XXII JAGOCIR

presencial Hospital Mater Dei Unidade Contorno - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

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Sobre o evento

O Hospital Mater Dei e os acadêmicos do Estágio Extracurricular de Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Mater Dei convidam os acadêmicos e profissionais de Medicina para a XXII JORNADA ACADÊMICA DE GINECOLOGIA, OBSTETRÍCIA E CIRURGIA GERAL, que será realizada no dia 20 e 21 de setembro de 2019, sexta-feira, das 19:30 às 21:00h e sábado, das 8h às 13h no Auditório Norma Salvador, no Hospital Mater Dei Unidade Contorno, Avenida do Contorno, 9000.

Edital

EDITAL DE SELEÇÃO DE TEMA LIVRE E PÔSTER

XXII JORNADA ACADEMICA DE GINECOLOGIA, OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL

 

O Hospital Mater Dei e os acadêmicos do Estágio Extracurricular de Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Mater Dei convidam os acadêmicos e profissionais de Medicina para envio de trabalhos para apresentação oral ou pôster na XXII JORNADA ACADEMICA DE GINECOLOGIA, OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL, que será realizada nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, sexta-feira, das 19:30 às 21:00h e sábado, das 8h às 13h no Auditório Norma Salvador, no Hospital Mater Dei Unidade Contorno, Avenida do Contorno, 9000.

 

1.      DAS CONDIÇÕES GERAIS:

1.1 O evento tem como objetivo incentivar e promover o intercâmbio científico entre os estudantes e profissionais de Medicina acerca de cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.

1.2 Os trabalhos submetidos fora das normas impostas pelo presente edital sofrerão penalizações, como desconto nas notas atribuídas pelos examinadores ou exclusão do trabalho do evento.

1.3 Os integrantes da comissão científica do evento não podem enviar resumos.  

1.4 O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade dos autores. Para apresentação oral não poderão ser abordados os temas: “Novas tecnologias em obstetrícia”, “O assoalho pélvico e os paradigmas atuais da prática obstetrícia”, “Mudanças comportamentais e o papel da fisioterapia em Uroginecologia”, “Abordagem cirúrgica dos cânceres ginecológicos”, “Propedêutica de colo uterino – análise crítica dos protocolos atuais”, “Cirurgia robótica em Coloproctologia – onde estamos”, “Gastroplastia robô – assistida”, “Análise crítica dos Protocolos de screening – câncer da mama”.

1.5 O edital poderá sofrer alterações mediante divulgação em mídias sociais.

 

2.      DOS PARTICIPANTES:

2.1 Poderão participar todos os acadêmicos de Medicina e de outros cursos da área da saúde, independente do período, devidamente matriculados em faculdades credenciadas pelo MEC, assim como profissionais da área da saúde.

2.2 Os acadêmicos interessados em participar como OUVINTES deverão se inscrever pelo formulário disponível neste link https://www.even3.com.br/xxiijagocir2019. O período de inscrição para ouvintes será do dia 12 de julho de 2019 ao 13 de setembro de 2019.

2.3 Os acadêmicos interessados em participar como APRESENTADORES deverão se inscrever pelo mesmo formulário, disponível neste link https://www.even3.com.br/xxiijagocir2019. No entanto, deverão enviar o resumo dos trabalhos entre os dias a 12 de julho de 2019 a 12 de agosto de 2019, para o e-mail da comissão organizadora, para fins de avaliação, como será detalhado no item 3.

2.4 Em hipótese alguma haverá devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do evento.

 

3.      DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS:

3.1  TODOS os integrantes do trabalho deverão, obrigatoriamente, se inscrever na XXII JORNADA ACADEMICA DE GINECOLOGIA, OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL. O trabalho aprovado deverá ser apresentado pelo primeiro autor ou por um dos coautores.

3.1.1 Os autores dos temas livres devem informar o nome completo do apresentador, do autor principal, dos coautores, do orientador e da instituição de ensino, enviando a para o e-mail xxiijagocir2019@gmail.com no momento da submissão do resumo.

3.1.2 Alterações posteriores no texto do resumo, bem como alterações de nome do autor principal, coautores, orientador e instituições relacionadas não serão realizadas após a submissão do trabalho. As informações fornecidas são de inteira responsabilidade dos integrantes do grupo.

3.1.3 O descumprimento de qualquer item acima culminará em eliminação do processo seletivo.

 3.2 Os trabalhos deverão ser submetidos em formato de resumo através do email xxiijagocir2019@gmail.com. Trabalhos enviados em quaisquer outras plataformas não serão aceitos, estando automaticamente excluídos da submissão.

3.2.1 Os trabalhos deverão ser submetidos pelo autor principal, que deverá incluir o nome completo e e-mail dos coautores no ato da submissão. O nome do autor principal deverá ocupar o primeiro lugar na ordem informada.

3.2.2 O modelo de formatação do resumo deverá ser adequado conforme o disposto em anexo (ANEXO I) no final deste edital.

3.3 Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados, mas poderão ter sido apresentados em outros eventos nacionais e internacionais até o ano de 2019.

3.4 Não há limites quanto a quantidade de resumos, de temas distintos, que serão aceitos para avaliação pela Comissão Julgadora.

3.5 Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres quanto à adequação às normas estabelecidas neste edital, cabendo a essa Comissão Julgadora a definição da forma de aplicação do processo seletivo.

3.6 Não serão aceitos quaisquer pedidos de revisões sobre as avaliações dos trabalhos científicos.

3.7 Poderão ser submetidos trabalhos que abordem os temas de cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, exceto os temas dispostos no item 1.4.

3.8 Serão selecionados 23 trabalhos: 20 como tema livre na forma de pôster e 03 como tema livre para apresentação oral.

3.9 A comissão se reserva o direito de não selecionar o número de trabalhos disposto neste edital, caso os resumos enviados não cumpram os requisitos de seleção e qualidade.

3.10 Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais, nos casos em que tal fato se aplica.

3.11 O e-mail com resumo deverá apresentar no ASSUNTO: RESUMO PARA    APRESENTAÇÃO ORAL E NOME DO APRESENTADOR. Em caso de resumo para pôster, colocar RESUMO PARA EXPOSIÇÃO DE PÔSTER E NOME DO AUTOR.

3.12 É permitida a inscrição nas duas modalidades de apresentação com o mesmo tema de trabalho. Neste caso, os inscritos só poderão ser aprovados em uma modalidade.

 

4. DAS CATEGORIAS:

4.1 Serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:

4.1.1 Experimental (máximo QUATRO autores): apresentação de resultados de projetos de pesquisa científica experimental.

4.1.2 Epidemiológico ou Observacional (máximo QUATRO autores): trabalhos originais e inéditos, que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento epidemiológico.

4.1.3 Relato de caso (máximo QUATRO autores): descrição de casos clínicos envolvendo situações raras, nunca ou pouco descritas na literatura, assim como aquelas que incluam formas inovadoras de diagnóstico e/ou tratamento.

4.1.4 Revisão de literatura (máximo QUATRO autores): trabalhos de revisão crítica da literatura científica sobre assunto específico de interesse médico.

4.2 Trabalhos enviados que não se enquadram em nenhuma das categorias supracitadas serão, automaticamente, excluídos do processo seletivo.

 

5. DO FORMATO DOS RESUMOS:

5.1 Todos os trabalhos submetidos deverão seguir as normas quanto à formatação presentes em anexo I, no final do edital.

 

 6. DAS AVALIAÇÕES:

 6.1 Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres, coordenada pela COMISSÃO CIENTÍFICA da XXIII Jornada Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral, com base nos seguintes critérios: originalidade e relevância; qualidade do delineamento/pacientes e métodos; clareza dos resultados; adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.

6.2 A Comissão Julgadora reserva-se o direito de modificar a modalidade dos trabalhos selecionados, caso julgue necessário e com o consentimento dos autores.

6.3 Critérios eliminatórios:

6.3.1 Ação que impossibilite a identificação do autor no resumo;

6.3.2 Ação que impossibilite a identificação do autor no formulário de identificação;

6.3.3 Identificação de plágio;

6.3.4 Ausência de ética médica e desrespeito aos direitos humanos;

                                             

7. DO RESULTADO FINAL:

7.1 O resultado final será divulgado nas redes sociais da XXII JAGOCIR até o dia 06 de setembro de 2019.

 

8. DA APRESENTAÇÃO DE TEMA LIVRE – ORAL:

8.1 As apresentações de tema livre devem ter duração máxima de 20 (vinte) minutos, acrescidos de 3 (três) minutos para perguntas da banca examinadora. Os horários de apresentação serão divulgados no cronograma do evento.

8.2 Os autores selecionados para apresentação oral de tema livre devem elaborar apresentação em Power Point (compatível 97 - 2003). Os autores de temas livres selecionados para apresentação oral deverão portar consigo Pen Drive com a apresentação; além da submissão do resumo para a seleção e classificação, de acordo com as regras em anexo (ANEXO I).

8.2.1 O título do trabalho deve ser idêntico ao título utilizado para o resumo.

8.3 Todas as apresentações aprovadas para apresentação oral de tema livre devem ser enviadas à Comissão Organizadora através do e-mail xxiijagocir2019@gmail.com, até às 23 e 59 minutos (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 18 de setembro de 2019.

8.4 A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos, como problemas da apresentação ou da formatação, que ocorram no dia da apresentação.

8.5 Trabalhos não apresentados no dia selecionado serão excluídos da Jornada e da publicação em revista.

8.6 É obrigatória a presença de todos os integrantes do grupo na hora de apresentação oral e do pôster.

8.7 A presença do orientador não é obrigatória.

      8.8 As apresentações serão avaliadas por uma banca composta por      professores e profissionais da área da saúde, de acordo os seguintes critérios:

- Apresentação pessoal (4 pontos)

- Pontualidade e cumprimento do tempo estabelecido (4 pontos)

- Abordagem do tema (6 pontos)

- Qualidade e criatividade dos recursos utilizados na apresentação (4 pontos)

- Adequação às normas da ABNT (2 pontos)

     8.9 Cada membro da banca avaliadora avalia separadamente as apresentações. A nota final será obtida pela média das notas dos avaliadores.

     8.10 Para critério de desempate, será utilizada a nota referente a “abordagem do tema”.

 

9. DA EXPOSIÇÃO DE TEMA LIVRE - PÔSTER:

9.1 A exposição dos pôsteres acontecerá no hall de entrada do Auditório Norma Salvador, no Hospital Mater Dei Unidade Contorno, Avenida do Contorno, 9000.

9.2 Não haverá apresentação oral dos pôsteres, apenas exposição.

9.3 A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos integrantes do trabalho. A versão final e impressa do pôster deve ser entregue à Comissão Organizadora no dia 20 de setembro de 2019, das 12:00h às 18:00h; para os organizadores da Jornada.  Estes serão devolvidos ao final da apresentação.

9.4 Os pôsteres deverão ser confeccionados do seguinte modo:

9.4.1 Tamanho: 150 cm de altura X 90 cm de largura.

9.4.2 Título original conforme submetido no resumo, em caixa alta, tamanho mínimo 48 e negrito.

9.4.3 Autores: autor principal, coautores, orientador, segundo as normas de Vancouver na primeira linha; menção da instituição (nome completo da instituição de vínculo dos autores) na segunda linha; e e-mail para correspondência (e-mail do autor principal) na terceira linha.

9.4.4 Texto: letra de tamanho mínimo 32, Arial, justificado; corpo dividido conforme categoria.

 9.4.5 Imagens: Incluir fontes e legendas autoexplicativas para figuras e tabelas.

9.4.6 Máximo de cinco palavras-chave.

9.4.7 As referências devem estar no final do corpo do texto, em fonte reduzida, conforme as normas de Vancouver.

9.4.8 Todos os pôsteres devem possuir cordão de fixação para exposição no local de apresentação.

9.5 A retirada dos pôsteres é de responsabilidade dos integrantes do trabalho, sob orientação dos organizadores da XXII JAGOCIR. Sendo que a Comissão Científica organizadora da XXII JAGOCIR não se responsabiliza por danos ou extravios que venham a ocorrer com os pôsteres ou outros materiais.  

9.6 O grupo que não realizar a entrega do material no dia e horário determinado será automaticamente desclassificado.

 

10. DOS CERTIFICADOS E PUBLICAÇÕES:

10.1 Será fornecido 1 (um) certificado a cada tema livre (pôster e apresentação oral) aprovado e apresentado, que será disponibilizado pela XXII JAGOCIR.

10.2 Para o recebimento do certificado de ouvinte da XXIII Jornada Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral do Hospital Mater Dei, os participantes deverão ter, no mínimo, 75% de presença no evento.

10.3 Todos os trabalhos aprovados serão publicados na Revista E-Scientia; ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

 10.4 A apresentação dos temas livres ocorrerá durante a XXIII Jornada Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral do Hospital Mater Dei.

 

11. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:

11.1 A participação no evento implica na aceitação de todas as disposições do presente edital.

11.2 As dúvidas em relação a qualquer item deste edital serão respondidas via e-mail: xxiijagocir2019@gmail.com.

11.3 A Comissão Organizadora se resguarda o direito de atuar em situação excepcional e de decidir, caso ocorra situação não prevista nas disposições deste edital ou de realizar alterações no decorrer da XXIII Jornada Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral do Hospital Mater Dei. Quaisquer modificações do presente edital serão informadas previamente aos apresentadores e participantes do evento.

11.4 Questões extraordinárias não contempladas por este edital serão definidas e resolvidas pela Comissão Organizadora.

 

 

ANEXO I: Das regras para submissão e aprovação de trabalhos:

I.                    O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. O RESUMO EXPANDIDO deve estar salvo no formato Microsoft Word, contendo, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. A linguagem deve ser clara, gramaticalmente correta e na terceira pessoa do singular.

II.                  O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte ARIAL 10, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5. Os parágrafos não possuem recuo, têm espaçamento anterior de 0 pt. e, posterior, de 6 pt.

III.                As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

IV.                Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.

V.                  A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

VI.                O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em português, utilizando fonte ARIAL, VERSALETE 16, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras. Logo abaixo, o TÍTULO do trabalho em inglês, utilizando fonte ARIAL, VERSALETE 14, em negrito.

VII.              Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em fonte ARIAL corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobreescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser agrupados em um único índice.

VIII.            A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

IX.                Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

X.                  A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

XI.                A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.

XII.              A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

XIII.            As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito) e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar acima. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

XIV.            A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (além daqueles contidos nos Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.

XV.              Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

BELO HORIZONTE, 12 DE JULHO DE 2019.

XXII JORNADA ACADEMICA DE GINECOLOGIA, OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL.

 

 

CONTATO DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Júlia Bernardes (UNIBH) – (31) 98463-7761

Lauro Santos (UNIBH) – (38) 99174-3249

Alice Pastorini (UNIBH) – (31) 99757-9900

Bárbara Mattos (UNIFENAS) – (31) 98772-7882

 

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