as humanidades. Essa temática se estende aos dois eventos que o congresso abriga: o XXI Encontro de Pesquisadores do Grupo de Textualidades Contemporâneas (CNPq/UnB) e o III Encontro Latino-Americano de Línguas de Sinais.
O primeiro evento debaterá as textualidades contemporâneas na era da inteligência artificial em sua reunião anual e internacional, que há 10 anos vem ocorrendo junto ao Congresso, proporcionando discussão científica de excelência, entre pares. Desse evento participam exclusivamente os membros do Grupo de Pesquisa e pesquisadores indicados por membro do Grupo, cuja indicação e proposta de trabalho passará pela avaliação da liderança do grupo.
O segundo evento, incorporado ao congresso em 2023, contemplará as línguas de sinais e os estudos surdos em meio ao advento das IAs, envolvendo questões identitárias, culturais e interculturais, multilíngues e multimodais entre outras, de forma a promover a internacionalização das línguas de sinais, em destaque a língua de sinais brasileira e a língua de sinais chilena. Essa inclusão proporcionou um espaço significativo de visibilidade da língua de sinais no âmbito das Humanidades e a consequente a acessibilidade para docentes e discentes surdos de todo o país e dos demais países latino-americanos. A expectativa é de que as contribuições partilhadas no evento convirjam e expressem as problemáticas enunciadas, abrindo novos caminhos ou dando respostas às hipóteses levantadas.
No congresso deste ano será discutida uma questão urgente para toda a comunidade acadêmica: a necessidade de inovação e reformulação do ensino de línguas, especialmente em relação à era da Inteligência Artificial, ou seja, é preciso elencar e analisar as novas tecnologias e estratégias disponíveis na realidade atual e o quanto elas podem atuar de modo efetivo nas escolas como potencial inovador. Especialmente será discutido o emprego de linguagens, formas e estratégias inovadoras no ensino de línguas – utilização da internet; redes sociais; blogs; vlogs; mídias; metodologias ativas; oficinas literárias; interdisciplinaridade entre artes (música, teatro, pintura etc.) e outras áreas do conhecimento como a história, as ciências naturais, entre outras, é capaz de possibilitar ao aluno uma formação que lhe permita ler sua vida cotidiana para além das distorções que podem levá-lo de um extremo ao outro, isto é, de uma visão de mundo acessada pela lente da falta absoluta de horizontes e perspectivas à demanda irrealista de que suas reais necessidades sejam mágica e imediatamente concretizadas independentemente das condições efetivas da realidade presente.
Diante disso, a Comissão Organizadora do “XXVIII Congresso Internacional de Humanidades: A Era da Inteligência Artificial e as Humanidades” convida pesquisadores, docentes, discentes, comunidade acadêmica e comunidade escolar a participarem deste grande evento.
ATENÇÃO! INSCREVA-SE!
Congresso: 20 a 25 de outubro de 2025
Pré-Congresso: 17 de outubro de 2025
O prazo de submissões estará aberto
até o dia 20 de setembro.