XXVII Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte

XXVII Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte

presencial UERN - Campus Avançado de Açu - Açu - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

XXVII EGEORN


O Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte (EGEORN) se consolidou no estado ao longo de suas vinte e seis edições, a partir da convergência de discussões das mais diversas temáticas que articulam eixos de ensino, pesquisa, extensão no âmbito acadêmico e debates políticos, sociais, culturais e ambientais sobre o espaço norte-rio-grandense.

Nos reunimos presencialmente após um período de pandemia marcado pelos mais diversos medos e incertezas e que trouxe à tona outros olhares e debates sobre o espaço e a partir dele. Assim sendo, os cursos de Licenciatura e Bacharelado de Geografia do Rio Grande do Norte, de instituições estaduais e federais, tais como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, se unem para convidar a comunidade acadêmica e o público em geral para, juntos, dialogarmos sobre o tema “Geo-grafias do RN em debate: entre crises, redefinições e olhares sobre o por vir”.

No ano de 2023, o planejamento do evento está sendo composto por representações de todos os cursos do estado, sendo realizado de forma inédita na Região Imediata de Assú e coordenado pelo Curso de Geografia da UERN no Campus Avançado de Assú. A comissão organizadora torna público o convite para o 27º EGEORN, evento que ocorrerá no período de 29 a 31 de agosto de 2023, em formato presencial, na sede do campus da UERN em Assú/RN. Aguardamos a presença de todas as entidades, instituições, movimentos sociais, escolas e da sociedade potiguar para debatermos as geo-grafias do Rio Grande do Norte.


4° circular


Ebook Geo-grafias do RN em debate: entre crises, redefinições e olhares sobre o porvir


ANAIS DO XXVII EGEORN (2023)


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

GRUPOS DE TRABALHOS (GTs)

Os trabalhos a serem apresentados no evento podem ser enviados para os seguintes GTs: 

GT01 – ESTUDOS URBANOS

Coordenação: Profa. Ma. Carla Camila Gomes Freitas e Prof. Dr. Jionaldo Pereira de Oliveira

Os impactos tecnológicos e sociais na cidade. A (re) produção do espaço na esfera pública e privado. Processos de metropolização, as hierarquias e rugosidade do urbano ou das redes urbanas. A segregação socioespacial. Processo e mobilidade urbana. Organização social, política e econômica do espaço urbano. Planejamento e gestão. Sustentabilidade e uso da cidade. Análise do cotidiano urbano. Movimentos sociais no espaço urbano.




GT02 - ESTUDOS AGRÁRIOS


Coordenação: Profa. Ma. Alcimária Fernandes da Silva e Prof. Dr. Rafael Pereira da Silva


Transformações na agropecuária. Relações cidade-campo. Políticas públicas no espaço agrário. Modernização no campo e estrutura fundiária brasileira. Atividades não agrícolas no campo. O rural no Brasil contemporâneo. Agricultura urbana. Movimentos sociais no campo. Estruturas, matrizes e correntes de pensamento da/na Geografia Agrária. Relações de produção no campo na atualidade. Turismo e paisagens rurais. Agricultura e a questão ambiental. Modernização agrícola: problemas e potencialidades. Reforma (s) agrária (s), assentamentos, acampamentos e luta pela terra. Produção da Agricultura familiar e/ou campesinato. 




GT03 – ESPAÇO, TURISMO E CULTURA


Coordenação: Profa. Ms. Geovana Mendes Barros e Prof. Me. Hugo Richardson Oliveira


Organização turística espacial. Turismo: simbolismo, patrimônio histórico, patrimônio material e imaterial. Território, espaço e desenvolvimento do turismo. Turismo e poder. Políticas públicas e turismo. Turismo pedagógico e histórico geográfico. Geoparques e o turismo sustentável. Processos de territorialização, (des) territorialização e (re) territorialização do turismo. Identidade turística no espaço. (Re) ordenamento territorial do turismo. As vertentes do turismo na contemporaneidade. Os agentes turísticos e reprodução espacial. Os problemas decorrentes do turismo no espaço e na sociedade. Potencialidades, projetos e ações públicas para a atividade turística no interior. Economia e turismo no espaço. Os lugares e paisagens não-convencionais do turismo. Políticas públicas e/ou privadas para o turismo. Turismo religioso. Turismo e consumo do espaço. Os profissionais do turismo. A rede e cadeia do turismo no espaço. Teorias e estudos do espaço e da cultura. A Geografia Cultural no ensino. Geografia Cultural e patrimônio. Culturas, lugares, identidades e espacialidade. Representações sociais e/ou territorialidades da cultura no espaço. Identidades e diferenças culturais no espaço. Produção/ Análise de paisagens culturais. Abordagens em Geografia e Gênero. Espaço, cultura arte e ensino. Espaço e religiosidades culturais. Gestão de organizações e equipamentos culturais. Projetos, mobilização social e cultural. Experiências culturais na gestão pública. Cultura política e educação cultural. Sociedade e espaços excluídos da cultura. Território culturais como instrumento de transformação social e econômica. Centros culturais, patrimônios, centros de memórias e valorização de identidades culturais. Novos espaços e arranjos culturais. Comunidades tradicionais no espaço cultural. Gestão e uso do patrimônio cultural. Desenvolvimento territorial, econômico e cultural. Grupos comunitários e/ou atores culturais. Práticas de gestão pública, privada ou terceiro setor para a cultura. Políticas públicas inovadoras para o cenário cultural e espacial. Artes e ofícios da cultura. 




GT04 - ESTUDOS GEOAMBIENTAIS


Coordenação: Prof. Me. Diogo Bernardino Santos de Medeiros; Profa. Ma. Raiane Islane Araújo de Souza; Profa. Ma. Viviane Nogueira de Lima


Epistemologia, sustentabilidade e educação ambiental. Ecologia Social, Etno-ecologia e biodiversidade. Zoneamentos e Diagnósticos sócio- ambientais: resíduos sólidos, poluição, mudanças climáticas, recuperação de áreas degradadas, desmatamento, desertificação e conflitos ambientais. Unidades de Conservação: planejamento, gestão e manejo. Uso de recursos naturais e planejamento ambiental. Estudo de vulnerabilidades sociais e exposição aos riscos ambientais. Abordagens teóricas e metodológicas de risco e vulnerabilidades em ambiente urbano. Mapeamento e diagnóstico das condicionantes físicas, naturais e sociais em áreas de risco. Dinâmica do meio físico. Análises das interações entre os fatores naturais e os diferentes padrões de ocupação social. Processos erosivos e deposicionais. Estudos de vertentes e movimentos de massa. Massas de ar, frentes e caracterização de tipos de tempo. Climas urbanos e regionais. Caracterização de bacias hidrográficas. Padrões, classificações e processos relativos aos ambientes fluviais, lacustres e marinhos. Dinâmicas naturais em ambientes costeiros. Distribuição espaço-temporal de espécies animais e vegetais. Formação e degradação dos solos. Estudos das relações entre relevo, clima, solos e biota. 




GT05 - CARTOGRAFIA/GEOPROCESSAMENTO


Coordenação: Prof. Me. Aluísio Bezerra Júnior e Profa. Ma. Raila Mariz Faria


Geografia e Cartografia: aplicações no espaço. Teorias e métodos cartográficos em Geografia. Linguagens e representações cartográficas. Sensoriamento remoto e geográfico. Projetos de Cartografia Digital e Visualização Cartográfica. Utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Sistema de Posicionamento Global (GPS). Técnicas e métodos de Geoprocessamento. Metodologia de mapeamentos da Cartografia Social. Cadastro cartográficos e metodologia de mapeamentos geomorfológicos, socioambientais etc. Cartografia escolar e Alfabetização Cartográfica. Conjunto das Geotecnologias. Introdução ao Geoprocessamento. Fontes de Dados. Bases digitais na Internet. Atlas digitais. Estruturas de Dados: modelos vetorial e matricial. Topologia. Aquisição e Manipulação de Dados. Geocodificação. Gerenciamento de Dados. Integração de Dados. Consulta e Análise espacial. Mapeamento e Sistemas aplicativos. Sistemas Gratuitos cartográficos e geoecológicos. Plataformas e Sensores. Sistemas sensores mais usuais no Brasil. Aquisição de Imagens. Análise Visual de Imagens. Processamento Digital de Imagens. Aplicações meteorológicas, oceanográficas, urbanas e ambientais. 





GT06 - EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA 


Coordenação: Prof. Me. Anderson Matheus André de Oliveira e Profa. Ma. Luana Micheli de Almeida


A evolução e o ensino de Geografia no Brasil. Práticas e experiências pedagógicas do professor de Geografia. As linguagens para o ensino de Geografia. O livro didático no ensino de Geografia: potencialidades e embates. Produção e uso de materiais didático pedagógicos para o ensino de Geografia. A Geografia como instrumento reflexivo da formação cidadã. Os Estágios Supervisionados e a formação do professor de Geografia. Pressupostos teóricos e epistemológicos do conhecimento geográfico no ensino escolar. Conteúdo (s), linguagens, técnica (s), método (s) e metodologia (s) no ensino de Geografia. Temáticas e conteúdos pedagógicos no ensino de Geografia. Educação Geográfica, educação popular e educação ambiental. Avaliação do processo formativo e geográfico. Programas formativos para o ensino de Geografia. Formação, práticas profissionais, e políticas educacionais para o ensino de Geografia. Legislação e aplicação no ensino de Geografia. História e evolução do pensamento geográfico no ensino de Geografia. A BNCC e o ensino de Geografia. Currículos e práticas para o ensino de Geografia.



ALOJAMENTO


 

O Encontro Estadual de Geografia em sua XXVII edição disponibilizará alojamento para os encontristas. O alojamento será disponibilizado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN campus de Assú sede do encontro. O alojamento será coletivo, em salas da referida instituição. Cada encontrista será responsável pelo seus itens para se acomodarem (colchonetes, travesseiros, lençóis, etc.) As inscrições podem ser feitas em aba específica no site do evento. Serão oferecidas 150 vagas seguindo a ordem de inscrições. 


LISTA ALOJAMENTO ATUALIZADA

Apresentações, Publicações e Prêmios

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES NOS GRUPOS DE TRABALHOS – GT’s

Template Slides XXVII EGEORN

RESUMOS ACEITOS (AUTORES E TÍTULOS)

1. Só serão publicados aqueles trabalhos que forem apresentados durante o evento e em que todos os autores estejam inscritos no evento. A apresentação, bem como a qualidade da conexão com internet, é de inteira responsabilidade dos/as autores/as correspondentes à submissão. É vetada a apresentação por terceiros que não integrem o trabalho.

2. As apresentações ocorrerão simultaneamente, nos dias 30/08/2023 e 31/08/2023 das 14h às 17h. A condução dos trabalhos será feita pelos/as coordenadores/as de cada GT, vide seção “Grupo de Trabalhos (GTs)”.

3. Todos os trabalhos aceitos pela comissão científica estão aptos a serem apresentados no respectivo Grupo de Trabalho (GT) ao qual foi submetido.

4. Além dos/as coordenadores/as e apresentadores/as dos trabalhos, outros/as interessados/as poderão assistir as apresentações e contribuir nas discussões, desde que inscritos no evento. Quando for o caso, deve-se utilizar sempre do senso de tempo, introdução de questão relevante e conduta ética no seu posicionamento, de modo que não comprometa a fluidez das apresentações nos GT’s.

5. Esperamos e desejamos que as apresentações de trabalhos sejam um momento de aprendizado, de compartilhamento de pesquisas e vivências. Então sugerimos que tentem ficar tranquilos (as) e aproveitem ao máximo.


PUBLICAÇÕES

1. Haverá dois tipos publicações no XXVI EGEORN: Anais e E-book. Todos os resumos expandidos aceitos e apresentados irão compor os Anais. Já o E-book será destinado aos resumos expandidos indicados para alteração de “trabalhos completos”, conforme indicado na carta de aceite.

2. A versão final do texto deve atender as observações postas pelos avaliadores no documento do trabalho e/ou na apresentação. Os textos, após recebidos, não passarão por revisão ortográfica e textual. Por isso, orienta-se que devem ser encaminhados devidamente revisados seguindo as normas ABNT e da norma culta da Língua Portuguesa


                                                        PREMIAÇÕES

Além da publicação, haverá reconhecimento do melhor trabalho de cada GT, com base nas pontuações obtidas na primeira avaliação do escrito e nas notas da apresentação do mesmo. 

SALÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS PROGRAMAS FORMATIVOS

            O Salão de experiências dos programas formativos: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) dos cursos de Geografia no Rio Grande do Norte tem como objetivo socializar e integralizar os saberes desenvolvidos ao longo do desenvolvimento das atividades dos programas junto às escolas da Educação Básica.

              Não haverá envio de trabalho escrito, de modo que a apresentação será oral e subsidiada por apresentação das experiências em Powerpoint ou similar.

            Cada equipe que estará representando um projeto terá o tempo de 20 minutos para a apresentação das experiências. A apresentação pode ser feita por todos os membros da equipe ou por uma só pessoa (essa organização fica facultada), desde que não ultrapasse os 20 minutos.

LOCALIZAÇÃO


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}