XXII Encontro Nacional de Ensino de Química

XXII Encontro Nacional de Ensino de Química

presencial Universidade Federal do Pará - Belém - Pará - Brasil

Sobre o evento

E o ENEQ veio 'voando pro Pará'! No segundo semestre de 2024 temos um encontro marcado para a realização do XXII ENEQ, que será em Belém, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), às margens do rio Guamá. O tema do XXII ENEQ, O Ensino de Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o contexto brasileiro, emergiu da necessidade de posicionamento e debate da comunidade de ensino de Química acerca do cenário atual de defesa e resgate de direitos na esfera social e ambiental e no campo de lutas em prol da educação pública.

A vinda do ENEQ para Belém do Pará é histórica para o evento e para a região, pois representa possibilidade de mobilização da comunidade de ensino de Química do Norte e interação com pesquisadoras e pesquisadores de outros Estados do Brasil. Como parte da programação do XXII ENEQ no Estado do Pará, irá ocorrer a primeira edição do Encontro Regional de Ensino de Química/Norte-EREQUI/NORTE.

No XXII ENEQ acontecerá também a 8ª edição da Mostra de Materiais Didáticos de Química (VIII MOMADIQ). A primeira edição da MOMADIQ ocorreu em 2008, no XIV ENEQ, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A MOMADIQ é um espaço em que professoras e professores da Educação Básica, integrantes de grupos de pesquisa da área de ensino de Química/Ciências, licenciandos/as e pós˗ graduandas/os podem socializar materiais didáticos produzidos em seus contextos de atuação.

Histórico

Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é o maior e mais importante evento da área, que teve sua primeira edição em 1982, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Por muitos anos o ENEQ teve o apoio da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e a partir da sua vigésima edição, passou a ser promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ). 

O Encontro Nacional de Ensino de Química é realizado a cada dois anos, permitindo o encontro da comunidade de pesquisadoras e pesquisadores da área no Brasil. A primeira edição foi realizada no ano de 1982, na Faculdade de Educação da Unicamp, coordenada pelas professoras Roseli Pacheco Schnetzler e Maria Eunice Ribeiro Marcondes. Em suas 21 edições, essa será a segunda vez que o evento vem para região Norte e a primeira no estado do Pará, já tendo passado por:

I ENEQ: UNICAMP – Campinas (1982)

II ENEQ: USP – São Paulo (1984)

III ENEQ: UFPR – Paraná (1986)

IV ENEQ: USP – São Paulo (1988)

V ENEQ: UFRGS – Porto Alegre (1990)

VI ENEQ: USP – São Paulo (1992)

VII ENEQ: UFMG – Belo Horizonte (1994)

VIII ENEQ: UFMS – Campo Grande (1996)

IX ENEQ: UFSE – Aracaju (1998)

X ENEQ: PUCRS – Porto Alegre (2000)

XI ENEQ: UFRPE - Recife (2002)

XII ENEQ: UFG - Goiânia (2004)

XIII ENEQ: UNICAMP - Campinas (2006)

XIV ENEQ: UFPR – Curitiba (2008)

XV ENEQ: UnB – Brasília (2010)

XVI ENEQ: UFBA – Salvador (2012)

XVII ENEQ: UFOP – Ouro Preto (2014)

XVIII ENEQ: UFSC – Florianópolis (2016)

XIX ENEQ: UFAC – Rio Branco (2018)

XX ENEQ: UFRPE/UFPE – Recife / formato remoto (2020)

XXI ENEQ: UFU – Uberlândia (2023)

Venha fazer parte dessa história!

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissão de Trabalhos

Cada pessoa poderá realizar até duas submissões como autora/autor principal. Não há limitação para coautoria. ATENÇÃO: Não será necessária inscrição no evento no momento de submissão de trabalhos. Isso porque o sistema da even3 exige o pagamento para finalizar a inscrição. Após a divulgação do resultado da avaliação, é obrigatória a inscrição da autora/autor principal. Na impossibilidade dessa pessoa apresentar o trabalho, a coautora/coautor que for apresentar, deve se inscrever também, para que o trabalho seja publicado nos anais do evento. Além disso, todas e todos que estiverem em autoria/coautoria nos textos e forem participar presencialmente do evento, devem realizar a inscrição. As modalidades no XXII ENEQ são: Relato de Pesquisa, Relato de Experiência Docente e Produção de Material Didático. Os formatos de trabalho são: i) resumo simples, para submissão de Relato de Pesquisa e Relato de Experiência Docente; ii) trabalho completo, para submissão de Relato de Pesquisa e Relato de Experiência Docente e iii) resumo expandido MOMADIQ, para submissão na modalidade produção de material didático. Os trabalhos devem ser elaborados de acordo com as regras de avaliação e templates correspondentes, além da vinculação a uma das áreas temáticas do evento. Cada trabalho poderá ter autoria/coautoria de até 8 (oito) pessoas. ATENÇÃO!!! Não deixem de consultar as regras de avaliação de trabalhos, que trazem elementos orientadores para escrita dos textos.

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Apresentação de trabalhos e regras para avaliação

Clique aqui para acessar as regras para avaliação de trabalhos

Submissão de atividades

A exemplo das edições anteriores, no ENEQ Pará serão recebidas propostas de atividades para composição da programação oficial do evento. Para o XXII ENEQ serão recebidas propostas de minicursos e temas de debate. As submissões deverão ser realizadas por meio de formulário próprio, no período de 15/01/2024 a 23/02/2024. Propostas de temas de debate serão recebidas, em período adicional até 07/03/2024. Até o presente momento não temos garantia de recursos para diárias e/ou passagens de ministrantes.


  • Os minicursos, de até 4 horas de duração e até 2 ministrantes cada , poderão ser ministrados por discentes de graduação e pós-graduação, docentes de instituições de ensino superior e da educação básica. Os minicursos devem, preferencialmente, estar alinhados ao tema do evento e às suas linhas temáticas. Cada proposta deve conter os seguintes elementos: título, ementa (máx. 400 palavras), objetivo(s), público-alvo, número de vagas (máx. 35), material e/ou recurso audiovisual (sujeito a disponibilidade), metodologia e referências.

  • Os Temas de debate são atividades nas quais duas pesquisadoras/pesquisadores  apresentam questões relevantes para a discussão coletiva de temática sobre o ensino de Química e, preferencialmente, em diálogo, com o tema do XXII ENEQ. As propostas podem ser submetidas por docentes de instituições de ensino superior e de educação básica e deverão conter os seguintes elementos: título, ementa, objetivo(s) e referências. Os proponentes deverão, obrigatoriamente, ser de regiões diferentes do país.

Formulário 1: Proposta de minicurso


     Formulário 2: Proposta de Temas de Debate


IMPORTANTE: Os formulários estarão disponíveis para preenchimento no período de 15/01/2024 a 23/02/2024. 

ATENÇÃO: O formulário para submissão de propostas de temas de debate irá aceitar respostas em um período adicional: 29/02/2024 a 07/03/2024.

Universidade Federal do Pará

A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi criada em 02 de julho de 1957 e apresenta, atualmente, população de mais de 50 mil alunos de graduação, pós-graduação e educação básica, técnica e tecnológica. Abriga a Escola de Aplicação, a Escola de Música e a Escola de Teatro e Dança, além de 2 Hospitais Universitários, 1 hospital veterinário, clínicas e laboratórios diversos, 1 Teatro, 1 Museu, 1 Galeria de Arte e serviços de atendimento à comunidade. 

A UFPA conta com um quadro de servidoras e servidores de 2.997 docentes e 2.458 técnicos e oferece 154 cursos de graduação (presenciais ou a distância), em 82 municípios paraenses. Em 12 desses municípios possui instalações de campi. A pós-graduação stricto sensu, atualmente reúne 55 cursos de doutorado e 100 cursos de mestrado. 

    Foto: Reprodução/UFPA


    Foto: Reprodução/UFPA



Comissão Organizadora

Presidência da Comissão

Wilton Rabelo Pessoa - (UFPA)

Janes Kened Rodrigues dos Santos - (UFPA)

Membros

Jesus de Nazaré Cardoso Brabo - (UFPA)

Andrela Garibaldi Loureiro Parente (UFPA)

Emilay Thamiely Tavares de Sena - (UFPA)

Lêda Valéria Alves da Silva (SEMEC/Belém)

Ricardo Morais de Miranda - (IFPA)

Luely Oliveira da Silva - (UEPA)

João Batista Mendes Nunes - (UFPA)


Centro de Eventos da Universidade Federal do Pará - Belém / PA

R. Augusto Corrêa, 01 - Guamá, Belém - PA, 66075-110

Promoção

Realização


Fomento


Apoio


Redes Sociais


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}