O
Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) é o maior e mais importante
evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ). O ENEQ
é um evento bienal organizado pela comunidade de educadores químicos do Brasil.
O
Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) teve sua primeira edição
realizada no ano de 1982, na Faculdade de Educação da Unicamp, sendo coordenado
pelas professoras Roseli Pacheco Schnetzler e Maria Eunice Ribeiro Marcondes.
Esse Evento conta, hoje, com vinte edições, sendo a última realizada em 2021 pela
primeira vez de forma virtual a partir da cidade do Recife, Pernambuco, devido
à situação da pandemia de COVID-19, com a participação ativas de professores e
futuros professores de todo o país.
Desde
a realização da primeira edição, o ENEQ tem reunido docentes universitários, da
educação básica e de cursos técnicos, estudantes da educação básica, da
graduação e da pós-graduação para discutir temáticas que abordam questões sobre
os avanços e as limitações da Educação Química no Brasil, bem como a formação
de professores. A cada dois anos o Evento tem estimulado a divulgação de
pesquisas e possibilitado discussões e trocas de experiências entre docentes e
estudantes da área de Educação Química, assim como o fortalecimento da formação
inicial e continuada de professores.
A vigésima primeira edição do ENEQ é uma organização conjunta entre as Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Uberaba (UFTM) e os Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Instituto Federal Goiano (IFGoiano), a ser realizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no campus da Santa Mônica (UFU). O XXI Encontro Nacional de Ensino de Química ocorrerá em Uberlândia (MG), no ano de 2022, com o tema Democratização do Ensino de Química: (des)caminhos das políticas públicas brasileiras.
A temática do evento vai ao encontro das discussões sobre o movimento das políticas públicas brasileiras nos últimos anos, sobretudo, em tempos da necessária emergência da ciência para o enfrentamento ao obscurantismo e o negacionismo. Deste modo, o processo educativo desenvolvido em todos os componentes curriculares da educação básica é um elemento fundamental para a manutenção do estado democrático de direitos, garantido pela Constituição Federal de 1988.
O ensino de Química, nesta vertente, ocupa um importante papel na educação básica ao abrir possibilidades de reflexão sobre o mundo que vem sendo modificado científica e tecnologicamente. Assim, a reflexão sobre o ensino de química praticado nas escolas, o acesso da população escolar ao conhecimento científico e tecnológico, a formação de professores, o investimento nas políticas públicas de valorização do magistério, o reconhecimento da ciência como fundamental ao enfrentamento da crise colocada na sociedade brasileira são formas importantes para a superação dos problemas que assolam os direitos conquistados e os que são necessários se conquistar.