E o ENEQ veio 'voando pro Pará'! No segundo semestre de 2024 temos um
encontro marcado para a realização do XXII ENEQ, que será em Belém, no campus
da Universidade Federal do Pará (UFPA), às margens do rio Guamá. O tema do XXII ENEQ, O Ensino de Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e
propostas para o contexto brasileiro, emergiu da necessidade de posicionamento e debate da comunidade de ensino de Química acerca do cenário atual de defesa e resgate de direitos na esfera social e ambiental e no
campo de lutas em prol da educação pública.
A vinda do ENEQ para Belém do Pará é histórica para o evento e para a região, pois representa possibilidade de mobilização da comunidade de ensino de Química do Norte e interação com pesquisadoras e pesquisadores de outros Estados do Brasil. Como parte da programação do XXII ENEQ no Estado do Pará, irá ocorrer a primeira edição do Encontro Regional de Ensino de Química/Norte-EREQUI/NORTE.
No XXII ENEQ acontecerá também a 8ª edição da Mostra de Materiais Didáticos de Química (VIII MOMADIQ). A primeira edição da MOMADIQ ocorreu em 2008, no XIV ENEQ, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A MOMADIQ é um espaço em que professoras e professores da Educação Básica, integrantes de grupos de pesquisa da área de ensino de Química/Ciências, licenciandos/as e pós˗ graduandas/os podem socializar materiais didáticos produzidos em seus contextos de atuação.
O Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é o maior e mais importante evento da área, que teve sua primeira edição em 1982, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Por muitos anos o ENEQ teve o apoio da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e a partir da sua vigésima edição, passou a ser promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ).
O Encontro Nacional de
Ensino de Química é realizado a cada dois anos, permitindo o encontro da
comunidade de pesquisadoras e pesquisadores da área no Brasil. A primeira edição foi realizada no ano de 1982, na Faculdade de
Educação da Unicamp, coordenada pelas professoras Roseli Pacheco Schnetzler e
Maria Eunice Ribeiro Marcondes. Em suas 21 edições, essa será a segunda
vez que o evento vem para região Norte e a primeira no estado do Pará, já tendo passado por:
I ENEQ: UNICAMP – Campinas (1982)
II ENEQ: USP – São Paulo (1984)
III ENEQ: UFPR – Paraná (1986)
IV ENEQ: USP – São Paulo (1988)
V ENEQ: UFRGS – Porto Alegre (1990)
VI ENEQ: USP – São Paulo (1992)
VII ENEQ: UFMG – Belo Horizonte (1994)
VIII ENEQ: UFMS – Campo Grande (1996)
IX ENEQ: UFSE – Aracaju (1998)
X ENEQ: PUCRS – Porto Alegre (2000)
XI ENEQ: UFRPE - Recife (2002)
XII ENEQ: UFG - Goiânia (2004)
XIII ENEQ: UNICAMP - Campinas (2006)
XIV ENEQ: UFPR – Curitiba (2008)
XV ENEQ: UnB – Brasília (2010)
XVI ENEQ: UFBA – Salvador (2012)
XVII ENEQ: UFOP – Ouro Preto (2014)
XVIII ENEQ: UFSC – Florianópolis (2016)
XIX ENEQ: UFAC – Rio Branco (2018)
XX ENEQ: UFRPE/UFPE – Recife / formato remoto (2020)
XXI ENEQ: UFU – Uberlândia (2023)
Venha fazer parte dessa história!
Submissão de atividades
A exemplo das edições anteriores, no ENEQ Pará serão recebidas propostas de atividades para composição da programação oficial do evento. Para o XXII ENEQ serão recebidas propostas de minicursos e temas de debate. As submissões deverão ser realizadas por meio de formulário próprio, no período de 15/01/2024 a 23/02/2024. Propostas de temas de debate serão recebidas, em período adicional até 07/03/2024. Até o presente momento não temos garantia de recursos para diárias e/ou passagens de ministrantes.
- Os minicursos, de até 4 horas de duração e até 2 ministrantes cada , poderão ser ministrados por discentes de graduação e pós-graduação, docentes de instituições de ensino superior e da educação básica. Os minicursos devem, preferencialmente, estar alinhados ao tema do evento e às suas linhas temáticas. Cada proposta deve conter os seguintes elementos: título, ementa (máx. 400 palavras), objetivo(s), público-alvo, número de vagas (máx. 35), material e/ou recurso audiovisual (sujeito a disponibilidade), metodologia e referências.
- Os Temas de debate são atividades nas quais duas pesquisadoras/pesquisadores apresentam questões relevantes para a discussão coletiva de temática sobre o ensino de Química e, preferencialmente, em diálogo, com o tema do XXII ENEQ. As propostas podem ser submetidas por docentes de instituições de ensino superior e de educação básica e deverão conter os seguintes elementos: título, ementa, objetivo(s) e referências. Os proponentes deverão, obrigatoriamente, ser de regiões diferentes do país.
Formulário 1: Proposta de minicurso
Formulário 2: Proposta de Temas de Debate
IMPORTANTE: Os formulários estarão disponíveis para preenchimento no período de 15/01/2024 a 23/02/2024.
ATENÇÃO: O formulário para submissão de propostas de temas de debate irá aceitar respostas em um período adicional: 29/02/2024 a 07/03/2024.
Universidade Federal do Pará
A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criada em 02 de julho de
1957 e apresenta, atualmente, população de mais de 50 mil alunos de graduação, pós-graduação e educação básica, técnica e tecnológica. Abriga a Escola de Aplicação, a Escola de Música e a Escola de Teatro e Dança, além de 2 Hospitais Universitários, 1 hospital veterinário, clínicas e laboratórios diversos, 1 Teatro, 1 Museu, 1 Galeria de Arte e serviços de atendimento à comunidade.
A UFPA conta com um quadro de servidoras e
servidores de 2.997 docentes e 2.458 técnicos e oferece 154 cursos de
graduação (presenciais ou a distância), em 82 municípios paraenses. Em 12 desses municípios possui instalações de campi. A pós-graduação stricto sensu, atualmente reúne 55 cursos de doutorado e 100 cursos de mestrado.
Foto: Reprodução/UFPA
Foto: Reprodução/UFPA
Presidência da Comissão
Wilton Rabelo Pessoa - (UFPA)
Janes Kened Rodrigues dos Santos - (UFPA)
Membros
Jesus de Nazaré Cardoso Brabo - (UFPA)
Andrela Garibaldi Loureiro Parente (UFPA)
Emilay Thamiely Tavares de Sena - (UFPA)
Lêda Valéria Alves da Silva (SEMEC/Belém)
Ricardo Morais de Miranda - (IFPA)
Luely Oliveira da Silva - (UEPA)
João Batista Mendes Nunes - (UFPA)