EDITAL DE SELEÇÃO DE TEMA LIVRE E PÔSTER
XXII JORNADA ACADEMICA DE GINECOLOGIA, OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL
O Hospital Mater Dei e os
acadêmicos do Estágio Extracurricular de Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia
do Hospital Mater Dei convidam os acadêmicos e profissionais de Medicina para
envio de trabalhos para apresentação oral ou pôster na XXII JORNADA ACADEMICA DE
GINECOLOGIA, OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL, que será realizada nos dias 20 e 21 de setembro de 2019, sexta-feira, das
19:30 às 21:00h e sábado, das 8h às 13h no Auditório Norma Salvador, no
Hospital Mater Dei Unidade Contorno, Avenida do Contorno, 9000.
1.
DAS CONDIÇÕES GERAIS:
1.1 O evento tem como objetivo incentivar e promover o
intercâmbio científico entre os estudantes e profissionais de Medicina acerca de
cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia.
1.2 Os trabalhos submetidos fora das normas impostas pelo
presente edital sofrerão penalizações, como desconto nas notas atribuídas pelos
examinadores ou exclusão do trabalho do evento.
1.3 Os integrantes da comissão científica do evento não podem
enviar resumos.
1.4 O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade dos
autores. Para apresentação oral não poderão ser abordados os temas: “Novas tecnologias em obstetrícia”, “O assoalho
pélvico e os paradigmas atuais da prática obstetrícia”, “Mudanças
comportamentais e o papel da fisioterapia em Uroginecologia”, “Abordagem
cirúrgica dos cânceres ginecológicos”, “Propedêutica de colo uterino – análise
crítica dos protocolos atuais”, “Cirurgia robótica em Coloproctologia – onde
estamos”, “Gastroplastia robô – assistida”, “Análise crítica dos Protocolos de
screening – câncer da mama”.
1.5 O edital poderá sofrer alterações mediante divulgação em
mídias sociais.
2.
DOS PARTICIPANTES:
2.1 Poderão
participar todos os acadêmicos de Medicina e de outros cursos da área da saúde,
independente do período, devidamente matriculados em faculdades credenciadas
pelo MEC, assim como profissionais da área da saúde.
2.2 Os
acadêmicos interessados em participar como OUVINTES deverão se inscrever pelo formulário
disponível neste link https://www.even3.com.br/xxiijagocir2019. O período de
inscrição para ouvintes será do dia 12 de julho de 2019 ao 13 de setembro de
2019.
2.3 Os
acadêmicos interessados em participar como APRESENTADORES deverão se inscrever
pelo mesmo formulário, disponível neste link
https://www.even3.com.br/xxiijagocir2019. No entanto, deverão enviar o resumo
dos trabalhos entre os dias a 12 de julho de 2019 a 12 de agosto de 2019, para o e-mail da comissão organizadora,
para fins de avaliação, como será detalhado no item 3.
2.4 Em hipótese
alguma haverá devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do
evento.
3.
DAS
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS:
3.1 TODOS
os integrantes do trabalho deverão, obrigatoriamente, se inscrever na XXII JORNADA ACADEMICA DE
GINECOLOGIA, OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL. O trabalho aprovado
deverá ser apresentado pelo primeiro autor ou por um dos coautores.
3.1.1 Os autores
dos temas livres devem informar o nome completo do apresentador, do autor
principal, dos coautores, do orientador e da instituição de ensino, enviando a
para o e-mail xxiijagocir2019@gmail.com no momento da submissão do resumo.
3.1.2 Alterações
posteriores no texto do resumo, bem como alterações de nome do autor principal,
coautores, orientador e instituições relacionadas não serão realizadas após a
submissão do trabalho. As informações fornecidas são de inteira
responsabilidade dos integrantes do grupo.
3.1.3 O
descumprimento de qualquer item acima culminará em eliminação do processo
seletivo.
3.2 Os trabalhos deverão ser submetidos em
formato de resumo através do email xxiijagocir2019@gmail.com. Trabalhos
enviados em quaisquer outras plataformas não serão aceitos, estando
automaticamente excluídos da submissão.
3.2.1 Os trabalhos
deverão ser submetidos pelo autor principal, que deverá incluir o nome completo
e e-mail dos coautores no ato da submissão. O nome do autor principal deverá
ocupar o primeiro lugar na ordem informada.
3.2.2 O modelo de
formatação do resumo deverá ser adequado conforme o disposto em anexo (ANEXO I)
no final deste edital.
3.3 Os trabalhos
deverão ser inéditos, não tendo sido previamente publicados, mas poderão ter
sido apresentados em outros eventos nacionais e internacionais até o ano de
2019.
3.4 Não há limites
quanto a quantidade de resumos, de temas distintos, que serão aceitos para
avaliação pela Comissão Julgadora.
3.5 Os trabalhos
submetidos serão avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres quanto à
adequação às normas estabelecidas neste edital, cabendo a essa Comissão
Julgadora a definição da forma de aplicação do processo seletivo.
3.6 Não serão
aceitos quaisquer pedidos de revisões sobre as avaliações dos trabalhos científicos.
3.7 Poderão ser
submetidos trabalhos que abordem os temas de cirurgia geral, ginecologia e
obstetrícia, exceto os temas dispostos no item 1.4.
3.8 Serão
selecionados 23 trabalhos: 20 como tema livre na forma de pôster e 03 como tema
livre para apresentação oral.
3.9 A comissão se
reserva o direito de não selecionar o número de trabalhos disposto neste
edital, caso os resumos enviados não cumpram os requisitos de seleção e
qualidade.
3.10 Ao submeter os
trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que
regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos
Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais, nos
casos em que tal fato se aplica.
3.11 O e-mail
com resumo deverá apresentar no ASSUNTO: RESUMO PARA APRESENTAÇÃO ORAL E NOME DO APRESENTADOR. Em
caso de resumo para pôster, colocar RESUMO PARA EXPOSIÇÃO DE PÔSTER E NOME DO AUTOR.
3.12 É
permitida a inscrição nas duas modalidades de apresentação com o mesmo tema de
trabalho. Neste caso, os inscritos só poderão ser aprovados em uma modalidade.
4. DAS CATEGORIAS:
4.1 Serão aceitos
trabalhos nas seguintes categorias:
4.1.1 Experimental
(máximo QUATRO autores): apresentação de resultados de projetos de pesquisa
científica experimental.
4.1.2
Epidemiológico ou Observacional (máximo QUATRO autores): trabalhos originais e
inéditos, que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento epidemiológico.
4.1.3 Relato de
caso (máximo QUATRO autores): descrição de casos clínicos envolvendo situações
raras, nunca ou pouco descritas na literatura, assim como aquelas que incluam
formas inovadoras de diagnóstico e/ou tratamento.
4.1.4 Revisão de
literatura (máximo QUATRO autores): trabalhos de revisão crítica da literatura
científica sobre assunto específico de interesse médico.
4.2 Trabalhos
enviados que não se enquadram em nenhuma das categorias supracitadas serão,
automaticamente, excluídos do processo seletivo.
5. DO FORMATO DOS RESUMOS:
5.1 Todos os
trabalhos submetidos deverão seguir as normas quanto à formatação presentes em
anexo I, no final do edital.
6. DAS
AVALIAÇÕES:
6.1 Todos os resumos que estiverem de acordo
com este regulamento serão avaliados pela Comissão Julgadora de Temas Livres,
coordenada pela COMISSÃO CIENTÍFICA da XXIII Jornada Acadêmica de Ginecologia,
Obstetrícia e Cirurgia Geral, com base nos seguintes critérios: originalidade e
relevância; qualidade do delineamento/pacientes e métodos; clareza dos
resultados; adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos,
resultados e conclusões do resumo.
6.2 A Comissão
Julgadora reserva-se o direito de modificar a modalidade dos trabalhos
selecionados, caso julgue necessário e com o consentimento dos autores.
6.3 Critérios
eliminatórios:
6.3.1 Ação que impossibilite
a identificação do autor no resumo;
6.3.2 Ação que
impossibilite a identificação do autor no formulário de identificação;
6.3.3 Identificação
de plágio;
6.3.4 Ausência de
ética médica e desrespeito aos direitos humanos;
7. DO RESULTADO FINAL:
7.1 O resultado
final será divulgado nas redes sociais da XXII JAGOCIR até o dia 06 de setembro
de 2019.
8. DA APRESENTAÇÃO DE TEMA LIVRE – ORAL:
8.1 As apresentações
de tema livre devem ter duração máxima de 20 (vinte) minutos, acrescidos de 3
(três) minutos para perguntas da banca examinadora. Os horários de apresentação serão divulgados
no cronograma do evento.
8.2 Os autores
selecionados para apresentação oral de tema livre devem elaborar apresentação
em Power Point (compatível 97 - 2003). Os autores de temas livres selecionados
para apresentação oral deverão portar consigo Pen Drive com a apresentação;
além da submissão do resumo para a seleção e classificação, de acordo com as
regras em anexo (ANEXO I).
8.2.1 O título do
trabalho deve ser idêntico ao título utilizado para o resumo.
8.3 Todas as
apresentações aprovadas para apresentação oral de tema livre devem ser enviadas
à Comissão Organizadora através do e-mail xxiijagocir2019@gmail.com, até às 23
e 59 minutos (horário de Brasília, Distrito Federal, Brasil) do dia 18 de
setembro de 2019.
8.4 A Comissão
Organizadora não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos, como
problemas da apresentação ou da formatação, que ocorram no dia da apresentação.
8.5 Trabalhos não
apresentados no dia selecionado serão excluídos da Jornada e da publicação em
revista.
8.6 É
obrigatória a presença de todos os integrantes do grupo na hora de apresentação
oral e do pôster.
8.7 A presença
do orientador não é obrigatória.
8.8
As apresentações serão avaliadas por uma banca composta por professores e profissionais da área da
saúde, de acordo os seguintes critérios:
-
Apresentação pessoal (4 pontos)
-
Pontualidade e cumprimento do tempo estabelecido (4 pontos)
- Abordagem do
tema (6 pontos)
- Qualidade e
criatividade dos recursos utilizados na apresentação (4 pontos)
- Adequação às
normas da ABNT (2 pontos)
8.9
Cada membro da banca avaliadora avalia separadamente as apresentações. A nota
final será obtida pela média das notas dos avaliadores.
8.10 Para critério de
desempate, será utilizada a nota referente a “abordagem do tema”.
9. DA EXPOSIÇÃO DE TEMA LIVRE - PÔSTER:
9.1 A exposição dos pôsteres acontecerá no hall de entrada
do Auditório Norma Salvador, no Hospital Mater Dei
Unidade Contorno, Avenida do Contorno, 9000.
9.2 Não haverá apresentação oral dos pôsteres, apenas
exposição.
9.3 A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos
integrantes do trabalho. A versão final e impressa do pôster deve ser entregue
à Comissão Organizadora no dia 20 de setembro de 2019, das 12:00h às 18:00h;
para os organizadores da Jornada. Estes serão
devolvidos ao final da apresentação.
9.4 Os pôsteres deverão ser confeccionados do seguinte
modo:
9.4.1 Tamanho: 150 cm de altura X 90 cm de largura.
9.4.2 Título original conforme submetido no resumo, em
caixa alta, tamanho mínimo 48 e negrito.
9.4.3 Autores: autor principal, coautores, orientador,
segundo as normas de Vancouver na primeira linha; menção da instituição (nome
completo da instituição de vínculo dos autores) na segunda linha; e e-mail para
correspondência (e-mail do autor principal) na terceira linha.
9.4.4 Texto: letra de tamanho mínimo 32, Arial,
justificado; corpo dividido conforme categoria.
9.4.5 Imagens:
Incluir fontes e legendas autoexplicativas para figuras e tabelas.
9.4.6 Máximo de cinco palavras-chave.
9.4.7 As referências devem estar no final do corpo do
texto, em fonte reduzida, conforme as normas de Vancouver.
9.4.8 Todos os pôsteres devem possuir cordão de fixação
para exposição no local de apresentação.
9.5 A retirada dos pôsteres é de responsabilidade dos
integrantes do trabalho, sob orientação dos organizadores da XXII JAGOCIR.
Sendo que a Comissão Científica organizadora da XXII JAGOCIR não se
responsabiliza por danos ou extravios que venham a ocorrer com os pôsteres ou
outros materiais.
9.6 O grupo que não realizar a entrega do material no dia
e horário determinado será automaticamente desclassificado.
10. DOS CERTIFICADOS E PUBLICAÇÕES:
10.1 Será fornecido
1 (um) certificado a cada tema livre (pôster e apresentação oral) aprovado e
apresentado, que será disponibilizado pela XXII JAGOCIR.
10.2 Para o
recebimento do certificado de ouvinte da XXIII Jornada Acadêmica de
Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral do Hospital Mater Dei, os
participantes deverão ter, no mínimo, 75% de presença no evento.
10.3 Todos os
trabalhos aprovados serão publicados na Revista E-Scientia; ISSN: 1984-7688,
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
10.4 A apresentação dos temas livres ocorrerá
durante a XXIII Jornada Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral do
Hospital Mater Dei.
11. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:
11.1
A participação no evento implica na aceitação de todas as disposições do
presente edital.
11.2 As dúvidas em relação a qualquer item deste edital
serão respondidas via e-mail: xxiijagocir2019@gmail.com.
11.3 A Comissão Organizadora se resguarda o direito de
atuar em situação excepcional e de decidir, caso ocorra situação não prevista
nas disposições deste edital ou de realizar alterações no decorrer da XXIII
Jornada Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral do Hospital
Mater Dei. Quaisquer
modificações do presente edital serão informadas previamente aos apresentadores
e participantes do evento.
11.4
Questões extraordinárias não contempladas por este edital serão definidas e
resolvidas pela Comissão Organizadora.
ANEXO I: Das regras para submissão e aprovação de trabalhos:
I.
O texto dos originais deve ser organizado em Título,
Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e
Discussão, Conclusões e Referências. O RESUMO EXPANDIDO deve estar salvo no
formato Microsoft Word, contendo, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas,
incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. A linguagem deve ser clara,
gramaticalmente correta e na terceira pessoa do singular.
II.
O texto deverá ser formatado para um tamanho de
página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve
ser empregada fonte ARIAL 10, exceto no título, e justificado. O espaçamento
entre as linhas deverá ser 1,5. Os parágrafos não possuem recuo, têm espaçamento
anterior de 0 pt. e, posterior, de 6 pt.
III.
As citações de artigos (referências) no texto
devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas –
ABNT.
IV.
Citações de trabalhos extraídos de Resumos e
Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na
elaboração do resumo expandido.
V.
A nomenclatura científica deve ser citada
segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área.
Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
VI.
O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho
em português, utilizando fonte ARIAL, VERSALETE 16, em negrito, centralizado
com, no máximo, 20 palavras. Logo abaixo, o TÍTULO do trabalho em inglês,
utilizando fonte ARIAL, VERSALETE 14, em negrito.
VII.
Após duas linhas (espaços) do Título, devem
aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por ponto e vírgula, em
fonte ARIAL corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras
maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobreescrito para cada
instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar o endereço
institucional (centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa)
e o eletrônico (e-mail). Os autores de uma mesma instituição devem ser
agrupados em um único índice.
VIII.
A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas
e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a
justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho.
Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter
referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
IX.
Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão
“Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três
e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho,
separadas por “ponto e vírgula”.
X.
A seção Introdução deve ser breve e conter, no
máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara,
utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os
objetivos do trabalho realizado.
XI.
A seção Metodologia deve ser concisa, mas
suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os
procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo
e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil)
palavras.
XII.
A seção Resultados e Discussão deve conter os
dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de
Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada
com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância,
vantagens e possíveis limitações.
XIII.
As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos,
desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa
reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis
correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos.
Nas Tabelas (sem negrito) e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar
acima. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de
Figuras e Tabelas.
XIV.
A seção Conclusões deve ser elaborada com o
verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais
(além daqueles contidos nos Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e
resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
XV.
Na seção Referências devem ser listados apenas
os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo
primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos
dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência
deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas –
ABNT.
BELO HORIZONTE, 12 DE JULHO DE 2019.
XXII JORNADA ACADEMICA DE GINECOLOGIA,
OBSTETRICIA E CIRURGIA GERAL.
CONTATO DA COMISSÃO ORGANIZADORA
Júlia Bernardes (UNIBH) – (31) 98463-7761
Lauro Santos (UNIBH) – (38) 99174-3249
Alice Pastorini (UNIBH) – (31) 99757-9900
Bárbara Mattos (UNIFENAS) – (31) 98772-7882